Folículos “preguiçosos” podem ser a causa da calvície

Por , em 25.06.2012

Os anos passam, os cabelos caem e, para o desespero de muitos, ainda não se sabe exatamente o porquê. Recentemente, porém, um grupo de pesquisadores da L’Oreal em Paris (França) descobriu uma das causas da calvície e, assim, vão desenvolver um novo tratamento.

O problema, segundo eles, estaria na “preguiça” dos folículos capilares (as estruturas que produzem novos fios): normalmente, eles entram em um estado de dormência a cada quatro anos, se renovam e voltam à atividade. Em pessoas calvas, eles simplesmente não acordam, não produzem novos fios, e o resultado, bom… você já sabe.

“Vamos criar um produto que, quando aplicado, ‘acordará’ o folículo capilar e o tornará ativo novamente”, destaca o pesquisador Bruno Bernard, líder de biologia capilar da L’Oreal em Paris. Eles lembram que os folículos não trabalham sozinhos: existem dois grupos de células-tronco envolvidos no processo, um próximo da superfície da pele, outro mais abaixo.

O segundo grupo trabalha melhor quando há pouco oxigênio (hipóxia) ao seu redor. Nos calvos (ou futuro calvos), o nível de oxigênio se altera e esse grupo de células não trabalha como deveria. “Encontramos moléculas que imitam o efeito da hipóxia. Assim, podemos fazer com que os folículos produzam novos fios”, explica.

Enquanto a “salvação do cabelo” não aparece, vale a pena procurar seu dermatologista e pedir que lhe indique um tratamento que já existe. A menos, é claro, que você acredite naquela história de que “é dos carecas que elas mais gostam”.[The Telegraph UK]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

5 comentários

  • Laura Neumann:

    Teorias sempre aparecem, e curas podem ser eventualmente encontradas. A verdade continua sendo que loções e medicamentos que prometem a cura da calvície não são eficazes. O único tratamento eficaz que ja presenciei em mulheres e homens é o implante capilar, ou cirurgia de calvície. Para isso é necessário consultar um Cirurgião Plástico. No site desta clínica de cirurgia plástica existe até uma animação em 3D demonstrando a técnica. http://www.uebel.com.br/

  • Rafael2:

    Então, devo lavar os cabelos com menos frequência? E a falta da higiene decorrente, ou melhor, a oleosidade do cabelo, misturada ao suor do couro cabeludo? É, parece que não dá. Se correr o bicho pega, se pegar o bicho come.

  • eduardo:

    Cura eu acredito que já exista há muito tempo… mas vcs acham q os laboratórios iriam colocar a boca no trombone e dizer que eles têm a CURA, qnd é mais lucrativo dizer que tem TRATAMENTO?
    Acho que nunca mais terei franja… kkkkk… mas nem me importo muito. O meu pai já dizia: “Se cabelo fosse importante, não nasceria na bunda, no meio da m****”.

  • Fernando Fernandes da Silva:

    Para mim, “preguiça” e dos pesquisadores que so agora descobriram isso.
    E outra, vai levar vinte anos para eles criar um produto que renascem o cabelo de volta.
    Ridiculo!

  • Anderson Araujo:

    E aquela história do encolhimento dos folículos por causa da conversão da testosterona em DHT? Cada vez surgem mais e mais teorias novas.

Deixe seu comentário!