Foto da NASA mostra a Terra e a Lua vistas de Marte

Por , em 14.01.2017

Uma espaçonave da NASA deu à humanidade uma visão deslumbrante direto de Marte: uma vista maravilhosa da Terra e de nossa Lua.

A Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) usou sua Câmera de Imagens de Alta Resolução Para Experimentos Científicos (HiRISE) para capturar esta nova imagem telescópica de nosso planeta e seu satélite natural em 20 de novembro de 2016. Na época, Marte e Terra estavam separados por 205 milhões de quilômetros.

Estas fotos da Terra nascendo na lua são reais

A incrível nova foto é na verdade uma composição de duas exposições separadas tomadas para calibrar a HiRISE, que é tão poderosa que é capaz de visualizar características de apenas um metro em toda a superfície marciana direto do poleiro orbital da MRO.

“A imagem combinada mantém as posições corretas e os tamanhos dos dois corpos [Terra e Lua] um em relação ao outro”, escreveram os oficiais da NASA em uma descrição da imagem, que foi liberada no dia 6 de janeiro.

Veja a Terra como nunca antes

“A distância entre a Terra e a Lua é cerca de 30 vezes o diâmetro da Terra”, acrescentam. “A Terra e a Lua parecem mais próximas do que realmente estão nesta imagem porque a observação foi planejada para um momento em que a lua estava quase diretamente atrás da Terra, do ponto de vista de Marte, para ver o lado da Lua voltado para a Terra”.

A imagem recém-lançada é suficientemente nítida para revelar detalhes de continentes na Terra. Na verdade, a característica marrom avermelhada no meio do planeta é a Austrália, disseram oficiais da Nasa.

As 11 mais icônicas imagens da Terra tiradas do espaço

A missão MRO, que teve o custo de 720 milhões de dólares, foi lançada em agosto de 2005 e entrou em órbita em torno do Planeta Vermelho em março de 2006. Durante a última década, a sonda tem estudado a geologia e o clima marcianos, procurado sinais da atividade de água corrente na superfície do planeta, fornecido uma ligação de comunicação vital entre as os objetos na superfície de Marte, tais como a sonda Curiosity, e seus manipuladores aqui na Terra, e ajudado os pesquisadores a avaliar locais de pouso potenciais para futuras missões robóticas e humanas, entre outras tarefas.

A MRO ocupa uma órbita aproximadamente circular que mantém a sonda dentro de 250 a 316 km da superfície marciana. [Space]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (6 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!