Excitantes experiências para fazer na feira de ciências (ou em casa)

Por , em 3.08.2008

Estes experimentos são alguns dos mais simples do mundo e vão permitir horas de diversão garantida com seus amigos e impressionar muito seus professores. Você também poderá detonar os seus colegas na próxima feira de ciências.

ALERTA: Caso você seja menor de idade ou tão burro que não consegue acender um fósforo sem perder uma sobrancelha, faça os experimentos a seguir apenas com a supervisão de um adulto.

Deixe sugestões de outros experimentos para uma possível nova edição deste artigo.

  • Experimentos sugeridos para crianças até o ensino fundamental:

1 – A lata que implode

Esse é um clássico que muitos chegam a conhecer na escola. O que ocorre quando um recipiente com ar aquecido é colocado dentro da água fria? O ar se resfria rapidamente. Mas quando você coloca a lata de ponta cabeça na água o ar super aquecido (e super-rarefeito por causa da agitação das moléculas), ao se resfriar, passa a ocupar bem menos espaço e deixa a lata parecendo com uma uva-passa ao implodir. Experimente fazer em casa com uma lata de refrigerantes vazia uma vasilha com água e luvas grossas de cozinhar.

2 – Ovo dentro da garrafa

O princípio aqui não é muito diferente do experimento anterior, pois lida com pressão do ar. Para inserir um ovo cozido dentro de uma garrafa simplesmente coloque um papel em chamas ou fósforos dentro da mesma. Mas certifique-se de que sua garrafa tem uma boca com diâmetro suficiente para não cortar o ovo.

O ovo entra na garrafa porque o dióxido de carbono, formado pela combustão, é um gás que ocupa menos espaço do que o ar. Quando a pressão na garrafa fica menor do que a pressão atmosférica do lado de fora ela “puxa” o ovo para dentro por sucção.

Através do mesmo princípio acima você pode sugar água para dentro de uma garrafa ou copo. Quanto mais estreito o gargalo, maior é a coluna de água:

3 – Coca-cola e Menthos

Esse é um tanto manjado, mas você sabe do princípio que o faz funcionar? O açúcar age como catalisador da água com gás fazendo com que este seja liberado violentamente causando essa reação abaixo. O vídeo é um pouco longo, mas a música é muito boa.

4 – Pilha de limões

Pilhas podem ser criadas ao se inserir dois tipos diferentes de metal dentro em ácido. Limões possuem ácido cítrico. Se você inserir um prego galvanizado coberto de zinco em um lado e uma moeda de cobre do outro deve ter uma pilha. Nesse vídeo o experimento é feito com um limão siciliano, mas deve funcionar com nosso limão comum ou até com uma laranja. Isso dependerá da concentração de ácido cítrico de cada fruta.

Uma única pilha-limão possivelmente não conseguirá acender um LED, mas se você encadear meia dúzia delas é bem possível que consiga. Lembre-se sempre de conectar o pólo positivo de uma no negativo de outra, do contrário estará criando um curto-circuito. Junte uns três milhões de limões e você terá uma usina limo-elétrica.

Lembre-se que o LED deve ser conectado de maneira específica por causa do fluxo de elétrons, mas o vídeo ensina isso e mesmo quem não sabe inglês consegue entender.

Para que o experimento seja bem feito tenha à mão também eletrodos como os mostrados no vídeo, fio de cobre fino.

5 – Gelo quente instantâneo

Esse aqui não é tão simples pelo fato de que você necessita de acetato de sódio. Mas você deve conseguir comprá-lo na loja de produtos químicos mais próxima sem dificuldades. Dissolva o acetato de sódio em água quase fervente até que não possa mais ser absorvido pela água e ela fique saturada, sobrando o elemento no fundo da panela. Mexa constantemente. Quando estiver totalmente dissolvido, coloque-o em um copo de vidro. Não deixe o produto químico não dissolvido entrar no copo. Deixe-o esfriar na geladeira. Em seguida você pode fazer as mesmas experiências do vídeo e inventar as suas.

6 – O ovo que flutua e o ovo que afunda

Dois copos com água, cada um contendo um ovo. Em um deles, o ovo está no fundo do copo; no outro, está flutuando. O que há de diferente com esses ovos? Porque um flutua e outro afunda? Para fazer essa experiência, tudo que você precisa, além de dois copos com água e dois ovos crus, é sal. Encha os dois copos com a mesma quantidade de água, suficiente para cobrir o ovo. Em um deles, adicione duas colheres de sal e mecha bem até dissolver. Na água sem sal, o ovo afunda porque uma densidade maior que a água. Já a água com sal muda de densidade – fica mais densa que o ovo – e por isso ele flutua!

7 – As cores escondidas nas canetinhas

Você sabia que as cores, como o marrom e o preto, são feitas da combinação de outras cores? Para revelar as cores “escondidas”, você precisa apenas de álcool, filtro de café, um copo e canetinhas hidrocor. No copo, coloque um pouco de álcool. No filtro de café, faça um círculo ou um risco com a canetinha hidrocor. Coloque o filtro de café no copo, mas não deixe o álcool encostar na parte que você riscou com a canetinha. O filtro vai sugar o álcool, e aos poucos as cores escondidas na canetinha vão aparecer. Assista o vídeo para entender como fazer o experimento.

Nesse link você pode conferir uma maneira diferente de fazer a mesma experiência, além de saber mais sobre a técnica chamada cromatografia, que é a série de processos que separa as misturas (as cores, por exemplo).

8 – Criando areia movediça

Esse experimento é bem simples, e tudo que você precisa é de amido de milho (maisena), água e um recipiente, de preferência de vidro. Você coloca a maisena no vidro, e vai acrescentando água lentamente, misturando os ingredientes com a mão, até que a mistura adquira uma consistência como a do mel. Ao chacoalhar ou tocar na mistura devagar, ela parece líquida. Se você bater ou tocar nela com força, parece sólida. Qualquer objeto que você colocar lentamente na mistura – uma colher, por exemplo -, vai “afundar” e será difícil de ser puxado rapidamente – a mistura oferece resistência, como uma areia movediça. Na maior parte dos líquidos e dos gases, a viscosidade é independente da pressão a que são sujeitos. A água, por exemplo, não fica mais viscosa se você a apertar. Mas alguns fluidos ficam mais viscosos com a pressão, que é o caso dessa mistura.

  • Experimentos sugeridos para adolescentes (a partir do Ensino Médio):

9 – Gelando refrigerante em 3 minutos

Essa é inclusive uma boa dica para quando você quer gelar uma bebida quente rapidamente. Para tanto, você vai precisar de um recipiente onde caiba sua bebida (se for uma lata de refrigerante, por exemplo, um pote de sorvete vazio serve), álcool, água e sal. Em uma garrafa de álcool, você coloca metade álcool, metade água e um pouco de sal, e a deixa gelando. Em seguida, coloque a lata de refrigerante no pote e a cubra com a mistura. Se quiser, pode mexer um pouco. Após três minutos, seu refrigerante, antes a temperatura ambiente (cerca de 25 graus Celsius) vai estar a cerca de 4 graus Celsius, mais gelado do que se estivesse na geladeira! O álcool e o sal não deixam a água congelar, mas a mistura fica bem gelada e líquida, aumentando a superfície de contato com a bebida, e gelando-a mais rápido.

10 – O jornal super-resistente

Esse experimento fácil de fazer demonstra a força do ar. Para realizá-lo, você precisa de duas folhas de jornal, uma régua de madeira de 30 a 40 centímetros de comprimento e 5 e 8 de largura, e, se quiser quebrá-la, um martelo. Quando você coloca a régua sobre uma mesa, com apenas 3 a 5 centímetros para fora dela, se tentar bater na parte que está para fora da mesa, ela vai voar para longe, certo? Mas se você colocar duas folhas de jornal sobre a régua, alinhadas com a mesa, mesmo que bater bem forte com a mão, a régua não vai se mover. Opa! Mas duas folhas de jornal, tão fininhas, tem tanta força assim? Na verdade, é a pressão do ar sobre o papel que impede que a régua se mova. O ar empurra o jornal para baixo com força de cerca de um quilo por centímetro quadrado (para uma folha de jornal média, a resistência total é de aproximadamente duas toneladas!). No vídeo abaixo, os experimentadores usaram um martelo para quebrar a régua, que ficou paradinha por conta da pressão exercida pelo ar no jornal.

11 – Fazendo uma bússola

A bússola é um instrumento usado para orientação, que aponta sempre para o Norte. Para construir uma (embora não tão precisa), você precisa apenas de um ímã (pode ser da geladeira), uma agulha, uma rolha de cortiça ou um pedaço de isopor, uma fita adesiva e um recipiente com água. Se a cortiça ou isopor forem grandes, corte-os de forma redonda com cerca de um centímetro de altura. Magnetize a agulha passando uma de suas extremidades na parte lateral do ímã cerca de 20 vezes, sempre no mesmo sentido, mas sem fazer movimentos de ida e volta. Cole a agulha à cortiça ou ao isopor com a fita adesiva e coloque-a no vasilhame com água. A agulha deve girar e apontar para o norte. Mesmo se mexer nela, ela deve voltar para a mesma posição, ou seja, indicando a direção Norte-Sul. A experiência dá certo porque a Terra possui um magnetismo natural, que atrai os polos do ímã (ou, nesse caso, a agulha magnetizada) ao polo sul magnético, que é o Norte geográfico.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (133 votos, média: 4,07 de 5)

1.073 comentários

  • Pamela Cristelle:

    Gostei muito e uma forma dos alunos aprederem melhor

  • Rayanne:

    A garrafa não explode não ? quando coloca o fosforo ?

  • Walleson sao jose dos cordeiros paraiba:

    A do limao deu mutho serta coloca outras novas

  • douglas:

    essas experiencias são demaisssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

  • luciana:

    eu adorei as esperiencias,e continue fazendo e trazendo varias outras esperiências.

  • taynara de amorim:

    eu achei muito interessante tudo isso.E MUITO DIVERTIDO VER

  • thalyta marques:

    sao todas otimas adoooooooooooorei

  • kaio:

    e muito legal as experiencias

    • Carla Maria Rodriges:

      Adorei tudo vocês são D++++++++++!
      Beijos!!
      No coração!!!!!1111

  • Lucas:

    Aff que gente besta, foi hilário o comentário de não conseguir acender um fósforo sem tirar a sombrancêlha, e se lerem os comentários tem sim muita gente aqui precisando de umas aulas de português.. E as experiências são ótimas, vou usar a do ovo na minha feira de ciências, Dióxido de Carbono 😀

  • Aressa:

    Eu gostei e apresentei na feira de ciencias e deu certo…

  • taylane botelho:

    amo experiências n achei a q eu queria mais achei umas bem legais!!!!!!!!!!!!

  • sabrina:

    eu gostei de tododas as experiencia para min deu serto

  • Lucas:

    Gostei muito de algumas mas tem umas que sao muito complicadas

  • amabily:

    eu ñ gostei de nem 1 pois todos eu ja fiz e ñ deu serto

  • andreza:

    vcs podiam melhorar mas tava bom sim

  • maria vitoria:

    não achei o que eu queria

  • lukas:

    ºamo experiencias

  • j:

    nao teve nenhuma boa

  • cristiane:

    gostei de tudo menos do aviso pois não somos burros mas acho que eles são por isso colocaram aquilo la.
    cris

  • Thaina:

    Esa experiencias foram ótimaaaaaaaaaaasssss!!
    tentei faser e deu serto ! foi ótimo tirei 10 de quimica!

  • rosilanne:

    essas experiências são legais mas vc é muito engraçadinho e por isso é legal de ler valeuuuuuuuuuuu!!!!!!
    s2

  • helloysa:

    cara,amei muito massa.

  • Anelise:

    Não necessitava daquele aviso la em cima, ate pq ta ofendendo quem ér de menor, como se agente fosse burro’
    Mais alem disso as experiencias sãao otimas !

  • Iozinhaaa:

    Eu amei as experiências São muuuuuuito legais adorei ah bruuuuno te amo bjsssss:*

  • thifany:

    são muito muito bonss”

  • karol:

    pqp! sao muito ruins..
    brincadeirinha!!! kkk
    sao muitoo boooass!!!

  • pedro:

    ba valeu cara essas experiencias me ajudaram um monte a tirar nota boa na escola espero q vc coloque mais experiencias!!!!!!!!!
    valeu mesmo cara………

  • Jessikinha:

    bom são legais de sa fazer mais é que bem que vooc poderiam colocar outros mais legais para uma feira de ciencias we

  • LARYSSA:

    eu adorei todas as experiências.
    se der vou tentar fazer todas elas na escola.
    porquê quem fez esses trabalhos experimentais mereçe ser reconhecido por todos e é isso que vou tentar fazer.
    gostei muito da primeira experiência a sucção da água é bem interessante.
    também gostei da garrafa de coca-cola com pastilha de mentos dentro,aquela dali não sei se posso fazer na escola ,sabe como é né não quero levar bronca da diretora.
    mas mesmo assim gostei de todas elas espero que eu consiga fazer tudo porque o cara que inventou é muito inteligente e espero ser igual a ele também.
    porque quero ser reconhecida por todos e mostrar o que sei fazer de melhor.

    • LARYSSA:

      cara essas experiências são demaaaaaaais

  • karina:

    que coisa mas chata isso eu quero um de fogo um sinistro isso se eu amostra no colégio eu pago vergonha

  • angelo:

    ola gostei quem gostou fala eu /

  • marilia martins batista:

    ola meu nome e marilia pedi alguma coisa no português não no ingles

  • juliana cristina:

    affffffffffssssssssssssssssssssssssss! e interessante adorei essas experiencias

  • Jhéssica Alves . =):

    -Experiencias muito boas,:)
    pretendo usar na proxima feira de ciencias do meu colégio.\\õ
    >< Obrigada pela ajuda! s2

  • sandy:

    odiei essa experiencia………… eu perdi

  • camila:

    eu adorei essa experiencia é muito legal

  • JOEL GARCIA:

    FOI MUITO LEGAL APREDER ESSAS PARADA VOU TENTAR FAZER NO MEU SITIO

  • LUSSANDRO MAICON:

    AS EXPERIENCIAS SÂO MUITOS BOAS VOU TENTAR FAZER ALGUMAS EM MINHA CASA

  • lucas cardoso:

    não enterdir nada dessa experiençias

  • junior:

    muito legal gst muito!

  • lucas:

    Omg

  • fernanda:

    nossa que experiencia legal

    • lucas:

      Baixem a série Two a Half and Man(Dois Homens e Meio)

  • Mackenzie:

    eu fiz uma dessas experiencias e deu certo, na verdade era para um trabalho de escola fikou mto irado………

  • jeanne:

    muito irado lega demais vcs podem me add no orkut e me ensinar por favorrrrrrrrrrrrrrrrrrrr!!!!!!!!!!!!!

  • Karina 100%emo:

    é poko loko essas experiências!!!!!!

  • silvana vieira:

    Gostei muito dos experimentos e gostaria de receber alguns. Valeu!!!

  • karyna ………:

    eu amei até fiz na feira d ciências do meu colégio!!!

    • fernando da silva:

      bacana essas experiencias

      ABAFA!!!

  • Amanda:

    eu gostei muito das experiencias

  • jhaniffer100%vidaloka:

    Adorei meus amigos vao adorar.

  • andressa:

    voces noa tem experiencias melhores nao isso é tudo dificil nao consigo fazer nem um

  • taiane dias guimaraes:

    que legal, amei,meus professores vao adorar!!!

    • taiane dias guimaraes:

      adorei!!!

  • Ozinete:

    bacana, adorooooo…

  • leticia-eu:

    Eu gostei muito desse site,tem muitas experiencias interessantes

  • adonai:

    precisso de algo ben interesanti para afera de ciências

  • Duda e Layhsa-Miigas”:

    ♥♥Olá,as experiençias são bem legais,Mais nós temos dúvidas!!
    O ovo é cozido ou não?????♥♥

  • isabella:

    odiei

  • thaisjorgedasilva:

    eu adorei a coca-cola explosiva foi geneal bjsssssssss

  • rhaissa:

    uao muito maneiro adori

  • isadora:

    gostei de todas as experiencias

  • kevin:

    eu sou lindo d +

  • Renato:

    MUITO LEGAL ESSA EXPERIENCIA
    NOTA 10!

  • anonimo:

    isso é mt chato!!!

  • andreza:

    que legal dorei……..

  • andreza:

    muito massa………………… pena que nao consegui ver nem um
    vidio……..;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;/////////////////

    • larissa:

      adorei bjox

  • mel:

    alguem pode me ajudar preciso de algo incrivel para afeira de ciencias.

  • nilton:

    coloque explicando direito essa pora ai do limão

  • Nathália Monteiro:

    Adoreii as esperiecias esse site ta de PARABÉNS mesmoo viiu :’-

  • Nathalia Alvarenga:

    Nossa adorei essas experiencias… Era o que eu estava precisando!!

  • Franzinha:

    gostei das experiencias mas acho que poderia ser em
    português as explicações, ficaria bem melhor para entender

  • Gabriela:

    adorei as experiencias! mas preciso de um trabalho de experiencias para a escola e não decidi ainda. será que um de voces podem me ajudar???

  • Manuela:

    Burro é vc quem ñ sabe o q escreve!!!!!!!
    nada esclarecedor!!!!
    muito menos interessante!

    • Lucas Henrique:

      Meu Deus… quanto erro de português
      puta que pariu… as suas experiências são muito vagas
      vocês poderiam colocar algo um tanto mais interessante!!!

  • Anônimo:

    Tá, agora eu vi o vídeo. É de vidro, sim.

    • Gabriela:

      alguem me ajuda num trabalho de experiencia???

  • Anônimo:

    A garrafa, da experiência do ovo, é de vidro?

  • guilherme:

    frequentem mais as aulas de portuguÊs,porque 99% escreveram errado.

  • Aline:

    muito tri esses videos cara

  • lucas cardoso:

    GOSSTEI DE TODOS MENOS DO LIMÃO;;.KK

    • giovana:

      adorei a do ovo è muito legal amei!!!!tomara que todos gosten beijos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • ¨¨¨¨¨julia¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨:

    MUITO LEGAL COCA E MENTOS

    BJS JULIA¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

  • tais gabriela constatino silva:

    esperimento

  • duda:

    muito massa adorei alata qe emplode tambem adorei a do mentos e da coca-cola otimos para fazer em feira de ciencias nem e muito complicado de fazer e facim,facim…

  • jhulie rbd:

    acho que essas experiencias soa um pouco lezas

  • Maria Eduarada:

    EU GOSTEI MUITO DESTAS ESPERIÊNCIAS MAS ACHO Q PODIA TER ALGO MAIS FÁCIL! VCS ME ENTENDE?

    VLW AJUDOU UM POUCO! ME DIVERTI

  • beatriz:

    tenho uma esperiencia para fazer e nao sabia mais com a ajuda de vcs agora ja sei oque fazer e esse siti e otimo vou ate botar no meu blog

  • eduardo:

    eu gostei muito ,muito mesmo, foi dai que eu tirer um trabalho para a escola.

  • ROSIANE:

    gostei muito pois ajuda muito quando temos trabalho de qimica pra apresentar na escola ou na feira de ciencia

  • lorrana:

    as experiencias sao muito legais

  • Noslainy:

    Gostei muito e tem experiencias fáceis que vai me ajudar bastante na Feira de Ciências que vai ter na minha escola .
    Ass: Noslainy Lucena Ferreira

    • fernanda oliveira:

      eu nao gostei pq n tem muitas coisas para nos ensinar e tambem tem muitas coisas dificeis entao podia mudar entende..

  • joão neto:

    muito boa essas esperiencias adoroooo

  • lely:

    eu e minha colega estamos boiando….

  • ELISINHA:

    gosteimuitokkkkkkkkkkkkkk

  • ELISINHA:

    gosteimuito

  • ju:

    legal

  • karol e renata:

    Eu e minha prima amamos já temos uma idea pra nos fazer nosso trabalho publico a nota qd nós ganha ela!!!

  • vinícius mattos:

    essas experiencias realmente sao muito legais,tenho 10 anos e estou procurando uma boa experiecia para a mostra de trabalhos da escola PARABEMS CONTINUEM POSTANO MAIS VIDEOS uma diga minha postem videos sobre perpetuun mobile

  • lorrana:

    as esperiencas sao muitos legais eu adorei

  • isac hiller:

    gostei ganhei 9.0 em ciencia avansada kkkkkkkkkkkkkkk

  • jéssica pet-sheask:

    na realidade a criatividade conta, mas em todo o caso receber de mão beijada é cool.

    • jéssica pet-sheask:

      i liked

  • jéssica carvalho:

    é muito legal essa feira de ciências na qual se diz, no caso estou sendo salva por ela, não tinha a minima do que fazer

  • fhdfhdg:

    simples d+, chega a ser chato

  • roberta:

    esse siti e otimo ja tenho a esperiencia para a feira de ciencias

    • roberta:

      eu adorei

  • ROMANA ANDRADE:

    Gostei mito vai me ajudar no trabalho de fisica kkk esse site é otimo!!!!

  • Mary:

    Gostei muito dessas experiências .

  • mickaelly:

    e realmente legal ,e acho que quem não gostou não precisa ofender tanto

  • mickaelly:

    eu não entendi muito, mas pelo pouco que eu entendi,eu achei bem interessante

  • lara ketllen:

    eu nao me dou bem nessas coisas mas amo mexer . sei la elas me mostra coisas novas ………

  • joao:

    muito fera adorei todos esse videos!!!!

  • leletron@5mail:

    acho que não ajuda em nada esse site porque diz uma coisa e faz outra perdi meu tempo aqui e chamar as pessoas de burro POCHA AGRESSÃO VERBAL

  • Carolina:

    eu adoro experiencias,acabei de ver uma que faz o refrigerante estourar,acho que vou fazer essa para minha experiencia.ADOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORO

  • arthur paiao de moraes:

    legal

  • Carolina:

    acho isso muito legal,quem inventou a ciencia deve ser uma pessoa bem bacana

  • ooo nossa muito legal gostei mesmo:

    muito show

  • diovanny gomes:

    Muito legal!!

  • enirac:

    eu adorei elas bjs bjs bjs bjao…
    ai se eru te pego

  • enirac:

    estas experiencias sao mto fodonas eu adorei mtoo
    poost mas experiencias q eu vou experimentar todas elas…

  • Greicieli:

    Adorei todas as experiencias, foram úteis para o meu trabalho.

  • karoliny:

    ameiiiiii minha experiencia vai ser a do ovo cara é foda de mais

  • KAROLINY DE PAULA:

    adooooooooooore cara foi otimo esse vai ser meu experimento
    é nóis na escolla EMEB MONTEIRO LOBATO EM CAXU-ES

  • gabriela:

    legal nota:7,5

  • samara mai carara:

    gostei muito das experiências e já fiz varios testes em casa para mostrar para as professoras na escola e aprendi muito com isso

  • diulia:

    achei legal a do limão pena que eu ñ tenho os materiais!!!
    🙁

  • luciane:

    e interresantee

  • Nany:

    eu gosteiii muitoo vou arrasar no campeonato de ciencia da minha escolaa!!

  • osmar pagani:

    eu gostei muito eu e minha familia

    • osmar pagani:

      voceis gostarao

    • osmar pagani:

      eu encontrei o que eu queria foi muito enteressante

  • klinton:

    encontri q eu queria

  • spartacons:

    foi muito legal a do ovo !!!!!!

  • *_*:

    eu amei essa experiencia e muito loca do limao

  • katriele:

    eu adorei todas as experiencias.
    pricipalmente a do limao e a do ovo..
    bjossssssssss

  • karem:

    ameii essas experiencia a da coca cola eu já fiz é bem legalll

  • pamela:

    cara eu nao entendi nada

  • jaqueline:

    realmente bem legais as experiencias!!!

    • eu:

      + ou -, naum gostei muito naum.

  • Giseli:

    Eu naoo achei oqq eu qeriaa !!
    euu qeroo alguma experiencia sobre ‘Quantidade de Movimeento ‘

    ¬¬’

    • PAULO:

      PROCURA EM EXPERIENTOS DE FISICA

  • MARIA DAS GRACAS:

    LEGAL…

  • layna:

    alguem pode mim responder qual o nome da experiencia do limao!!!!!! estou precisando,tipo hoje e agora!!!!!

  • marcos:

    muito legais todas as experiecias!!!!!!!!!!!!!!!!!!!adoreikkkkkkkkkkkkkkkk……….

  • layna:

    nao gostei coloque umas mais legal e facis,por favor.!!!!!!

    • layna:

      que droga ninguem vota em mim votem em sim ta?bjs

  • Lais:

    ACHO QUE VOCÊS DEVERIAM TER UM POUCO MAIS DE CUIDADO COM AS PALAVRAS DIGITADAS, DIRIGIDAS AO LEITOR, POIS CHAMAR UMA PESSOA DE BURRA É AGRESSÃO VERBAL.

    • Vitor:

      LAIS: mimimi…mimimi!!!! Chega!

  • jocelma:

    adorei

  • guilherme:

    eu adorei a experiencia dos limões que dão energia

  • natiele:

    q poha nao achei o que eu queria nesse site

  • marcos paulo:

    ver experiencias e legal,pq nois aprende,e pode fazer quando precisar.

  • Luíza Andrade:

    Ai gente me ajudam eu precisava de uma experiência p/ eu azer an minha feiran de ciências

  • alexia:

    amei essa experiencia do ovo,vou fazer lá na minha sala eles vão amar!!

  • wayla:

    Adorei.Muito legal

  • Anahi:

    Gostei da experiencia do ovo , vou fazer na minha sala *-*

  • loren:

    não encontrei o q eu qria

  • Beatriz:

    Nossa é muito interessantes essas experiençias eu gostei eu fiz todas eu recomendo para todos porque são simples e facies

  • maria:

    eu professor quer uma esperiencia q nao seja tao besta mais nao sei onde procurar
    essas esperiencia e boa mais vai entender a cabeça do meu professor

  • marisa:

    muito legal eu adoro experiencias!!!1

  • Giovana:

    muito bom!!!!!!!!!!! 🙂

  • noania:

    aomde e a do ovo

  • caike domingos:

    foi um tanto legal var experiencias como a do ovo!!!!

  • gatinha s2:

    eu adoreiiiiii!!!
    otimas experiençias
    beijao

  • Lelezinha:

    Eu preciso de uma experiencia para a feira de ciencias na minha escola,pois vale 15 pontos ou seja a metade do bimestre . Preciso muito ! Para ajudar : Estou na quinta serie 6° ano tenho 11 anos , me ajude!

    • junio:

      vai pensa um pouco, e estude meu, deixa de espera pelos outros tenha sua propria ideia…..kkkkkkkk

  • debora ferancini:

    se alguem puder me ajudar eu gostaria de uma experiencia sibre o sistema respiratorio obrigada e bjs bjs bjs

  • debora ferancini:

    eu gostei mas queria algum de sistema respiratorio para a feira de ciencias

  • daniele:

    preciso de uma experiencia falando sobre a digestão

    bjs bjs

    quero a resposta

  • anonimo:

    queria coisas mais concretas e de facil aplicação
    preciso de uma experiencia facil,simples e pra ontem

    bjs bjs
    se puder me ajudr agrdeço

  • iGiovannaFronch:

    aa da Coca é facil:é só colocar bala mentos na garrafa e agitar.

  • MIcaela:

    olha so eu não so burra so uma pesoa que veio neste site para fazer um trabalho de ciências e vc chama as pessoas de burra eu vou denuncia isso não se fas ta todos nós nascemos burros mas para aprender para um dia fazer um site coo vc te dou 2 dias mas so 2 dias para vc tirar essa frase em que vc chama as pessoas de burro ta.

    obrigada!

  • Kerolayne:

    quero recebar o mais rapido, porque tenho uma feira de ciências pra apresentar.

  • eu nao consigo ler:

    é legal , mas nao é o suficiente

  • josiele:

    oootiiiimoo! gosteii muito da coca-cola com limao1 obrigada! bjos

  • dr sexym:

    Adoro!!

  • Mayara Andrade:

    Oh o site éh muito legal,so q éh legal d+!

    bjus,votem ai!

  • waessa:

    nao gostei pois nao achei o que queria

    • Isabelle:

      azar o seu! 🙂

  • maria e:

    eu gostei o da coca mais ele nao explica nada em tao eu nao entendi direito

  • Simoni:

    Adorei e tbm axei interessante!!!

  • godofredo:

    MUITO LOUCO VELHO
    DOIDÃO!!!!!!!!!!

  • andressa meideros:

    adogueiii o site muito legal e divertido

  • wanessa:

    É gostei precisava de um desses pra fazer meu trabalho da escola pelo menos ficou mlr do que um que eu fiz qe era pra criar uma folha de papel reciclado ficou paracendo uma tapioca rsrsrsrsrsrsrs

  • critnthay:

    é, não achei muito interessante não, pois é muito facil.

    3beijos_

  • rebeca:

    ñ consegui fazer o do limão….

  • jean:

    acho que poderia sermais completo

  • Maar*:

    Nossa, ki fodaaaaa *-*
    Adorei, já sei até o que vou fazer nesse Feira de Ciências xD
    Acho que vou fazer a do ovo (deve ser a menos complicada pra se fazer na escola x.x’)
    Mas vlw pelos videos, me ajudou muito *O*

  • ana karolyne:

    pirei e muito legal eu nunca tinha visto um igual a esse adoreiiiiiiiiiiiiiii
    estou ate agora babando
    thau

  • Jaqee’:

    gosteii mto das experienciass mais achu qee seria melhor como video mostrando como se faz seria até mais facio para nós fazermos….adorei!Parabens!!!

  • riri:

    legal…….
    mais tinha ki ter textos
    explicando mais
    para servir de trabalhos escolares…..

  • camila:

    gostei mais é muito deficio

  • vicky:

    gostei muito dessas experiencias mas não a ponta de faze-las

  • lorrany scarlett:

    ñ gostei muito vamos tentar melhorar…

  • Leandra:

    I loved the experience EGG IN THE BOTTLE

  • banana:

    é + ou – não deu muito pra ver direito porque estava travando toda hora .

    • Isabelle:

      quem mandou não ter uma internet boa hahahahha

  • francisco:

    achei muito bom

    • Romulo:

      Vc eh muito doente para de locuraaaa!!!!

      kkkkkkkkkkkkkkk

  • italo:

    MINHA PROFESSORA SE CHAMA FATIMA ROSINA DO CASCATINHA E ELA QUE ME ENDIKO ESSE SITE E ELE E 10

  • Camila:

    Não tinha expêriencia melhor não

  • elaine de fatima silva souza:

    eu adorei as suas experiencias podia mandar experiencias novas parra a galera ne ?

  • raissa:

    as esperiencias sao iradas cara

  • cristhielly:

    nao gostei de nenhum dos comentarios!foram péssimos1deus milivre colocam pessoas criativas nesse trem

  • mhonyk:

    n sei pra que vcs colocaram coisas em ingles vcs acham que somos americanos?!

  • talison junior anthero:

    desculpa eu errei o nome e vitoria camargo!continuie assim esperta,e inteligente!beijos mhonyk

  • talison junior anthero:

    essa do sabao e otima eu gostei muito foi muito eficiente!eu adorei muito maria vc foi muito esperta.partabens
    ]

  • CICI*:

    ADOOOOOOOREI ISSO. E O OVO IRADO ME AJUDOU MUITO

  • ane:

    afff….tem uma experiencia que seje da quinta série sobre o ar???????????????????????????meee sallvemm da prof de cienciasssssss!!

  • |Thally:

    \o> me salvaram da prof d Quimica (:
    gostei dos experimentos mt legais hihi

  • ane:

    aqui naum tem alguma coisa sobre o ar e que explique a experiencia?!

  • sara:

    muito legal a esperiencia do ovo

  • Tainá:

    cara, que daora! vcs me salvaram o pescoço!!!

  • Vitória Camargo:

    Tubos de Sabão

    Material

    Bacia grande.
    Arame.
    Compostos

    Água.
    Detergente.
    Glicerina.

    Procedimento

    1. Faz um círculo e uma pega com o arame. (o arame deve ter uma espessura que permita molda-lo com as mãos)

    2. Deita meio copo de detergente para uma bacia. (o detergente é essencial)

    3. Adiciona 1 litro de água ao detergente.

    4. Adiciona 60 mililitros de glicerina à solução de detergente.

    5. Deixa a solução repousar, durante um determinado período. (se tiveres tempo, espera uma noite)

    6. Mergulha o círculo de arame na solução.

    7. Levanta o círculo da solução e observa o tubo de sabão formado. (eu consegui fazer tubos de 3 metros. Se não resultarem tubos, adiciona mais detergente à solução)

    O porquê?
    Na superfície da água existe um fenómeno muito conhecido – a tensão superficial. Devido à tensão superficial da água não conseguimos obter tubos sem adicionar o detergente à água. Ao adicionar detergente à água a tensão superficial desta baixa, facilitando a formação de tubos de sabão. Os tubos de sabão resultantes não se aguentam por muito tempo, porque há uma evaporação rápida da água que os constitui. É por isso que se utiliza a glicerina, para dificultar a evaporação da água dos tubos de sabão. Obtêm-se tubos de sabão mais duradouros para dias chuvosos, porque o ar ambiente é mais húmido.

    Por;Vitória Camargo.

  • maria:

    Eu achei bom bonito. E bem barato. Alem de ser irado sinistro e MANÊRO! Mangei mto a obra. Realmente me excitou!

  • rosano’:

    Nossa me ajudaram muito , obrigada.
    Me deram a ideia do que fazer na Feira de ciências da minha escola.

  • lip:

    queria aprender a fazer

Deixe seu comentário!