Uma estonteante imagem de um sistema estelar em formação

Por , em 8.11.2014

A imagem acima é a mais clara imagem de um disco de gás e poeira no qual estão se formando planetas. Isto mesmo: a imagem mostra um sistema estelar, parecido com o nosso, nascendo.

O disco é composto de gases e poeira que vão agregando e formando corpos cada vez maiores, que continuam agregando e acabam formando os planetas. A fotografia foi feita usando o ALMA, um grupo de radiotelescópios até 15 km um do outro, que trabalham em conjunto e formam um supertelescópio de interferometria, com a resolução máxima possível.

Lá do deserto do Atacama, no Chile, o ALMA conseguiu registrar com grande detalhe o disco de gás e poeira que rodeia a estrela HL Tau, a 450 anos-luz daqui, na constelação de Touro. Dá para ver anéis mais escuros, em que se encontram os planetas em formação, uma imagem que certamente vai revolucionar a compreensão que temos da formação de planetas.

Este sistema estelar é novo: tem apenas um milhão de anos. Não se esperava que ele estivesse formando planetas, que são evidenciados pelas linhas escuras no disco protoplanetário. Na imagem abaixo, dá para ver a jovem estrela HL Tau e sua vizinhança no espaço. A foto em miniatura foi obtida pelo ALMA, enquanto o resto da imagem foi obtido pelo Hubble.

ALMA/Hubble composite image of the region around the young star

Esta outra imagem compara o nosso sistema solar com o sistema que está se formando em HL Tau. Apesar da estrela HL Tau ser muito menor que o sol, o raio do disco em torno dela se estende a pelo menos três vezes a distância de Netuno ao sol.

sistema-estelar-em-formacao (3)

Olhando para esta imagem, vemos o sistema solar como ele era no princípio, mais de 4 bilhões de anos atrás. [Wired, ALMA Observatory]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!