Veja o que acontece quando você perfura a bateria do seu celular

Por , em 22.06.2016

Se há um objeto que passa quase 24 horas por dia acompanhando seu dono, é o celular. Ele passa a noite inteira ao nosso lado, na mesinha de cabeceira, e passeia o dia todo no bolso da calça. Tem gente que até o leva para o banho se ele for à prova d’água.

O que a maioria das pessoas não pensa, porém, é que esse aparelho tão útil também pode funcionar como uma bomba em algumas situações. Você levaria uma granada no bolso?

Uma residente da cidade canadense de Ontário, Hope Casserly, conta que seu Samsung Ace II explodiu enquanto ela dormia e causou um incêndio em sua cama. Ela relata que o smartphone não estava carregando, estava desconectado do carregador em cima da mesa de cabeceira, com a tela virada para cima. Hope acordou com um barulho alto, e não se feriu, mas teve que lidar com o incêndio em sua cama. O aparelho tinha apenas um ano de uso.

Outro entre vários casos semelhantes aconteceu na Coreia do Sul: um homem sofreu queimaduras de segundo grau na perna quando seu smartphone Galaxy Note começou a pegar fogo no bolso da calça.

Bateria de íon-lítio

Esse tipo de bateria é a mais utilizada em equipamentos eletrônicos portáteis. Isso porque elas conseguem armazenar bastante energia, não são pesadas, e não viciam quando não são carregadas até o total da capacidade e descarregadas até o mínimo.

Seu ponto fraco é essa possibilidade de pegar fogo ou explodir quando exposta a altas temperaturas (mais de 60°C) ou quando a embalagem é aberta.

A causa número um de incêndios nessas baterias, porém, é passar muito tempo conectada ao carregador quando a bateria já está carregada. O ideal é desconectar assim que a carga estiver completa. O uso de carregadores ou baterias substitutas não originais também pode ser perigoso. No caso da mulher canadense, o incêndio começou porque o aparelho tinha uma bateria não autorizada pela Samsung. [Global News, PC]

Veja o que acontece quando uma pessoa abre a embalagem desse tipo de bateria:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 5,00 de 5)

1 comentário

  • Dinho01:

    Esse tipo de aviso deveria ser mais divulgado pelas empresas que fabricam celulares.

Deixe seu comentário!