Dieta vegana: fisiculturista de 78 anos mostra benefícios

Por , em 14.01.2014
dieta vegana beneficios

 No auge de seus 78 anos de idade, Jim Morris, que segue a dieta vegana e é ex-campeão de fisiculturismo, posou completamente nu imitando a tão icônica estátua “O Pensador”, de Rodin, para mostrar seu corpo ainda admiravelmente firme. A imagem foi feita para uma nova campanha da organização de proteção aos animais Peta. O exemplo de Morris dá muita força para a escolha de uma dieta vegana e desafia a noção de que este tipo de alimentação pode não ser saudável.

“A proteína em produtos de origem animal é carregada de gorduras, produtos químicos e todos os tipos de material que são prejudiciais a você”, explicou Morris. “Quando eu estava competindo e enchendo-me com todos esses tipos de coisa, eu tinha um monte de problemas digestivos. Eu sei que com certeza não estaria aqui hoje, e que jamais estaria nesta condição, se eu tivesse continuado a comer como fazia”.

Morris, que também já foi guarda-costas do astro pop Elton John, se tornou vegetariano quando tinha 50 anos, mas só aderiu à filosofia vegana 15 anos depois. Em 1996, com 61 anos de idade e 30 de carreira competitiva, ele se aposentou orgulhosamente com uma vitória na categoria das pessoas acima de 60 anos.

Morris com as idades de 25, 35 e 44 anos

Morris com as idades de 25, 35 e 44 anos

A dieta vegana é a melhor para o ser humano

“A dieta à base de vegetais gera saúde, previne doenças e seus benefícios são enormes, principalmente em termos de custeio do tratamento de saúde”, explica o Dr. T. Colin Campbell, diretor do Projeto de Saúde e Dieta China-Oxford-Cornell, conhecido como Estudo da China, a pesquisa mais abrangente sobre saúde e nutrição já conduzida. O estudo mostra que a dieta vegana é a melhor para o ser humano. “Os custos de serviços de saúde podem ser reduzidos substancialmente, se, por exemplo, todos mudassem para a dieta à base de vegetais e alimentos integrais”, afirma.

Em um artigo conjunto, a Associação Dietética Americana e os Nutricionistas do Canadá consideraram a dieta vegetariana como apropriada para todos os estágios do ciclo de vida. Com o devido planejamento, de acordo com os estudiosos, mesmo uma dieta vegana pode produzir as quantias necessárias de proteínas, ferro, zinco, cálcio, riboflavina, iodo, ácidos graxos e vitaminas A, D e B-12. Porém, os especialistas destacam que cuidados são necessários: “Em certos casos, o uso de alimentos fortificados ou de suplementos podem ajudar a alcançar as doses recomendadas de certos nutrientes”.

Morris com as idades de 61, 71 e 75 anos

Morris com as idades de 61, 71 e 75 anos

Estudos do Reino Unido também mostraram vantagens da dieta vegana, como índices 40% menores de ocorrência da catarata por idade avançada e diminuição de mortalidade por doenças isquêmicas do coração, 26% menor do que para aqueles que consomem carne. Porém, outros tipos de dietas vegetarianas apresentam uma redução ainda maior desta taxa de mortalidade: 34% no caso daqueles que ainda comem lacticínios e ovos e para quem come peixe, mas nenhuma outra carne.

Ainda em pesquisas europeias, tanto a Comissão Federal de Nutrição Suíça quanto a Sociedade Alemã de Nutrição não recomendam uma dieta vegana, e alertam especialmente para o cuidado quando se trata de crianças, grávidas e idosos que adotam esse tipo de regime. [Bored Panda, American Journal of Clinical Nutrition, The Vegetarian Resource Group, The China Study]

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 3,00 de 5)

4 comentários

  • Valter_bolt:

    De que adianta colocar uma matéria sobre a dieta de um Fisiculturista vegetariano se esconde o corpo todo do atléta? Isso deve ser coisa de algum estagiário religioso!

  • Genioso Irreligioso:

    A musculação eleva os niveis hormonais que são baixos na velhice; é meio que uma fonte da juventude para os mais idosos; mas não podemos nos esquecer que existe reposição hormonal que faz idoso ganhar massa muscular como se fosse adolescente; além dos ciclos de esteróides que qualquer bombadão de academia conhece bem 😉

  • Jhonata Ferreira:

    Adiantou alguma coisa colocar o post mas esconder o corpo do atleta? Não bastava tampar as partes baixas?

    • PAULO LEAL:

      kkkkk, eu também não entendi esse post.

Deixe seu comentário!