Dicas para emagrecer: 50 ideias para diminuir as calorias da sua dieta

Por , em 18.12.2009
dicas para emagrecer

Se você está procurando dicas para emagrecer, você está no lugar certo!

Com a aproximação das festas de fim de ano, é comum que quase todo mundo resolva deixar a dieta de lado, mas não se preocupe com isso. Para voltar ao ritmo de perda de peso e de controle da sua ingestão de comida, nós trazemos uma lista com 50 dicas simples para diminuir sua quantidade de calorias ingeridas diariamente. De acordo com estudos, uma diminuição de calorias por dia pode levar a uma perda de até um quilo por semana em uma mulher com cerca de 70 quilos.

Vamos ao que interessa?

50 simples dicas para emagrecer

1. Mexa seu corpo: dançar durante duas horas queima 500 calorias. Se você não for muito adepto à dança, um pouco de Guitar Hero pode ajudar a queimar umas calorias extra, mas não tantas!

2. Durma bem: um corpo que não descansou suficientemente pode fazer com que você coma mais, de acordo com uma pesquisa recentemente realizada na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos. De acordo com o estudo, pessoas que têm o costume de dormir por pouco mais de cinco horas comem mais durante o dia. Dormindo mais, você pode economizar até 1087 calorias.

3. Não coma em frente à TV: segundo uma pesquisa da Universidade de Massachusetts (EUA), isso pode fazer com que você coma até 288 calorias a mais do que o normal. A distração causada pela televisão pode fazer com que você coma mais. Além de acabar com este hábito ruim, você pode substituir uma hora em frente à telinha para dar uma caminhada. Combinadas, as duas atividades diminuem 500 calorias da sua dieta.

» Dieta da Banana Matutina enlouquece japoneses

4. Conheça bem o seu estômago: essa é uma das principais dicas para emagrecer que podemos dar a alguém. E é muito fácil de colocar em prática: preste atenção a quando você se sente satisfeito, e pare de comer no momento certo. Escutando as dicas dadas pelo seu corpo, em vez de ver se o prato está limpo, você pode poupar até 500 calorias diariamente.

5. Coma com poucos convidados: de acordo com Brian Wansink, autor do livro “Mindless Eating” (“Comendo sem pensar” em tradução livre), fazer uma refeição com mais de sete pessoas à mesa faz com que as pessoas aumentem a ingestão de comida em até 96%. Quando possível, poupe-se das distrações de uma turma grande e economize calorias.

6. Aprenda truques simples para ficar satisfeito comendo menos: de manhã, você pode comer dois ovos cozidos, o que aumenta a sensação de saciedade e pode diminuir a sua ingestão durante o dia em até 416 calorias. Antes do almoço e do jantar, coma um pouco de uma sopa magra, o que faz com que você coma até 134 calorias a menos em cada refeição.

7. Coma poucos molhos para saladas: todo mundo sabe a importância das saladas para uma alimentação saudável e mais leve, mas normalmente, para deixar a salada mais gostosa, as pessoas colocam molhos gordurosos por cima. Queijos e molhos pesados podem fazer com que uma salada fique mais calórica que um pedaço de lasanha ou uma porção de macarrão. É possível economizar até 500 calorias temperando a sua salada com vegetais saborosos com poucas calorias, como pimentões, cogumelos ou azeitonas, e utilizando menos molhos prontos gordurosos.

8. Não limpe seu prato: deixe 25% da sua comida no prato em todas as refeições. De acordo com o especialista James Hill, este passo ajuda a diminuir as calorias e acostumar o corpo a comer menos. Aprenda aqui a fazer isso com maestria.

9. Use pratos menores: este passo tem um efeito semelhante à dica 8. Usar pratos menores faz com que as pessoas comam até 25% menos nas refeições. Pesquisas também apontam que o efeito psicológico da mudança afeta menos que o físico, já que as pessoas continuam se sentindo saciadas, mesmo com menos comida.

10. Sirva-se longe da mesa: refeições familiares cheias de panelas e recipientes com comida na mesa convidam a pessoa a repetir o prato. Assim, é possível economizar centenas de calorias simplesmente servindo o prato longe da mesa.

11. Faça trocas magras: em vez de utilizar creme de leite na sua receita favorita de doce, substitua o ingrediente por iogurte light. Fazendo esta troca com uma xícara dos ingredientes, é possível economizar até 684 calorias.

12. Um mini, por favor: Quando possível, peça versões mini de sobremesas, por exemplo. Assim, você pode acabar a sua refeição com um toque doce, mas sem exagerar nas calorias.

13. Filme com pipoca, mas sem manteiga: sabe aquela pipoca tamanho família cheia de manteiga do cinema? Ela pode ter, sozinha, mais de mil  calorias, então é melhor maneirar na quantidade e nos ingredientes. Com uma pipoca normal, sem manteiga ou com teor reduzido de gorduras, é possível economizar até 700 calorias no lanchinho.

14. Conte os salgadinhos: se o seu plano é reduzir calorias, não caia na besteira de comer salgadinhos direto do pacote. Isso dá aquele desejo inevitável de comer o salgadinho até o fim do pacote. Em vez disso, coloque uma pequena porção dos salgadinhos em outro recipiente, e sirva-se apenas daquela porção individual.

15. Fique longe das nozes: principalmente se elas ficarem em uma bandeja grande. De acordo com uma pesquisa feita na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, quanto maior a bacia em que o aperitivo é servido, mais as pessoas comem. As nozes têm gorduras que fazem bem ao coração, mas 30 gramas do alimento têm 175 calorias. Se não quiser ter que resistir às oleaginosas, coma pistache: dois punhados do alimento têm apenas 159 calorias, e descascar o pistache diminui a velocidade com que você come o lanche.

16. Sem chantilly: bebidas à base de café podem chegar a ter mais de 600 calorias com a adição de chantilly. Se o seu desejo pelo toque doce for mais forte, tome uma dose de café espresso com a cobertura. Assim, você economiza calorias e ainda assim tem o seu café com um toque especial.

17. Largue o vício em refrigerantes: uma latinha de refrigerantes pode ter quase 200 calorias. Substituindo a bebida por água, por exemplo, é possível economizar muitas calorias, além de ser um hábito mais saudável. Em último caso troque o seu refrigerante açucarado para as versões sem açúcar.

18. Bebidas sem açúcar: essa é figurinha carimbada em todas as listas de dicas para emagrecer. Chás, cafés e sucos podem ser bebidos sem a adição de açúcar, ou ao menos com quantidades menores que a usual. No começo a mudança pode parecer estranha, mas o sabor das bebidas é realçado pela falta de adição de açúcar, então é possível que logo você se acostume ao gosto diferente, além de economizar muitas calorias.

19. Deixe seus drinks mais magros: nas saídas à noite, a adição de licores, caldas e cremes às bebidas pode causar estragos enormes na contagem de calorias. Prefira bebidas que levem sucos, água tônica, e ingredientes cítricos, menos calóricos. Se quiser sua bebida pura, destilados com gelo são uma boa pedida.

20. Coma menos macarrão: uma xícara de macarrão tem, em média, apenas 220 calorias. Entretanto, uma pesquisa feita pela Universidade de Nova York mostra que as porções médias de restaurantes são até cinco vezes maiores que esta quantidade. Mesmo consumindo duas xícaras da massa, com algum molho leve, você pode economizar calorias comendo menos.

21. Vá tricotar: uma tarde tricotando queima 500 calorias. Fácil assim, sentado no seu canto.

22. Limpe a casa: dar aquela geral na sua casa durante duas horas e meia queima 510 calorias.

23. Conte as porções: pode até ser que um prato do restaurante diga que tem 300 calorias por porção, mas o prato inteiro pode ter mais porções. Divida o prato com amigos e compartilhe as calorias.

24. Tenha cuidado com a armadilha da comida saudável: pedir um prato considerado saudável em um restaurante faz com que as pessoas achem que ele tem até 35% menos calorias do que tem na realidade, de acordo com um estudo da Universidade de Cornell. Além disso, o estudo mostra que a escolha mais saudável, mas não mais magra, leva às pessoas a pedirem mais bebidas, acompanhamentos e sobremesas para acompanhar a refeição.

25. Diminua as calorias na comida mexicana: se você não resiste a uma comida típica mexicana, é possível ao menos reduzir as calorias do seu burrito, por exemplo: em vez de pedir uma tortilla de farinha, peça uma folha de alface para embrulhar a comida. Substitua o queijo por guacamole, e em vez de comer sour cream, coma pico de gallo, um molho de tomate apimentado bem mais leve!

» Tesofensina: Remédio para emagrecer dobra a perda de peso dos outros remédios

26. Pense pequeno com o sorvete: mesmo se você cair na tentação de comer o seu sorvete preferido, e mesmo que ele seja bem calórico, é possível reduzir os danos pedindo uma menor quantidade ou só uma bola de sorvete.

27. Pense magro com a pizza: ninguém precisa parar de comer pizza para perder peso. Mas você também não precisa comer os sabores doces ou cheios de gorduras e queijos. Peça uma pizza com vegetais em vez de uma de calabresa ou quatro queijos, por exemplo, e a refeição pode ficar até 500 calorias mais leve.

28. Cuidado com os óleos invisíveis: mesmo sem pedir uma fritura, a sua comida pode vir carregada com gordura. Para evitar isso, peça que ela seja cozida em caldos em vez de óleo, e peça entradas cozidas no vapor ou cozidas em água. Deixar de colocar azeite no alimento na finalização também pode evitar 40 calorias por colher de chá do produto.

29. Espaguete com carnes magras: em vez de pedir um macarrão com lingüiça, peça com carne moída magra. Assim, dá pra economizar até 560 calorias sem perder em sabor. Porém, se você não fizer questão de pedir o prato com carne, um ravióli com cogumelos ou uma massa com molho vermelho são opções ainda mais magras e igualmente saborosas!

30. Evite as bebidas de lanche: tomar umachocolatado para substituir o café da manhã pode adicionar mais de 600 calorias ao seu cardápio. A bebida pode até parecer saudável, e é realmente melhor que um milk shake, por exemplo, mas é muito calórica e cheia de açúcares. Tente substituir os lanchinhos por vitaminas de frutas naturais com leite desnatado e um pouquinho de mel, por exemplo.

31. Ajude na mudança de um amigo: se você estava procurando uma boa desculpa para fugir da obrigação de ajudar na mudança de um amigo, saiba que este exercício pode queimar até 600 calorias em apenas uma hora. Além de ajudar um amigo necessitado, é claro!

32. Limpe o quintal: se você mora em uma casa, aproveite para varrer as folhas do jardim, isso pode queimar até 500 calorias por hora.

33. Patinação no gelo: praticar esta deliciosa atividade por uma hora queima mais de 500 calorias. E não diga que não tem neve no Brasil, quadra de gelo artificial é o que não falta nos grandes centros!

34. Bata os pés: sabe aquele seu amigo ansioso e magrelo? Ficar batendo os pés ou andando pelo lugar enquanto fala ao telefone pode ajudar a queimar 350 calorias por dia. É só não ficar parado.

35. Seja o anfitrião: ir às compras, passar duas horas cozinhando, preparando a mesa e servindo uma deliciosa refeição de natal, por exemplo, queima 640 calorias. Considerando que uma taça de champanhe tem cerca de 100 calorias, pode relaxar e curtir a sua refeição e a bebida tranqüilamente.

36. Vá ver vitrines: não importa se você compra algo ou não, uma tarde caminhando e vendo vitrines pode ajudá-lo a queimar até 550 calorias.

37. Aproveite a piscina: agora que o calor chegou, aproveite para queimar 500 calorias caminhando lentamente na piscina.

38. Saia com os pequenos: uma tarde com os filhos (ou sobrinhos, netos…) pode queimar cerca de 523 calorias, caminhando entre o zoológico, museu ou parque de diversões.

39. Vá ao parque de diversões: desta vez a dica é para você, não para as crianças. Só de andar pelo local e esperar em filas, é possível queimar 612 calorias em três horas. Já que um algodão-doce tem apenas 105 calorias, pode se render ao desejo sem culpa!

40. Jogue futebol ou basquete: aproveite para se divertir com os esportes e livre-se de 500 calorias em apenas uma hora.

41. Siga para o morro mais próximo: uma subida íngreme pode ser divertido e ajudar a queimar mais de 500 calorias em apenas uma hora e cinco minutos.

42. Corrida: uma hora do exercício queima 544 calorias. Essa faz parte da série de dicas para emagrecer, mas é uma excelente ideia para quem quer um estilo de vida mais saudável, de uma maneira geral.

43. Dê uma geral na garagem: organizar as caixas de tralhas da garagem ou daquele quarto que não é organizado há anos podem ajudar a queimar 510 calorias em uma hora, além de melhorar a limpeza e arrumação da sua casa.

44. Lave as calçadas: limpar as calçadas da casa pode ser uma boa opção para os dias quentes de verão, além de ajudar a mandar embora muitas calorias. e a sujeira.

45. Kickbox: esta luta queima 510 calorias em uma aula de 45 minutos, um dos jeitos mais rápidos da nossa lista para perder todas essas calorias!

» Dieta das proteínas (dieta Atkins) é a melhor

46.Pegue as escadas: ao invés de pegar o elevador, que tal subir as escadas? Em locais onde há escadas rolantes você não precisa ficar parado até chegar ao topo, use as pernas!

47. Faça exercícios em casa: DVDs de aeróbica podem ajudar a queimar calorias sem sair de casa. No Youtube tem muitos vídeos de acesso gratuito. Fazer 20 minutos de yoga completa a queima de 500 calorias.

48. Corra: para aqueles com um condicionamento físico mais forte, correr dez quilômetros queima mais de 680 calorias.

49. Caminhe: Para os mais sedentários, uma caminhada ou corrida leve ainda ajudam a diminuir os ponteiros da balança. Uma hora e 15 minutos de caminhada queimam pouco mais de 500 calorias.

50. Monte e decore a árvore de natal: para compensar pelos excessos de fim de ano, encontre (na sua garagem, lá do item 43) as caixas de decoração, monte sua própria árvore e arrume a decoração. Procurar pela árvore perfeita também pode levar um tempo, se você não tiver uma em casa.

[Fonte: MSNBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 2,00 de 5)

18 comentários

  • Marcos Barboza:

    malditos estagiários

    8. Não limpe seu prato: deixe 25% da sua comida no prato em todas as refeições.

  • 25 maneiras fáceis e rápidas de ficar mais saudável:

    […] Adicione pistache picado em sua torrada para ganhar fitoesteróis, que baixam o colesterol. […]

  • Como parar com as manias nervosas:

    […] colesterol alto e hipertensão. Para se controlar nos lanchinhos fora de horário você pode seguir estas 50 simples dicas e ter força de vontade para fechar a […]

  • POLETS:

    se vocês realmente só estão preocupados com o ítem 8, que PODE SER ADAPTADO POR NÃO COLOCAR ESSES 25% DE COMIDA AO PRATO, é porque vocês realmente não irão seguir nenhum dos outros 49 passos…por favor, ficar debatendo esse tipo de co0isa não leva à nada…coloque comentários úteis, ou vá assistir novelas!!!

    DICA: 1) NÃO tenha muitos amigos gordos, você vai se sentir muito à vontade em comer perto deles…]2) use algumas peças mais justas de camisetas na hora da refeição na sua casa, assim a consciência vai pesar mais por se sentir menos à vontade…
    3) há muitas opções de salgadinhos com menos calorias, bolachas…tente substituir..inclusive o requeijão por pasta de ricota com uma pitada de sal…

  • Elizabeth:

    Tudo isso para perder só 1 kg por semana??? Putz! depois de todo esse esforço tinha de perder 1 kg por dia… rsrsrs

  • Orlando:

    57. Coma antes com os olhos, apreciando a comida e imaginando a saciedade.

    58. Coma pausadamente e bem devagar, apreciando a comida e seu sabor.

    59. Tire a bunda da cadeira.

  • Orlando:

    51. Venda o carro e compre uma bike.

    52. Compre tenis novos, shorts e camisetas.

    53. Coloque um cadeado na geladeira.

    54. More mais longe do serviço.

    55. Filie-se urgentemente a uma academia de ginastica.

    56. Meia hora antes de almoçar ou jantar coma frutas ou comidas de baixa caloria. Beber muita agua ajuda tambem.

    57. Tenha muitos amigos gordos e gordas.

  • Crazy:

    Assim como todos concordo com o Thiago…Pra que deixar 25% no prato se simplesmente nem precisa colocar.Affz

    To loco meu!

  • Paulão:

    Fazer sexo queima quantas calorias?
    E praticar o Kama Sutra?

    • Tiago Soares:

      Cerca de 250Kcal por hora, o que é muito do que a maioria das pessoas pensa.

  • Erikson:

    Concordo com o Thiago, sendo que, neste caso, a dica chega ser um pouco descuidada. A Fome Mundial é uma das GRANDES vergonhas que carregamos em nossas costas, não só dos nossos governantes, dos nossos líderes e nem dos Homens Mais Ricos Do Mundo, mas sim, uma vergonha de todos nós, desta forma, creio que somente o ato voltado para a diminuição no consumo do alimento em 25%, está ótimo, portanto, são todas ótimas dicas, mas necessitava reforçar o Toque aí do Thiagão, e comentar que sou Fã do hypescience. Isso galera, vocês são Show!!!!!!!!

  • FreaK:

    Quanta paranóia!
    E a dica nº 8 é realmente absurda!

  • Lady:

    Vcs não mudam. Acham que tem um site.Mas na verdade um grande classificadão. E além disso, não deixam copiar essas
    preciosas palavras. Do site que vocês traduziram as bobagens de como não engordar, é possível copiar o texto.
    Vcs são ridículos. E ainda chamam de ciência.

    Lady Salsicha

  • Alex:

    Não limpe seu prato: deixe 25% da sua comida no prato em todas as refeições.

    Que absurdo!!! E depois não se sabe porque tantas pessoas passam fome no mundo. James Hill deve ser uma pessoa muito preocupada com este assunto.

    • Tiago Soares:

      Podes sempre deixar para a refeição seguinte, ou para os lanches.

  • Marcelo França:

    Muito bacana, mas a dica 8 realmente está meio fora de contexto….
    Jogar comida fora?
    Não acho isso uma atitude legal…

  • Thulio Phelipe:

    Perfeitas estas dicas, chato é que vou ter de sair do sofá para emagracer. Mas concerteza farão parte do meu planejamento para 2010.
    Estou inclusive imprimindo para fazer parte do Dossiê 2010.

  • Thiago:

    Dica numero 8

    deixar 25% da comida no prato.

    Se uma pessoa come 200gr por refeicao, deixará 50 gramas por refeicao, 100 gramas por dia, 700 gramas por semana 2,8kg por mes e 33 kilos de comida jogada fora, por ano… imagine se a populacao mundial se torne adepta dessa dica.

    eh melhor colocar 25% menos no prato, hehe

Deixe seu comentário!