Andar sob um guarda-chuva voador pode ser o uso perfeito para drones

Por , em 7.06.2018

Diversos avanços tecnológicos tornaram os drones ferramentas muito úteis nos últimos anos. Os veículos autônomos estão atendendo diversas demandas, incluindo as tarefas mais inesperadas como queimar lixo nos cabos elétricos e descongelar turbinas eólicas.

Embora sejam muito legais e feitos incríveis de engenharia, muitos de nós talvez ainda não tenham comprado um drone por não ter interesse nem mesmo nas suas funções mais comuns, como fotografias aéreas.

Isso pode mudar em breve, porque um guarda-chuva voador que segue uma pessoa autonomamente, deixando-a com as mãos livres para continuar grudada ao celular ou (essa é importante) para abrir portas sem ficar completamente encharcado é um avanço que todos podemos louvar.

Free Parasol

A responsável pelo produto é a empresa japonesa Asahi Power Services. O “Free Parasol”, que pode ser usado tanto como guarda-chuva quanto como sombrinha para proteger as pessoas dos raios do sol, porta uma câmera e uma inteligência artificial que registram, rastreiam e seguem de forma autônoma a cabeça de um usuário.

A tecnologia não é inteiramente nova, uma vez que já está em uso em drones autônomos como o Skydio R1. Dito isso, o conceito do Free Parasol ainda não está totalmente disponível, pois existem algumas dificuldades de design a serem superadas.

Os atuais protótipos do guarda-chuva pesam cerca de 5 quilos e têm um tempo de voo de apenas 20 minutos. A empresa está confiante de que pode reduzir seu peso para apenas um quilo e aumentar o tempo de voo para pelo menos uma hora. Esses números são certamente melhores, mas, de qualquer forma, a autonomia do dispositivo irá variar dependendo do clima. Se tiver que combater a força constante de uma queda grande de chuva e ventos fortes de uma tempestade, por exemplo, durará menos tempo.

Espera-se que o Free Parasol esteja disponível em 2019, o que é bastante otimista, a um preço de ponta de cerca de US$ 275 (no câmbio atual, pouco mais de mil reais). [Gizmodo]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (9 votos, média: 3,78 de 5)

1 comentário

  • Alberto Carvalhal Campos:

    Eu acrescento aí, um aperfeiçoamento. Colocar uma bolha de hélio no fundo deste guarda chuva para economizar bateria. O invento ficaria mais leve.

Deixe seu comentário!