Confira o interior do LHC, em 360°

Por , em 17.03.2016

O Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês) é o maior acelerador de partículas do mundo – aliás, é a maior máquina do mundo.

LHC

Ele fica no CERN, o laboratório da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, 100 metros abaixo do solo, na fronteira entre a Suíça e a França.

Para tal acelerador de partículas atingir as velocidades que precisa, muitos fatores precisam ser levados em conta. Por exemplo, neste túnel circular, que faz parte do LHC, 9.600 ímãs direcionam e focam os feixes de partículas dos experimentos.

tunel LHC

Com 27 km de extensão, o LHC abriga quatro experimentos e dez aceleradores. As partículas viajam pelo túnel anelar 11.000 vezes por segundo, o que é próximo à velocidade da luz. Cada parte do túnel tem uma função, como resfriamento e monitoramento das partículas.

Dois feixes correm em direção contrária dentro do anel e eventualmente colidem, que é quando os pesquisadores podem replicar as condições parecidas com o início do universo, ou seja, o Big Bang.

CMS