Filhos mais velhos sofrem mais com alergia

Por , em 25.04.2011

Más notícias para os filhos mais velhos. Um estudo do Shiga Medical Center for Children do Japão, revelou que os primeiros a nascer têm mais chances de sofrer de alergia a certos tipos de alimentos. Entre os participantes do estudo, a prevalência de alergias nos mais velhos foi de 4%; nos segundos a nascer, foi de 3,5%; e nos outros, 2,6%. Mais de 13 mil crianças, com idades entre 7 e 15 anos, foram entrevistadas para a pesquisa.

Os que nasceram primeiro, também tiveram mais chances de sofrer de rinite e conjuntivite em relação aos mais novos. Contudo, a ordem de nascimento não influenciou nos casos de asma ou dermatite atópica.

Não se sabe porque as crianças que nascem mais tarde aparentam ter uma proteção natural contra alergias. Pode ter algo a ver com as mudanças no útero durante o período pré-natal. Cada gravidez pode causar mudanças no sistema imunológico da mãe, o que pode afetar o feto, explica o pesquisador Takashi Kusunoki.

Ele oferece, ainda, uma hipótese relacionada a higiene: um ambiente muito limpo pode causar o sistema imunológico a reagir a substâncias que não causariam perigo, alimentos, por exemplo, causando alergia. Mais crianças na casa significaria mais germes. Os mais novos estariam mais expostos a organismos patogênicos mais cedo que os irmãos mais velhos.

Os pais também foram questionados se suas crianças apresentaram dificuldade de respiração, eczema ou alergia a algum alimento antes de completar um ano. Os cientistas perceberam o mesmo efeito: as respostas foram negativas para a maioria dos mais novos. Para Kusunoki, isto indica que a tendência a alergias deve mesmo começar durante a gestação. [LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

3 comentários

  • LUANA:

    Eu sou a mais velha e tenho alergia,mas não a alimentos.

  • eduardo:

    Anna Julia, comigo tb é assim… no meu caso sou o caçula e sofro de alergia… as minhas irmãs tb sofrem do mal, mas em níveis bem menores q o meu…
    Mas talvez somos casos isolados… a pesquisa trabalha com proporções, escalas… ker dizer, a cada 10.000 pessoas com alergia, apenas 2.000 são caçulas… como é o meu caso…

  • Anna Julia:

    mintira , eu sou filha mais velha e tenho alergia a nada . meu irmao q é mais novo tem energia a alguns remedios e a poeira

Deixe seu comentário!