Efeito sanfona: por que ele é consequência de algumas dietas?

Por , em 17.01.2011

 

efeito sanfona

O efeito sanfona é mais normal do que a gente gostaria que fosse. Ele geralmente acontece em pessoas que apostam em dietas malucas e acabam perdendo peso muito rápido, mas pouco tempo depois encontra tudo de novo (e às vezes até mais um pouco). Mas se você conseguiu perder peso mas apenas algumas semanas depois os seus pneuzinhos já estão de volta, não se apavore. A culpa pode não ser sua, nem da dieta. Segundo os pesquisadores, a causa desse irritante probelma pode ser hormonal.

O que causa o efeito sanfona?

Um novo estudo confirmou que os hormônios do apetite, a leptina e a grelina, estão ligados com o Dfamoso efeito sanfona. Esse ganho de peso após o emagrecimento normalmente é notado em pessoas que seguem dietas mais rigorosas e apenas em alguns pacientes.

Os pesquisadores então analisaram os hormônios de 104 pacientes obesos que estavam fazendo uma dieta de baixas calorias. Depois de dois meses de observação alguns pacientes haviam ganho até 10% a mais do peso que perderam com a dieta, e eles possuíam níveis mais altos de leptina e mais baixos de grelina.

Os níveis de grelina ainda eram mais impactantes nas mulheres, enquanto a leptina influenciava o peso dos homens.

O estudo indica que os níveis hormonais dos pacientes devem ser analisados antes que eles iniciem uma dieta. Assim, médicos e nutricionistas podem indicar dietas personalizadas para que essas pessoas não ganhem mais peso do que perdem.

Mas, de qualquer forma, se esse for seu caso, não desanime. Uma ajuda especializada por encontrar o furo nas suas dietas e, claro, tapá-lo. E, o principal de tudo: preservando sua saúde.

[ScienceDaily]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

4 comentários

  • dielson:

    otimo esse comentário!

  • Kleber:

    Pois bem, mais uma pesquisa sem nenhum fundamento científico.
    A algumas décadas atrás um deles pesquisou o efeito da vitamina “C” em ratinhos rsrs
    Os ratinhos sintetizam a vitamina “C”, logo ñ precisam ingerir essa subtância. Agora vem outro me flar sobre hormônios rsrsrs gente, se a pessoa se submete a uma dieta rigorosa ela acaba deixando de ingerir substâncias essencias ao bom funcionamento do próprio corpo, se essa dieta durar tempo suficiente para esgotar as reservas naturais e começar a retirar as mesmas substâncias de orgãos e tecidos, com certeza deixaremos de produzir vários compostos essenciais para o funcionamento dos sistemas. Endócrino, Cárdio Respiratório e Músculo Esquelético. Essa tal Grelina rsrs e a leptina nada mais são do que substâncias do sistema endócrino, e se o mesmo ñ receber os compostos, terá uma grande ineficiência na produção dos mesmos. Sem mais.

  • LUCIMARA:

    Como tiro “Anuncios Google” de cima do texto para poder ler? Isso não deve ser coisa da Google, eles são muito inteligentes para ficar irritando a gente com um “atrapalhador” destes, deve ser um desses malditos crackers tentando difamar a Google.

  • Flavio Zaniz:

    A resposta é simples: com dietas rigorosas a pessoa perde massa muscular. E os músculos são os grandes responsáveis pelo gasto energético, ou seja pelo metabolismo. O “corpo pensa” assim “tá faltando comida vamos nos desfazer de tecidos ativos pra economizar energia”. Assim o corpo diminui a massa muscular pra não gastar energia. Em paralelo alterações hormonais são uma forma do organismo mandar informações pro corpo buscar alimentos para criar reservas de energia pra novas situações de restrição. O “corpo pensa” de novo “agora que tem comida disponível vou comer o máximo possível e armazenar essa energia em gordura pra caso tenha nova diminuição de comida”. Entendo esse processo é fácil perceber que só existe dois modos de continuar magro: evitando perder massa muscular ou controlando o apetite. Ou vc toma remédios com a tentativa de controlar o apetite arcando com efeitos colaterais como falta de ânimo, depressão, etc. Ou entra numa academia e faz musculação pra manter massa muscular enquanto vai restringindo aos poucos a alimentação. É muito simples, mas a indústria prefere vc gastando dinheiro com remédios.

Deixe seu comentário!