Entenda a física por trás do clipe do OK Go

Por , em 16.02.2016

O novo clipe do OK Go, Upside Down and Inside Out, tem feito sucesso com suas cores vibrantes e acrobacias inesperadas dentro de um avião. Como a mensagem no início do vídeo explica, as cenas foram gravadas sem chroma key ou cabos, e sim em um avião que simula a gravidade zero.

Como você fica sem peso em um avião?

Quando estamos de pé em uma superfície comum como o chão de casa, costumamos pensar que a força que estamos sentindo é a gravidade. Na verdade, o que sentimos é o peso. Se estamos em repouso, há duas forças em equilíbrio: a força da gravidade nos puxando para baixo e sua reação, a força do chão empurrando para cima. Então o que sentimos é a força peso, e não a gravidade.

A gravidade depende da massa da Terra, por isso ela nunca muda. O que muda é a força peso. É fácil pensar em um exemplo de como isso acontece em nosso dia a dia. Se entramos em um elevador que sobe rapidamente, sentimos uma força nos achatando para baixo. Quando o elevador desce rapidamente, nos sentimos mais leves.

No avião simulando gravidade zero, acontece o mesmo que no caso do elevador descendo rapidamente, mas com uma aceleração maior, suficiente para que a pessoa dentro do avião possa “flutuar”.

O voo que faz essa simulação não aponta o bico para baixo e simplesmente cai. O avião descreve uma parábola, para conseguir o efeito pelo maior tempo possível, de forma segura.

Como o vídeo foi gravado?

okgo-upsidedowninsideout
Seria possível gravar a cena toda em um só take? Não. Se você conferir o vídeo novamente, todo o trecho sem gravidade dura 166 segundos. Mas um voo que faz a simulação de gravidade zero consegue este efeito por apenas cerca de 30 segundos.

Então foi necessário gravar pequenos trechos de cerca de 20 segundos, e depois fazer uma bela edição. Você pode notar que em alguns momentos os objetos que estavam flutuando, como os laptops ou os cintos de segurança, voltam a ficar no chão. Foi provavelmente nessas horas que o avião voltou a acelerar e o efeito sem gravidade terminou.

Considerando que os membros da banda não tinham treinamento em um ambiente sem gravidade, a equipe provavelmente precisou fazer dezenas de takes para gravar todas as cenas corretamente. Além de parabenizar o OK Go pelo divertido e trabalhoso vídeo, fica registrada aqui a dúvida sobre quem vomitou mais nessa empreitada. [Wired]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!