Novo metal é tão hidrofóbico que faz a água saltar como mágica!

Por , em 22.01.2015

Cientistas da Universidade de Rochester, nos EUA, criaram um metal extremamente hidrofóbico. As gotas de água quicam nele como se fossem repelidas por um campo de força mágico. Em vez de usar revestimentos químicos, os pesquisadores usaram lasers para gravar uma nanoestrutura no próprio metal, o que o torna muito mais eficiente que atuais métodos usados para esse fim.

As aplicações podem ser revolucionárias: a partir da construção de superfícies de avião – para evitar o congelamento da água na fuselagem – até panelas anti-aderentes, telefones, computadores, TVs, carros e o que mais possa ser imaginado feito de metal.

agua2

Os especialistas também estão pensando em aplicar a técnica para criar sistemas de recolhimento de água 100% eficientes em países subdesenvolvidos e latrinas em áreas onde a água não é abundante o suficiente para permitir uma limpeza eficaz.

Os cientistas responsáveis afirmam que as estruturas criadas pelo laser nos metais se tornam intrinsecamente parte da superfície do material, fazendo com que não desapareçam ao longo do tempo, como revestimentos químicos atuais o fazem.

Eles usaram uma técnica de laser potente e precisa que criou um intrincado padrão de estruturas em micro e nanoescala, para dar aos metais suas novas propriedades. De acordo com Chunlei Guo, professor de ótica em Rochester, o efeito é surpreendente. “O material é tão forte que repele a água, ela realmente ricocheteia. Em seguida, pousa na superfície de novo, salta novamente, e então simplesmente rola para fora”, explica. [Gizmodo]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 5,00 de 5)

4 comentários

  • Anna Suede:

    o primeiro passo para Waterbender

  • Matheus Vieira:

    Será que este metal não pode ser usado também em submarinos, permitindo uma maior resistência a pressão com a hidrofobia?

    • Cesar Grossmann:

      Ideia interessante, mas não. A pressão continua sendo exercida, mesmo que o material não fique úmido.

    • Renan Rupe:

      mas com certeza deve diminuir o atrito gerado pela agua possibilitando veiculos aquaticos mais rapidos.

Deixe seu comentário!