EUA se desculpam com Guatemala por “possível infecção” de sífilis no país
Cientistas americanos deliberadamente infectaram com sífilis prisioneiros e pacientes de um hospital psiquiátrico na Guatemala 60 anos atrás. É o que indica um experimento recentemente descoberto que levou autoridades dos EUA a pedir desculpas e declarar indignação com a “investigação tão reprovável”.
A descoberta traz à tona erros do passado em nome da ciência – como estudo Tuskegee entre as décadas de 30 e 70 nos Estados Unidos. Na ocasião, 399 afro-americanos sifílicos tiveram o quadro da doença acompanhado, mas sem tratamento algum. O caso da Guatemala agora descoberto pode complicar os estudos em curso no exterior, principalmente os que dependem da cooperação de alguns dos países mais pobres do mundo para combater e tratar difíceis doenças.
Segundo o diretor do Instituto Nacional da Saúde dos EUA, Francis Collins, a descoberta dá a todos os cientistas uma chance de cuidar mais de casos semelhantes. “Estamos muito preocupados com o que foi feito e devemos redobrar nossos esforços para ter certeza de que algo assim nunca aconteça novamente”, garante. [The New York Times]
8 comentários
É por essas e outras que não de desaprovo algumas atitudes dos islâmicos contras os EUA. Eles ainda cairão, está escrito!
Rodrigo
Voces acreditam que essas desculpas são sinceras?
Voces acham que eles não fariam novamente se julgassem de seus interesses?
Estes mesmos são os que testaram as bombas atomicas em Hiroshima e Nagasaki,jogaram Napalm e a terrivel DIOXINA em Vietnam,treinam futuros ditadores par colocar nos paises que desejam saquear,fornecem armas nucleares para Israel,inventam o “TERROR” musulmano para justificar a ocupação do Irak e Afganistão(proximamente o Irà),Realmente a alcurnia de”imperio Satánico” serve bem para denominarlos.
Desculpas ??? Tem de pagar uma boa indenização aos infectados, seus sucessores, e ao país !!! USA sempre faz essas coisas, daqui a 50 anos vao pedir desculpas pelo virus da AIDS, que foi inventado em laboratório. É só esperar para ver.
As vezes eu penso se hoje em dia teria alguma diferença se a Alemanha nazista tivesse ganho a guerra
Cara já me fiz a mesma pergunta várias vezes, e tenho quase certeza que não seria muito diferente de hoje em dia
Que absurdo!os EUA sempre se achando os donos do mundo e usando os latinos como seus ratos de laboratório.
Fónix!
Que foto doida, meu!!!
Quanto aos states, já se sabe o que eles são capazes, é o normal.