Esta é a maior aglomeração de polvos já vista

Por , em 5.11.2018

Cientistas marinhos encontraram centenas de polvos reunidos em rochas no fundo do mar perto da cidade de Monterey, na Califórnia (EUA). A região é conhecida pelos ricos ecossistemas marinhos, mas a descoberta deixou todo mundo espantado.

“Estamos muito empolgados. O que é mais incrível é que não conseguimos ver o fim do aglomerado. Ainda não sabemos quantos polvos estão lá embaixo. Sabemos que há pelo menos mil, mas pode haver muito mais”, explica Chad King, cientista chefe da embarcação de exploração Nautilus.

Berçário de polvos


Os polvos roxos Muusoctopus robustus são em sua maioria fêmeas, e foram encontradas em posição de defesa típica de quando há ovos escondidos nas rochas. Vídeos mostram os animais cuidando de aglomerados de ovos brancos.

Elas foram encontradas a uma profundidade de 3,2km, em águas frias e escuras. Na região há uma fonte que brota das rochas, mas ainda não se sabe a composição desta água que vem dali, e se os animais escolhem se reunir ali por causa desta fonte. “Eles estão escolhendo esta região por algum motivo”, diz King.

Reunião na Costa Rica

A única outra ocasião em que reunião semelhante de polvos foi observada foi no litoral da Costa Rica em 2013, quando 100 animais foram encontrados juntos. Um estudo sobre a primeira observação foi publicado pela doutoranda Anne Hartwell, da Universidade de New Hampshire (EUA).

Quando Hartwell ficou sabendo da descoberta do litoral da Califórnia, ela ficou em êxtase. “É inacreditável. Ter um segundo local significa que há muito mais oportunidade para aprender muito mais”, disse ela. Os polvos são normalmente criaturas solitárias, então um grande agrupamento desses tem surpreendido os especialistas em cefalópodes.

Entre os questionamentos sobre esses aglomerados estão: do que eles se alimentam? Por que estão juntos assim? Como eles escolhem a localização? Quanto tempo leva para incubar os ovos?

Até agora, apenas 1% das águas profundas foram exploradas. Ainda temos muito a trabalho a fazer e muita coisa para aprender sobre a geografia marinha e seus habitantes. [Atlas Obscura]

Veja abaixo vídeo do Nautilus:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (19 votos, média: 4,89 de 5)

Deixe seu comentário!