Foto espacial: as montanhas em camadas de Marte

Por , em 16.08.2010

A imagem que você vê são montanhas marcianas, localizadas no fundo da cratera Arabia Terra, no planeta vermelho. Por que elas têm tantas camadas? Os cientistas ainda estão tentando explicar isso.

As áreas escuras na foto não são formadas de água, como pode parecer à primeira vista, mas sim de uma areia muito escura. Astrônomos suspeitam que essa areia pode ter um papel crucial na formação das camadas das montanhas, já que seria possível que elas surgiram graças ao vento marciano e ao desgaste que os grãos de areia provocariam, causando erosão.

A maioria dessas camadas é larga o suficiente para que um caminhão passe por elas tranquilamente. A imagem acima mostra uma paisagem com três quilômetros de largura.

O fotógrafo dessa paisagem marciana foi a sonda Mars Global Surveyor, agora inativa, que capturou a imagem em outubro de 2003. [Nasa]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

9 comentários

  • EU:

    ESSE GENIVAL É MUITO MENINO. GOSTA DE FICAR VIAJANDO NA MAIONESE. E ATÉ JÁ COMEÇOU A APRENDER A ESCREVER….

    SÓ QUE TUDO ERRADO…..EHEHEHE

  • Eduardo Amaral:

    Realmente o Genivaldo deveria dar uma paradinha em Saturno ou Urano e frequentar uma escola de escrita, pois imaginação até que o cabra tem.

  • Ironicus:

    A possibilidade de mineração está descartada claro. Vamos de alguma maneira achar uma explicação natural pra isso, nem que seja areia escura, já que materia e energia escura não vão colar aqui.
    Eu sugiro que uma mentira escura seja acrescida a equação.

  • gargwlas:

    pelo jeito os ETs levaram os genivaldo para dar uma volta.. mas nao tinham “tecnologia” que o fizesse escrever direito…pfff

  • Tc:

    Olhando rápido até parece o asfalto da frente da minha casa…

  • ThiagoSperandio:

    Nossa… viajado… mas doeu meus olhos a leitura, AhuAHuHAuhAUhHAUhAu

  • Genivaldo:

    Nos anos de 1970 abordo de um Ufo passei rapidamente por marte mais tenho apenas lampêjos de deste planeta só mim lembro do cinturões de asteroides foi munto legal só que não mim lembro de ter ido novamente e se fui mim foi broqueiado, mais o universo é lindo e cheio de moradas para corpos étericos diferente dos corpos humanoides nossos.

  • Tirimba:

    Vejam imagens da Mineracao Casa de Pedra em Congonhas Minas, pelo google earth!

  • Tirimba:

    Foto incrivel! Trabalho na Mineracao Casa de Pedra (CSN), em MInas. Esta imagem assemelha-se com as montanhas onde extraimos o minerio de ferro e fica exatamente com o aspecto de camadas. Cada degrau na montanha chamamos de “TALUDE”. Fantastico!!!!!!

Deixe seu comentário!