Entropia e Ordem: Da Simplicidade do Quarto à Complexidade dos Buracos Negros

Por , em 22.11.2023

A entropia é um conceito fundamental, porém complexo, que está no cerne da termodinâmica. Apresenta um desafio ao ser descrita sem depender fortemente de termos matemáticos. Contudo, vale a pena tentar simplificar seu entendimento.

Pense na entropia como uma maneira de contar as diferentes configurações de uma determinada situação, mantendo sua essência geral. Essa analogia, embora um pouco longa, captura a essência da entropia mais do que o próprio termo.

Imagine uma típica manhã de fim de semana, onde você se lança na árdua tarefa de arrumar seu quarto. Você organiza cuidadosamente suas roupas, alinha a cama, ajeita os travesseiros e organiza a gaveta de roupas íntimas. Após horas nesse processo, você recua para admirar seu trabalho. No entanto, um sentimento perturbador se insinua, sugerindo que a ordem é temporária.

Essa intuição vem do fato de que existe apenas uma maneira específica de alcançar esse nível de ordem. Agora familiarizado com o termo, você poderia dizer que esse estado indica uma entropia extremamente baixa.

Introduzindo um único elemento de caos, como jogar uma meia desparceirada no quarto, perturba essa ordem. A meia pode acabar em vários lugares – no chão, na cama ou saindo pela metade de uma gaveta. Cada localização representa uma configuração diferente do mesmo cenário, aumentando a entropia do quarto.

A situação se agrava quando animais de estimação ou crianças entram, criando mais caos. Com cada adição, o número de configurações potenciais se multiplica, elevando os níveis de entropia e frustração.

A entropia é favorecida na física, pois codifica informações dentro de um sistema. Ao quantificar a entropia, os físicos podem compreender a quantidade de informação em qualquer sistema, incluindo buracos negros.

Em 1981, o físico Jacob Bekenstein fez duas descobertas revolucionárias sobre buracos negros e seus horizontes de eventos. Primeiro, ele descobriu que o volume dentro dos buracos negros contém a maior entropia possível, comparado a qualquer outro espaço de tamanho semelhante. Essencialmente, os buracos negros são o epítome da entropia máxima.

Não importa o quanto seu quarto fique desordenado, sua entropia sempre será inferior à de um buraco negro. Isso leva a perguntas intrigantes sobre por que a natureza dotou os buracos negros com tanta entropia e suas implicações para a interação entre a mecânica quântica, a gravidade e a informação.

A segunda descoberta de Bekenstein revela que adicionar informação a um buraco negro faz com que ele se expanda. No entanto, ao contrário de outros sistemas onde o volume aumenta com a informação adicionada, os buracos negros crescem de maneira única em área de superfície. Isso desafia nossa compreensão usual e permanece um enigma na física.

Paul M. Sutter, um notável cosmólogo teórico e comunicador de ciência, ocupa posições como professor pesquisador no Instituto de Ciência Computacional Avançada da Universidade de Stony Brook e pesquisador convidado no Centro de Astrofísica Computacional do Instituto Flatiron, em Nova York.

A entropia, embora pareça um conceito abstrato e distante, na verdade, permeia muitos aspectos da nossa vida cotidiana. Desde a arrumação de um quarto até os fenômenos cósmicos mais complexos, como os buracos negros, ela oferece uma lente através da qual podemos entender a ordem, o caos e a informação. A busca para compreender totalmente a entropia e suas implicações continua sendo um dos grandes desafios e fascínios da física moderna. Este esforço não apenas ilumina as leis fundamentais do universo, mas também nos ajuda a entender melhor o mundo ao nosso redor, desde os objetos mais simples aos mais complexos sistemas. [Science Alert]