Facebook faz você se sentir gordo(a)?

Por , em 1.04.2012

Segundo um novo estudo, as pessoas se sentem mais gordas quando estão no Facebook.

A pesquisa americana concluiu que a rede social está alimentando a cultura estética atual obcecada com peso.

600 usuários do Facebook, com idades entre 16 a 40 anos, foram pesquisados. Mais da metade disse que o Facebook os torna mais autoconscientes sobre seus corpos e peso. E os homens foram os com sentimentos mais negativos.

Embora mais mulheres do que homens admitiram que gostariam de perder peso (75% em comparação com 58%), os homens foram muito mais expressivos sobre seu descontentamento.

40% dos homens disseram que postaram comentários negativos sobre seus corpos, enquanto apenas metade do número de mulheres fez o mesmo.

O pesquisador Steven Crawford acredita que o Facebook é um fator influente no desenvolvimento de distúrbios alimentares graves. “As pessoas agora estão constantemente conscientes da sua aparência, graças ao Facebook. Uma reação comum é pensar que precisa ser mais magra, e é esse tipo de pensamento que pode levar a dietas prejudiciais”, comentou.

Quando você está infeliz com sua aparência, é fácil evitar espelhos. Mas está se tornando cada vez mais difícil ficar sem Facebook.

8% dos entrevistados disseram que entravam no Facebook pelo menos uma vez por dia. Sendo assim, é impossível deixar de ver fotos de si mesmo e de seus amigos. E as pessoas não estão apenas olhando – estão comparando.

O novo formato de perfil do Facebook, Timeline, torna as comparações mais fáceis. Com um clique, você pode ver fotos de cinco anos atrás, e compará-las com as atuais. Quase um terço das pessoas se sentia “triste” ao comparar fotos de si mesma e de seus amigos, e 44% gostariam de ter o mesmo corpo ou peso que um amigo no Facebook.

Comparações de foto no Facebook também estão afetando a vida social de usuários do Facebook. Como celebridades que se preocupam com paparazzis, os usuários do Facebook estão preocupados cada vez que saem de casa que sua foto vai aparecer na rede – o que não é nada difícil.

Por essas e outras razões, os pesquisadores afirmam que o Facebook é uma ferramenta que alimenta comportamentos depressivos, como olhar suas fotos, se achar gordo, e desistir de sair em casa, ou não evitar comparações diárias entre você mesmo e seus conhecidos. Quer se sentir melhor? Talvez sair do Facebook ajude.[MSN, Foto]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 3,00 de 5)

3 comentários

  • Chiago Pallano:

    As pessoas ficam mais gordas quando passam tempo no Facebook. E o que as faz sentir gordas, não é o Facebook, é a barriga que reflete no espelho.

  • nght:

    isso é um the sims?

    • Miguel:

      Sim, a imagem é do The Sims 3, quase de certeza XD

Deixe seu comentário!