Dinossauro predador com braços pequenos como os do T-rex é encontrado na Argentina

Por , em 3.08.2016

Um novo dinossauro carnívoro que possuía braços pequenos e grossos como os do tiranossauro foi descoberto na Argentina.

A criatura, chamada de Gualicho shinyae, não é intimamente relacionada com o famoso T-rex, o que sugere que os membros incomuns evoluíram de forma independente.

Detalhes do trabalho da equipe internacional que fez a descoberta foram publicados na revista Plos One.

Espécie intrigante

O animal, de 90 milhões de anos de idade, foi achado no norte da Patagônia e mede cerca de 7,6 metros de comprimento.

Ele teria pesado aproximadamente uma tonelada, ou o mesmo que um urso polar.

Como o tiranossauro, o novo Gualicho shinyae é um terópode, um dinossauro tipo ave com duas pernas, mas pertence a um ramo diferente da árvore genealógica.

Gualicho é uma espécie de dinossauro mosaico, ele tem características que você normalmente vê em diferentes tipos de terópodes”, disse um dos coautores do estudo, Peter Makovicky, do Museu Field em Chicago, nos EUA.

Bracinhos marcantes

A posição do Gualicho na árvore terópode sugere que ele evoluiu suas pequenas patas dianteiras independentemente de outros dinossauros carnívoros que compartilharam essa característica, em vez de ter herdado os bracinhos de um ancestral comum.

“É realmente incomum – é diferente dos outros dinossauros carnívoros encontrados na mesma formação rochosa, e não se encaixa perfeitamente em qualquer categoria”, explica Makovicky.

Apesar de seu tamanho relativamente grande, os membros dianteiros deste dinossauro eram da dimensão de uma criança humana e, como o T-rex, ele tinha apenas dois dedos (o polegar e o indicador). [BBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votos, média: 5,00 de 5)

1 comentário

Deixe seu comentário!