Experimento científico com pão branco vai te surpreender
Com o inverno do hemisfério norte batendo à porta e a temporada de gripe aberta, dois educadores americanos resolveram realizar um experimento muito interessante com seus alunos.
O especialista em comportamento infantil Jaralee Metcalf e a professora de educação especial Dayna Robertson, que trabalham com alunos autistas do jardim de infância até a sexta série, descobriram o experimento no site do Hospital Infantil C. S. Mott. Ele se chama “Quão limpas estão suas mãos?”.
Os resultados são certamente surpreendentes.
A importância da higiene
O objetivo da experiência científica era ensinar aos alunos a importância da higiene para evitar o espalhamento de germes e doenças.
O que os professores fizeram foi abrir um saco de pão branco de forma e submeter algumas fatias a condições diferentes: uma delas não foi tocada e foi imediatamente colocada em um saco e selada. A outra foi tocada por todos os estudantes, sem que eles tivessem lavado as mãos.
A terceira foi tocada por todos os estudantes depois de eles lavarem as mãos com água e sabão. A quarta depois de todos limparem as mãos com antisséptico. Por fim, a última fatia foi esfregada nos computadores da sala de aula (que não estavam limpos).
Confira os resultados, depois de 3 a 4 semanas:
Intocado
Tocado com mãos sujas
Tocado com mãos lavadas
Tocado com antisséptico
Esfregado nos computadores
Impactante
Todos ficaram surpresos quando mofo começou a se formar em algumas fatias em apenas alguns dias.
Segundo os educadores, o experimento funcionou.
“Os estudantes estavam muito envolvidos, geralmente fazem experimentos práticos. Como os resultados foram tão chocantes, os alunos e a equipe deram uma virada muito séria em direção a uma melhor higiene. Alunos de diferentes salas de aula de toda a escola vieram à nossa turma para olhar o pão mofado e aprender sobre a lavagem das mãos”, contou Metcalf.
Até eu estou indo lavar a mão agora. Já volto! [BoredPanda]
2 comentários
Eu já sabia.
Que bom, não tem nada pior do que escrever matérias sobre coisas que ninguém sabia.