Experimento inusitado: Vínculo sanguíneo entre camundongos jovens e idosos revela prolongamento da vida

Por , em 8.08.2023

Em um experimento peculiar, cientistas dos Estados Unidos e da Rússia colaboraram para conectar os sistemas circulatórios de camundongos jovens e idosos por um período contínuo de 12 semanas. Isso resultou em uma desaceleração do envelhecimento celular nos camundongos mais velhos e em uma extensão de sua expectativa de vida em até 10%.

Este estudo se baseia em investigações anteriores que destacaram o potencial de certos elementos presentes no sangue de mamíferos jovens para serem explorados por suas possíveis vantagens anti-envelhecimento.

Embora os resultados sejam notáveis, eles não respaldam a implementação de transfusões de sangue completas em seres humanos. Além da substancial disparidade biológica entre camundongos e humanos, existem múltiplos riscos reconhecidos e graves associados a tais procedimentos para o receptor, sem mencionar as preocupações éticas relacionadas às doações.

Além disso, traduzir doze semanas em camundongos para o tempo humano equivaleria a aproximadamente oito anos – um período notavelmente inviável para manter uma conexão física potencialmente ameaçadora.

O biólogo celular da Universidade Duke, James White, explica: “Os fatores essenciais que impulsionam esse fenômeno ainda são desconhecidos.”

Os detalhes sobre se esses fatores consistem em proteínas ou metabólitos, e se os camundongos jovens contribuem com novas células ou simplesmente atenuam os efeitos do sangue envelhecido nos camundongos mais velhos, permanecem como perguntas sem resposta.

Para obter insights, uma equipe liderada pelo geneticista da Universidade Harvard, Bohan Zhang, uniu os sistemas circulatórios de várias duplas de camundongos, incluindo pares de camundongos jovens (3 meses de idade), pares de camundongos idosos (dois anos de idade) e pares compostos por um camundongo idoso e um jovem. Os resultados foram então comparados.

As análises revelaram que os camundongos mais velhos que receberam sangue jovem apresentaram níveis mais elevados de compostos reguladores como o ácido tricarboxílico, indicando a revitalização de processos químicos normalmente prejudicados pelo envelhecimento. Além disso, houve um aumento na produção de mitocôndrias – as fábricas de energia das células -, redução da inflamação e maior ativação de genes associados à longevidade.

Os pesquisadores afirmaram em seu artigo que esses efeitos se correlacionavam com uma vida útil prolongada, indicadores fisiológicos aprimorados e uma rejuvenescimento global dos sistemas genéticos regulatórios e proteínas celulares. Notavelmente, a circulação contínua de sangue por três meses produziu benefícios mais substanciais em comparação com estudos anteriores de troca de sangue de curto prazo realizados ao longo de cinco semanas.

Concomitantemente à revisão por pares do estudo de Zhang, outro estudo similar revelou resultados desfavoráveis para os camundongos doadores jovens. Eles experimentaram uma redução em sua expectativa de vida devido ao procedimento.

Isso sugere que a alteração na composição geral das células pode ser responsável pelas mudanças observadas. Por exemplo, a substituição e diluição de células envelhecidas e danificadas podem ocorrer, e os camundongos doadores precisariam lidar com essas mudanças.

No entanto, a equipe de Zhang não encontrou evidências da presença de tipos de células mais jovens em locais como a medula óssea, embora os efeitos positivos tenham persistido.

Os pesquisadores estão determinados a descobrir os elementos cardiovasculares responsáveis por esses benefícios extraordinários. [ScienceAlert]