Tiranossauro Rex: carniceiro ou caçador?

Por , em 17.07.2013

Durante a infância, você possivelmente ouvia falar do Tiranossauro Rex e imaginava um dinossauro gigante e assustador e um predador terrível. Pois você estava certo.

Cientistas descobriram recentemente um dente do T. Rex na cauda de um dinossauro herbívoro, conhecido como hadrossauro, que viveu há cerca de 66 milhões de anos.

“É o Santo Graal para um paleontólogo”, disse o coautor da pesquisa, David Burnham, paleontólogo da Universidade de Kansas (EUA). “Não só o dente foi quebrado, mas havia uma ferida na cauda em torno do dente, o que significa que o T. Rex realmente atacou o outro animal”, explica.

Prova circunstancial

Embora o Tiranossauro Rex sempre seja tratado como um dinossauro mortífero e predador, isso não é definitivamente provado. Apesar da mordida temível, com dentes imponentes, alguns paleontólogos acreditam que o T. Rex era um “aproveitador”, se alimentando de animais já mortos, sem matar sua próprias presas. Alguns outros fósseis de herbívoros tinham sido encontrados com traços de mordidas de T. Rex, mas as provas não eram conclusivas.

Burnham e seus colegas estavam escavando na formação Hell Creek em South Dakota (EUA). Durante o Período Cretáceo, a área era uma vasta rede de rios florestadas, e a formação agora contém fósseis de dinossauros e pequenos mamíferos do período.

O estudante de graduação Robert DePalma descobriu lá duas vértebras fundidas a partir da cauda de um hadrossauro, um herbívoro que mastigava folhas de pinheiro. Alojado dentro das vértebras estava parte de um dente, e na área em torno havia sinais de mordidas e feridas.

Quando a equipe analisou as serrilhas no dente encontrado, confirmou que pertencia a um T. Rex. “Fomos capazes de estabelecer além da dúvida razoável que era um dente de T.Rex”, disse Burnham.

O tiranossauro provavelmente atacou o hadrossauro, mas o herbívoro conseguiu escapar, Burnham disse. A ferida sobre o dente indica que o hadrossauro viveu por algum tempo após o ataque.

“Esta é a primeira vez que temos provas físicas de que ele era um predador”, relata Burnham. [LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 4,67 de 5)

2 comentários

  • Jonatas Almeida da Silva:

    É possível que, como alguns carnívoros atuais, o T-Rex fosse um predador quando jovem, menor e ligeiro, e um oportunista quando velho e lento, porém maior – não carniceiro, mas um valentão que roubava a merenda dos menores depois que eles abatiam as presas.

  • Paulo Vinicius Ferreira:

    isso não quer dizer obrigatoriamente que o T.Rex era um predador e não um carniceiro. Abutres, urubus e hienas podem atacar certos animais se eles estiverem de alguma forma indefesos, e pode ser esse o caso. Acho que deve haver um pouco de cuidado ao se dar certas noticias como fato. (estou falando do grupo de paleontólogos e não do hypescience ou outro grupo que dê a noticia)

Deixe seu comentário!