Encontrado o local mais frio do planeta

Por , em 12.12.2013

O lugar mais frio da Terra, segundo instrumentos de última geração, é um alto cume no leste da Antártida, onde as temperaturas podem mergulhar abaixo de menos 92 graus Celsius em uma noite clara de inverno.

Os cientistas fizeram essa descoberta ao analisar os mais detalhados mapas de temperatura da superfície global que temos conhecimento, desenvolvidos com dados de satélites de sensoriamento remoto, incluindo o novo Landsat 8, um projeto conjunto da NASA e do Serviço Geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês).

Os pesquisadores analisaram 32 anos de dados de vários instrumentos de satélite, e encontraram temperaturas recorde dezenas de vezes em bolsos perto um alto cume entre Dome Argus e Dome Fuji, dois pontos altos sobre a camada de gelo conhecida como Planalto no Leste da Antártica.

O novo recorde (menos 93,2 graus Celsius) foi registrado em 10 de agosto de 2010, e é vários graus mais frio que o anterior, de menos 89,2° C, definido em 1983 na Estação de Pesquisa russa Vostok, na Antártida Oriental.

Considerando tais números assustadores, é uma coisa boa que a Antártida não seja habitada. Ainda assim, o lugar permanentemente habitado mais frio na Terra, o nordeste da Sibéria, não fica muito atrás. As temperaturas nas cidades de Verkhoyansk e Oimekon já caíram para congelantes menos 67,8 graus Celsius em 1892 e 1933, respectivamente.

Tecnologia fria

A busca para descobrir o quão fria a Terra poderia ser começou quando os pesquisadores estavam estudando grandes dunas de neve esculpidas e polidas pelo vento do Planalto no Leste da Antártica.

Quando os cientistas analisaram mais de perto, notaram rachaduras na superfície da neve entre as dunas. Isso os levou a se perguntar qual temperatura tinham aqueles bolsos.

Para descobrir, eles se voltaram para o MODIS (Moderate-Resolution Imaging Spectroradiometer), instrumento científico à bordo dos satélites Terra e Aqua da NASA, e ao avançado AVHRR (Very High Resolution Radiometer) em vários satélites da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA. Estes instrumentos sensíveis podem capturar radiação térmica emitida a partir da superfície da Terra mesmo em áreas sem muito calor.

Usando esses sensores para fazer a varredura do leste da Antártida, os cientistas detectaram temperaturas extremamente frias em um trecho de 998 quilômetros do cume em altas altitudes entre Argus e Fuji, e temperaturas mais frias em altitudes mais baixas nos bolsos do cume.

Então, com a maior resolução do sensor infravermelho térmico (TIRS) a bordo do Landsat 8, a equipe identificou os exatos bolsos recordes em temperaturas baixas.

Segundo os cientistas, as temperaturas caem rapidamente quando o céu limpa. Se o céu limpo persiste por alguns dias, a terra abaixo esfria, uma vez que irradia seu calor restante para o espaço. Isto cria uma camada de ar super refrigerada acima da superfície da neve e do gelo. Esta camada de ar é mais densa do que o ar relativamente mais quente acima dela, o que faz com que deslize para baixo e fique presa nos bolsos, onde o resfriamento continua.

“Ao fazer com que o ar fique parado por longos períodos, enquanto continua a irradiar mais calor para longe no espaço, o planeta cria as temperaturas mais baixas que somos capazes de encontrar”, explica Ted Scambos, cientista chefe do Centro Nacional de Dados de Gelo e Neve em Boulder, Colorado (EUA).

“Nós suspeitávamos que estaríamos procurando um local mágico que ficou extremamente frio uma vez, mas o que encontramos foi uma grande faixa da Antártida em alta altitude que atinge regularmente estas baixas temperaturas recordes”, afirma.

E, apesar da descoberta ter sido impressionante, Landsat 8 não vai servir só para detectar lugares frios do planeta.

“O que temos em órbita da Terra agora é um sensor muito preciso e consistente que pode nos dizer todos os tipos de coisas, por exemplo, como a superfície terrestre está mudando, e como a mudança climática está afetando a superfície, os oceanos e as áreas geladas da Terra”, diz Scambos. “Encontrar as áreas mais frias do planeta é apenas o começo das descobertas que vamos ser capazes de fazer com Landsat 8”. [NASA]