Esses experimentos em pessoas que têm os hemisférios do cérebro desconectados são perturbadores

Por , em 5.06.2016

Todo mundo sabe que o lado esquerdo do cérebro controla o lado direito do corpo e vice-versa, mas o que realmente significa ter um cérebro dividido em dois? A maioria de nós nem percebe essa divisão, já que há comunicação entre os dois hemisférios. Mas as pessoas que não têm essa “ponte”, ou série de nervos, têm uma experiência peculiar.

Esta ligação pode ser rompida, e antigamente este era um tratamento utilizado em pacientes com epilepsia. Isolados, os dois hemisférios do cérebro aprontam pegadinhas com o seu dono. Pessoas com essa condição relatam que na hora de escolher uma roupa no guarda-roupa, por exemplo, uma mão pode escolher uma peça enquanto a outra quer outra, gerando enorme frustração.

Mas por que isso acontece? Lembre-se que a parte direita do cérebro vê e controla a metade esquerda, enquanto a parte esquerda vê e controla a metade direita. O único hemisfério do cérebro que pode “falar”, porém, é o esquerdo. É lá que o centro da fala está localizado. Sem a conexão, a parte direita é “muda”.

Experimentos

A mesma pessoa pode fazer desenhos diferentes ao mesmo tempo

A mesma pessoa pode fazer desenhos diferentes ao mesmo tempo

Alguns experimentos bizarros podem ser feitos com uma pessoa assim: ela é colocada em frente a uma mesa com objetos, todos reunidos do lado esquerdo do seu campo visual. Um texto exibido nesse mesmo lado esquerdo orienta a pessoa a pegar o objeto com a mão esquerda (sem mexer a cabeça) e entregá-lo para a mão direita.

Quando ela faz isso, porém, a mão direita – e o lado esquerdo do cérebro – não entendem por que essa mão recebeu este objeto, já que a orientação foi recebida pelo lado hemisfério contrário. Se você questionar a esta pessoa o que ela está fazendo com aquele objeto na mão direita, ela vai inventar um motivo qualquer. Isso acontece porque nosso cérebro é uma coisinha muito inteligente e que sabe se proteger contra possíveis “erros” mentais. Uma possível resposta para esta pergunta seria: “Eu sempre quis ter um desses”.

Há, porém, uma vantagem para quem tem os dois hemisférios isolados: é possível segurar uma caneta em cada mão e fazer desenhos diferentes ao mesmo tempo.

A mesma pessoa pode escolher diferentes cores como a favorita

A mesma pessoa pode escolher diferentes cores como a favorita

Outro teste que pode ser feito é pedir que, com o olho direito fechado, a pessoa leia uma ordem para escolher o objeto com sua cor favorita. Depois ela fecha o outro olho e recebe a mesma ordem. O impressionante resultado é que as cores escolhidas pela mesma pessoa podem ser diferentes.

O que torna os experimentos com esses pacientes especiais é que eles apontam para a ideia de que o nosso cérebro na verdade é composto por duas consciências ou personalidades diferentes.

Confira o vídeo que explica essa divisão (há legenda em português):

O mesmo autor do primeiro vídeo, CGP Grey, se uniu com o canal de Youtube Kurzgesagt para explorar mais a composição do corpo humano. Afinal de contas, somos compostos por trilhões de células individuais que cooperam para que todo o organismo opere, mas o quanto de nós pode ser retirado antes que deixemos de ser nós mesmos? [Science Alert]

Confira (ative a legenda em português):

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!