Encontrado sistema solar com sete planetas, similar ao nosso

Por , em 29.10.2013

Ao analisar informações coletadas pela sonda espacial Kepler, da NASA, cientistas descobriram um sistema solar composto por uma estrela principal orbitada por sete planetas, o segundo maior (depois do nosso) já encontrado até agora.

Do conjunto (localizado a cerca de 2,5 mil anos-luz daqui), dois planetas têm o tamanho aproximado da Terra, três são “super-Terras” (que têm massa consideravelmente maior que a do nosso planeta, mas menor que a do sol) e os demais são muito maiores.

Os planetas menores orbitam próximo à estrela principal (nomeada KIC 11442793), enquanto os demais orbitam a uma distância parecida com a que separa a Terra e o sol – um aspecto que torna esse sistema solar bastante, digamos, apertado.

A equipe contou com o apoio de astrônomos amadores, que acessaram e analisaram informações através do site Planet Hunters. [Science News; Planet Hunters]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

4 comentários

  • Cesar Grossmann:

    Alguém aqui já se inscreveu ou tentou participar do Planet Hunters?

    • ediwanuerj .:

      eu. Infelizmente, até agora, acho que não achei nada, mas a ideia é boa.

    • Luiz Marcelo Silva de Carvalho:

      Eu já estou inscrito lá há algum tempo. Já encontrei alguns planetas lá que a própria equipe do Planet Hunters já haviam selecionado.

  • SALES CANTANHEDE:

    materia bacana

Deixe seu comentário!