Envelhecimento Saudável: Revelações do Laboratório de Longevidade Humana

Por , em 2.02.2024

Por Allison Aubrey

Anteriormente, eu tinha receios ao falar sobre envelhecimento. Sempre me perguntava se havia algo que pudesse ser feito contra esse processo natural.

Entretanto, minha recente imersão em pesquisas avançadas sobre longevidade transformou essa experiência em algo estimulante, considerando que envelhecer é um fenômeno universal.

Curiosamente, descobri que a velocidade com que envelhecemos varia entre as pessoas. Embora a genética desempenhe um papel importante para aqueles que envelhecem de maneira excepcional, as escolhas de estilo de vida, incluindo dieta, atividade física e interações sociais, têm um impacto significativo sobre como envelhecemos bem.

A nova fronteira da pesquisa está em explorar os aspectos biológicos fundamentais do envelhecimento e desenvolver métodos para desacelerar esse processo. Muitos pesquisadores estão otimistas, acreditando que descobertas revolucionárias estão por vir. Esses avanços visam não apenas prolongar a vida, mas, mais importante, melhorar a qualidade e a saúde nesses anos adicionais.

Este é o objetivo principal do Laboratório de Longevidade Humana na Escola de Medicina Feinberg da Universidade Northwestern. O laboratório está recrutando participantes para examinar estratégias que possam potencialmente retardar o envelhecimento. Motivada por essa causa, decidi contribuir para esta pesquisa científica.

Minha experiência no laboratório de longevidade começou com um simples exame de sangue. O Instituto de Longevidade Potocsnak, localizado em um ambiente iluminado e arejado no 21º andar do Hospital Memorial Northwestern, com vistas para o Lago Michigan, tinha uma atmosfera mais próxima de um spa do que de um consultório médico. Fiquei surpresa com a extensa gama de dados que poderiam ser extraídos de uma série de testes.

Ao longo de quatro horas, passei por mais de 25 avaliações diferentes. Inicialmente, foram realizados exames rotineiros como pressão arterial, peso, glicose e colesterol.

No entanto, os testes se tornaram mais intrigantes. Em uma pequena sala, entrei em um BodPod, um dispositivo em forma de cápsula que analisou minha composição corporal, determinando a relação entre massa gorda e massa magra, incluindo músculos. A força muscular é crucial para um envelhecimento saudável, pois ajuda a prevenir a fraqueza e quedas.

Além disso, participei de vários testes como identificar cheiros distintos, um indicativo importante, pois a perda de olfato pode sinalizar doenças e declínio cognitivo. Meus olhos foram examinados para detecção de doenças, e completei um teste de função cognitiva e memória, MOCA, com resultados saudáveis.

Depois, passei por uma série de avaliações de saúde cardiovascular. Esses testes incluíram análises da função endotelial, variabilidade da frequência cardíaca e velocidade da onda de pulso, além de um eletrocardiograma.

Durante esses testes, senti-me um pouco ansiosa, contemplando várias possibilidades.

Dentre todas as avaliações, o teste GrimAge, que prevê a idade biológica, foi o mais intrigante. Ele determina se a idade do DNA de uma pessoa é mais jovem ou mais velha do que sua idade cronológica. O teste utiliza a metilação do DNA, onde grupos metil se ligam às moléculas de DNA com a idade, influenciando a atividade gênica. Esse padrão de metilação pode indicar a velocidade do envelhecimento biológico de uma pessoa e é considerado um preditor confiável da expectativa de vida e do período de saúde.

Mas será que podemos alterar nossa idade biológica? Parece que a idade biológica pode ser influenciada. A esperança é retardar o envelhecimento através de mudanças no estilo de vida e, possivelmente, tratamentos futuros contra o envelhecimento.

O teste GrimAge não é apenas uma ferramenta para estimar a idade do DNA. Ele serve como um instrumento de pesquisa para examinar se as intervenções podem modificar essa idade.

Dr. Douglas Vaughan, diretor do Instituto de Longevidade, está otimista quanto à possibilidade de retardar o envelhecimento e melhorar o período de saúde. Ele acredita que mudanças rápidas são alcançáveis em modelos experimentais e potencialmente em seres humanos.

Por exemplo, o tabagismo tem um impacto significativo na metilação, enquanto hábitos saudáveis como comer vegetais, manter um físico enxuto e praticar exercícios podem retardar a idade de metilação.

O interesse de Vaughan na pesquisa sobre envelhecimento cresceu após a descoberta de uma variante genética em uma comunidade Amish que oferece proteção contra diabetes e promove a saúde cardiovascular. Experimentos com camundongos mostraram resultados promissores, aumentando significativamente sua expectativa de vida.

Ele prevê um futuro em que profissionais da saúde prescreverão tratamentos para retardar o envelhecimento biológico.

O laboratório também visa abordar as disparidades nas experiências de envelhecimento. Em Chicago, a expectativa de vida varia muito entre os bairros. Vaughan busca reduzir essa lacuna por meio de pesquisas inclusivas que abrangem diversas idades, etnias e condições socioeconômicas.

O estresse, por exemplo, pode contribuir para as diferenças na expectativa de vida em Chicago. Vaughan está explorando intervenções para retardar o envelhecimento em vários grupos, incluindo aqueles com HIV crônico, apoiados por financiamento filantrópico.

O campo da pesquisa em longevidade e período de saúde está atraindo financiamento e interesse significativos, com iniciativas como a Fundação Hevolution e os Altos Labs explorando a rejuvenescimento celular. A competição global X-PRIZE de $101 milhões é outro caminho onde vários grupos estão apresentando tratamentos para promover uma longevidade saudável.

Após participar do estudo de longevidade, fiquei aliviada ao descobrir que meu escore GrimAge é mais jovem do que minha idade real. No entanto, aprendi que minha composição corporal poderia ser melhorada, particularmente na construção de massa muscular magra. Essa realização me estimulou a começar um novo projeto focado em prosperar com a idade, e planejo compartilhar mais histórias sobre intervenções saudáveis para o envelhecimento em breve. [NPR]