Esqueça as cantadas, o segredo da conquista é o humor

Por , em 8.09.2015

Jeffrey Hall, professor de estudos de comunicação da Universidade de Kansas, nos Estados Unidos, descobriu que quando dois estranhos se encontram (no caso, um casal heterossexual), quanto mais vezes o homem tenta ser engraçado e quanto mais a mulher ri, mais chances o cara tem de que ela possa estar interessada em namoro.

No entanto, um indicador ainda melhor da conexão romântica é se os dois estiverem rindo juntos. Estas conclusões estão entre as descobertas feitas pelo professor Hall em sua busca por uma conexão entre humor e inteligência.

A relação entre humor e atração romântica

Na última década, pesquisadores têm debatido se as mulheres apreciam o humor dos homens, o que é frequentemente citado como um dos traços mais valorizados em um parceiro. Mas Hall disse que encontrar alguém que aprecie o seu senso de humor é valioso de um jeito muito específico.

Segundo o pesquisador, a ideia de que o humor é um sinal de inteligência não dá ao humor o seu devido crédito. Se você encontrar alguém que te faça dar risada, isso pode significar que o seu relacionamento futuro vai ser divertido e cheio de bom humor.
Para desenvolver este raciocínio, Hall discute três estudos que ele realizou e que não encontraram uma conexão entre humor e inteligência.

No primeiro estudo, 35 participantes estudaram as páginas de perfil do Facebook de 100 estranhos para avaliar suas personalidades. Suas avaliações foram comparadas com uma pesquisa concluída pelos usuários da rede social. Neste levantamento, Hall descobriu que pessoas bem humoradas eram muito mais propensas a serem extrovertidas do que inteligentes e foram vistas por estranhos desta forma também.

Os dados também sugerem que homens e mulheres publicam quantidades semelhantes de conteúdo humorístico em suas respectivas páginas.

No segundo estudo, cerca de 300 estudantes preencheram um questionário sobre humor no namoro. Olhando para pontuação final, o estudo constatou que não havia ligação entre o quão inteligente a pessoa era e quão engraçada era ou se dizia ser.

Mas encontrou e confirmou uma esperada relação entre humor e extroversão.

O estudo também não encontrou uma diferença na forma como homens e mulheres compreendem ou apreciam o humor.

Mais a fundo

Para saber como o humor desempenhada um papel na atração romântica, o estudo final promovido por Hall reuniu 51 pares de estudantes universitários solteiros e heterossexuais que não se conheciam.

Os pares se sentaram sozinhos em uma sala e conversaram por cerca de 10 minutos. Depois, preencheram um questionário.

Será que bateu a química?

Os resultados não indicam que um sexo tentou ser mais engraçado do que o outro. No entanto, sugere que quanto mais vezes um homem tenta ser engraçado e quanto mais vezes uma mulher ri de suas piadas (ou tentativas de), mais provável é que ela esteja romanticamente interessada nele. O inverso, contudo, não se mostrou verdadeiro para as mulheres que tentaram ser engraçadas.

O estudo também mostrou que quando os pares riam juntos, havia mais chances de que estivessem mais interessados um no outro.

Para encontrar qualquer relação entre humor e inteligência, Hall oferece quatro explicações de como o humor é importante na procura de parceiros:

1. O humor aponta para uma personalidade sociável e agradável – o que, geralmente, é uma características que todas as pessoas apreciam;
2. Os homens usam humor para avaliar se as mulheres estão interessadas neles. E isso, para alguns homens, é até uma estratégia consciente;
3. Quando os homens e as mulheres fazem piadas, podem estar executando uma espécie de roteiro de namoro. Homens agindo como humoristas e mulheres que riem junto podem fazer parte deste roteiro também. De acordo com Hall, o roteiro é poderoso e duradouro, e dita tudo, desde a hora de chamar alguém para sair;
4. O riso compartilhado pode ser um caminho para o desenvolvimento de uma relação mais duradoura.

Agora, antes de ir para um encontro, reforce seu estoque de piadas. [medicalxpress]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!