Cientistas criam metal líquido que se estende como robô de “O Exterminador do Futuro 2”

Por , em 23.03.2019

Cientistas da Universidade Beihang (China) criaram um metal líquido que pode se estender para todas as direções, como o robô fictício T-1000 do “O Exterminador do Futuro 2”, famosa franquia americana.

Felizmente, ele não é uma máquina de matar sem remorso. Mas pode ser usado para conectar eletrodos e completar um circuito.

Como funciona

A Sociedade Americana de Química divulgou um vídeo do metal em ação para acompanhar um artigo publicado na revista Applied Materials & Interfaces.

O metal líquido em 3D pode ser manipulado com ímãs em qualquer direção.

Para chegar neste ponto, os pesquisadores adicionaram partículas de ferro a uma gotícula de gálio, índio e liga de estanho, todos imersos em ácido clorídrico.

Uma camada de óxido de gálio se formou na superfície da gota, o que diminuiu a tensão superficial do metal, permitindo que ele se esticasse.

Aplicações

Os cientistas utilizaram ímãs para estender o metal até quatro vezes o tamanho de sua forma em descanso.

Também manipularam o líquido para conectar dois eletrodos, completando um circuito para acender uma luz LED.

O novo material permanece fluido inclusive em contato com o ar, podendo ser usado para conectar eletrodos verticalmente.

Os pesquisadores chineses acreditam que esse tipo de metal líquido poderia um dia ser incorporado à robótica leve. [Cnet]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (28 votos, média: 4,82 de 5)

Deixe seu comentário!