Ex-sanduicheiro do Subway impressiona com descoberta matemática

Por , em 22.05.2013

Um completo desconhecido no mundo da matemática fez uma descoberta revolucionária que ajudará a entender melhor os números.

Basicamente, um cara que uma vez se esforçou para encontrar um emprego e teve que trabalhar na rede fast food Subway está ajudando gênios matemáticos a entenderem a conjectura dos números primos gêmeos, um dos problemas mais antigos da matemática.

Yitang Zhang, o misterioso cara por trás da descoberta, não é um “zé ninguém”. Ele obteve doutorado em 1992 pela Universidade de Purdue e agora é professor da Universidade de New Hampshire. Mas antes de seu relatório ser publicado, ele era um completo desconhecido na área. Depois que ele conseguiu seu doutorado, passou muitos anos como contador e trabalhou no Subway porque não conseguia arrumar um emprego acadêmico.

Andrew Granville, um teórico dos números, disse: “Basicamente, ninguém o conhece. Agora, de repente, ele tem se mostrado um dos grandes nomes da história da teoria dos números”.

O que Zhang fez é impressionante porque muitos teóricos matemáticos pensavam que o problema dos números primos gêmeos era algo que ninguém nunca iria resolver.

Zhang apresentou seu estudo a uma grande revista científica, “Annals of Mathematics”, e, quando os editores analisaram o artigo, perceberam que ele era um gênio. Disseram ainda que Zhang provou “um teorema marco na distribuição dos números primos”. Segundo a Fundação Simons, a explicação de Zhang possui uma clareza cristalina e um controle total da situação atual do tema, e seu trabalho é, evidentemente, um trabalho sério. [Gizmodo]

Como disse o Cesar Grossmann:

Números primos gêmeos (ou números gêmeos primos) são números primos em que a diferença entre eles é 2. Por exemplo, 3 e 5, 5 e 7, 11 e 13. A conjectura sobre eles diz que existem infinitos pares de números gêmeos (p, p+2) que são gêmeos primos.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 4,00 de 5)

6 comentários

  • Otavio Moreira:

    O problema ainda não foi resolvido. O incrivel trabalho dele provou q existem pares d primos gemeos ate 70 milhões.

  • pmahrs:

    Matemática é a chave do universo e para muitos de nossos problemas individuais e políticos, muitos se enterram em dívidas por serem induzidos a erros em juros e taxas e descontrole do orçamento, mas no Brasil levamos mais em consideração boa aliteração, força de expressão, frases de efeito e outras figuras de linguagem que admiro muito, mas em literatura, ficção, poesia e para motivar pessoas deprimidas, em baixa autoestima ou passando por problemas. É ótimo e importantíssimo saber português, interpretar e se comunicar bem, mas palavras bonitas e coloridas enganam até os mais letrados eruditos quando eles que não as usam para enganar; já os frios e calados, números não enganam que os entendem e os conhecem perfeitamente.

    Nos EUA e outras países de melhor distribuição de renda muito mais pessoas podem se formar tendo uma concorrência mais forte enquanto no Brasil poucos podem se formar em boas faculdades e em cursos mais exigentes e complexos que normalmente são pessoas de classes mais altas. Infelizmente tanto nas ciências quanto nos esportes e artes perdemos muitos talentos devido a falta de oportunidades. Só teremos mais prodígios quando a maioria ganhar o suficiente para prover saúde, educação, cultura e lazer para seus filhos sem dependerem de bondades de governos e impostos chorados dos mais ricos.

    Infelizmente devido nosso baixo poder de compra e péssima distribuição de renda, boa educação é muito caro para a maioria dos trabalhadores, mesmo sendo pública, pois há a considerar alimentação, transporte, materiais, tempo e dinheiro para pesquisa, sono reparador, cursos complementares e muitas vezes estadia e contas básicas; pouquíssimas famílias podem prover isto a seus filhos até a faculdade.

    Na Coreia do Sul que tem um bom sistema público de educação o contribuinte paga em média 2,5 vezes mais valor de dinheiro em impostos que nós e além disto praticamente 100% dos alunos, seus país ainda gastam 500 mil Wons em escolas particulares (900 Reais) É matematicamente impossível termos boa educação para todos como em países onde só de tributos per capita pagam mais do que a maioria aqui ganha de salário

  • Vinicius Dantas:

    Olá, Falcone, não sei quanto ao Bond, mas eu não falei com a intenção de zo(mb)ar e sim de, simplesmente, alertá-la, sei que isso acontece e que se deve prestar mais atenção. É-se de conhecimento geral que não se pode confiar em tradução pura do Google, confiança essa que é inversamente proporcional à complexidade e extensão do texto.

  • daniel_vieira30:

    esse artigo nos mostra a diferença gritante q existe entre o modo q os academicos sao tratados aqui no Brasil e o modo q eles sao tratados em paises mais desenvolvidos, por incrível q pareça, aki os academicos são mt respeitados e dificilmente se encontram desempregados (fatos q mostra q nosso país passa por um periodo de evolução).

    • Guilherme Henrique:

      mas é claro! Aqui no Brasil, as universidades dão ênfase em pesquisa no doutorado, diferentemente do exterior, que é apenas um…doutorado.

  • Cesar Grossmann:

    Números primos gêmeos (ou números gêmeos primos) são números primos em que a diferença entre eles é 2. Por exemplo, 3 e 5, 5 e 7, 11 e 13. A conjectura sobre eles diz que existem infinitos pares de números gêmeos (p, p+2) que são gêmeos primos.

Deixe seu comentário!