Vídeo: cliente morde bateria de celular para verificar autenticidade e causa explosão em loja

Por , em 25.01.2018

Um aviso desse tipo deveria ser redundante ou até desnecessário, mas, a julgar pelas imagens do vídeo abaixo, parece que temos que falar: queridos, não mordam as baterias de seus smartphones.

Certamente, você já leu alguma notícia ou já ficou sabendo de algum acidente bizarro no qual algum celular explodiu. Baterias possuem componentes incendiáveis, então, colocá-las em sua boca deveria ser a última ideia a passar por sua cabeça.

E, no entanto, um cliente supostamente em busca de uma nova bateria para seu iPhone em uma loja de eletrônicos na China fez exatamente isso, na última sexta-feira, 19 de janeiro.

Em seguida, tal cena ocorreu:

Por que, ó glória, por quê?

A filmagem foi divulgada pelo site chinês Miaopai. Não se sabe dizer exatamente porque esse homem decidiu morder ocasionalmente uma bateria de smartphone no meio de uma loja de eletrônicos, mas foi sugerido que ele estava tentando verificar a autenticidade do produto.

Não faço ideia do que isso provaria, no entanto, porque não é como se baterias recarregáveis de íons de lítio fossem pedaços de ouro à venda.

Infelizmente, o teste só serviu para lançar uma enorme bola de fogo na cara do consumidor, assustando vendedores e outros clientes nas proximidades, que obviamente recuaram instintivamente da explosão.

Incrivelmente, ninguém foi ferido neste incidente bizarro.

O perigo

Baterias de íon de lítio podem se tornar muito perigosas se sua caixa se romper inesperadamente, uma vez que existe a chance de seu cátodo e ânodo entrarem em contato um com o outro, produzindo níveis intensos de calor.

Um risco relacionado é quando defeitos chamados de dendritos se acumulam dentro das baterias, quebrando compartimentos que formam barreiras dentro delas e levando ao mesmo problema térmico.

É por isso que os pesquisadores estão atualmente tentando desenvolver baterias que se desligam sozinhas a altas temperaturas.

Enquanto elas não chegam no mercado, entretanto, lembre-se de não enfiar seus dentes em basicamente nenhum dispositivo eletrônico. [ScienceAlert]

1 comentário

  • Roberto Monteiro:

    Algumas pessoas pagam um dinheirão num iphone. Qualquer aparelho de mil reais faz a mesma coisa. E talvez nem exploda a bateria. Nem venha com a bateria pré-viciada de fábrica.

Deixe seu comentário!