O lago que transforma animais em estátuas: fotos

O Lago Natron é uma bacia endorreica (sem saída para o mar) de água salgada alcalina situado no norte da Tanzânia, próximo da fronteira com o Quênia.
A menos que você seja uma tilápia alcalina (Alcolapia alcalica), um peixe extremófilo adaptado a condições adversas, suas águas não são o melhor lugar para se viver. As temperaturas do lago podem chegar a 60° C, e seu pH é entre 9 e 10,5. Sua cor avermelhada vem das algas que vivem ali.

O nome Natron vem de natrão, um composto que ocorre naturalmente e é feito principalmente de carbonato de sódio com um pouco de bicarbonato de sódio. No lago, ele surge das cinzas vulcânicas acumuladas a partir do Grande Vale do Rift, cheio de vulcões em erupção. Os animais que ficam imersos na água do Natron morrem calcificados.
O fotógrafo Nick Brandt, que tem uma longa associação com o oriente da África (ele dirigiu o clip “Earth Song”, de Michael Jackson, lá em 1995) descobriu aves e morcegos perfeitamente preservados quando passou pelo lago e resolveu desviar um pouco da sua atenção em outro trabalho para esse fenômeno incrível.

“Eu não poderia deixar de fotografá-los”, disse. “Ninguém sabe ao certo como eles morreram, mas parece que a natureza reflexiva extrema da superfície do lago os confundiu, e como pássaros que colidiram com vitrais, eles correram para dentro da bacia”.
Quando ilhas de sal se formam no lago, flamingos-pequenos (Phoenicopterus minor), uma das únicas espécies animais que vivem na região de Natron, aproveitam a oportunidade para fazer ninhos. Mas esse é um negócio meio arriscado, como a ave calcificada acima ilustra.
Os animais foram dispostos nas poses que se encontram pelo fotógrafo. A nova coleção de fotografias de Brandt apresentando animais da África Oriental foi publicada no livro “Across the Ravaged Land” (Harry N. Abrams, 2013). [NewScientist, 1stdibs]






7 comentários
nossa e eles morrerão tão magestosos que imagens lindas
O lago com certeza e perigoso,e os animais sao prova disso.
Tem que ser louco pra entrar num lugar desses.
impressionante! parabéns pela arte……ficou surreal !!
Bonitas fotos, porem perfeitas demais, manter os animais equilibrados nas patas mesmo após estarem mortos é algo estranho.
A exemplo dessa outra matéria desse mesmo site: https://hypescience.com/a-manipulacao-por-tras-de-flagras-da-natureza-12-fotos-que-provavelmente-nao-sao-verdade/
Simplesmente assustador.
http://www.seguranoleitao.com.br
Vou ali ver s minha sogrinha quer pescar 3:)
Tão impressionante o que o lago fez com esses animais, que pode até ser considerado como o “Lago da Morte”.