Confira o interior do LHC, em 360°

Por , em 17.03.2016

O Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês) é o maior acelerador de partículas do mundo – aliás, é a maior máquina do mundo.

LHC

Ele fica no CERN, o laboratório da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, 100 metros abaixo do solo, na fronteira entre a Suíça e a França.

Para tal acelerador de partículas atingir as velocidades que precisa, muitos fatores precisam ser levados em conta. Por exemplo, neste túnel circular, que faz parte do LHC, 9.600 ímãs direcionam e focam os feixes de partículas dos experimentos.

tunel LHC

Com 27 km de extensão, o LHC abriga quatro experimentos e dez aceleradores. As partículas viajam pelo túnel anelar 11.000 vezes por segundo, o que é próximo à velocidade da luz. Cada parte do túnel tem uma função, como resfriamento e monitoramento das partículas.

Dois feixes correm em direção contrária dentro do anel e eventualmente colidem, que é quando os pesquisadores podem replicar as condições parecidas com o início do universo, ou seja, o Big Bang.

CMS

O experimento CMS (Solenoide de Múon Compacto, em português), um dos detectores de partículas do LHC, possui 15 metros em diâmetro e pesa 14.000 toneladas. Ele foi um dos responsáveis pela descoberta do bóson de Higgs. Esse tubo do CMS é conectado ao túnel que vimos acima. É aqui que as partículas colidem:

colisao de particulas lhc

Achou interessante? Então confira as instalações do CERN em detalhes. O vídeo abaixo, produzido pela BBC News, caminha dentro do LHC, mostrando todos os seus ângulos. Use os controles no canto superior esquerdo do player para girar em 360° e espiar cada pedaço do acelerador de partículas. [BBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!