Fotossíntese e sua mecânica quântica

Por , em 5.02.2010

Biologia quântica? Mas a física quântica já não era complicada o suficiente? Alguns cientistas da Universidade de Toronto resolveram complicar mais ainda, e dizem terem observado processos de mecânica quântica na fotossíntese de uma alga marinha.

Complexos coletores de luz são usados na fotossíntese para capturar a luz solar e convertê-la em energia para a planta. Os cientistas dizem terem estudado algas em temperaturas mais baixas, com uma tecnologia complexa de laser.

Eles estimularam as algas com o laser, imitando a luz solar. Isso deu aos especialistas a chance de monitorar as atividades das algas após a absorção da energia com mais tempo. Qual não foi a surpresa deles quando eles descobriram que, para que a luz seja transformada em proteína, há todo um processo quântico?

Fotossíntese e sua mecânica quântica

O estudo sugere que a energia gerada fica em dois lugares ao mesmo tempo (propriedade da mecânica quântica, chamada sobreposição quântica).

Esses resultados levantam algumas questões fascinantes: será que as plantas evoluíram de forma a usar as leis quânticas por isso se tornar uma vantagem evolucionária? Será que as plantas entendiam as leis quânticas dois bilhões de anos antes que nós? [Scientific Blogging]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

12 comentários

  • Joao Batista Alves:

    O dia que homem compreender que o sensorial não tem nada haver com o intelecto ele vai compreender porque as plantas praticam a quântica.É simples;intelecto é digital,o sensorial é quântico,não se aprende se tem.

  • daniel_vieira30:

    qnd eu estudei fotossintese na faculdade eu suspeitei q tinha um processo quantico envolvido na absorçao da energia do foton pela molécula de clorofila

  • Armistrong:

    A pergunta não faz sentido. Não se trata de entender, no que concerne às plantas, antes, ou depois, de nós. Trata-se de estar submetido à Leis que estão postas desde o surgimento do Universo. Quem sabe, antes disso?

    Com relação à questão do entendimento, em si, ou daquilo que plantas são capazes, ou não, sugiro a leitura de A Vida Secreta das Plantas: Peter Tompkins, e Christopher Bird.

    Abraço fraterno!

  • Yuri Herdt:

    as a biologia quantica é logica de acontecer. Tá que específicamente em quais processos só estudando. Mas se há uma força que interage em níveis quanticos, e sendo que ela está em todos os nossos atomos, automaticamente, no meio da seleção natural, ela se tornará previsivel de utilização por qualquer ser, não que ela necessariamente irá acontecer. Pouco se sabe ainda como alguns processos se iniciam em uma celula. Mas provavelmente qualquer tipo de interação que facilitar a vida irá se estabelecer.

  • Yuri Herdt:

    Mas a biologia quantica é logica de acontecer. Tá que específicamente em quais processos só estudando. Mas se há uma força que interage em níveis quanticos, e sendo que ela está em todos os nossos atomos, automaticamente, no meio da seleção natural, ela se tornará previsivel de utilização por qualquer ser, não que ela necessariamente irá acontecer. Pouco se sabe ainda como alguns processos se iniciam em uma celula. Mas provavelmente qualquer tipo de interação que facilitar a vida irá se estabelecer.

  • Tharsys:

    Que na verdade não entendemos …. apenas especulamos …

  • blog.tudosobreplantas.com.br » Plantas entendem e utilizam Física Quântica:

    […] [ HypeScience […]

  • Ranes Nasser:

    Que maravilha é a evolução dos seres, tudo sempre esteve no universo, nós humanos é que estamos ampliando nossos conhecimentos.

  • Clement:

    A questão meu caro Denommus é que nem as plantas e nem os animais tem personalidade própria como a nossa, por isso coloquei entre aspas “entendiam”, e continuei:
    “mas acima de tudo interagiam”.
    Agora quando eu falo interagiam, entenda que existe uma mônada que cuida de toda uma espécie, e além disso, nas plantas estão presentes até 2 hierarquias de vida:1º A física 2º a energética, portanto as interações ocorrem mais com a 2º hierarquia.
    Já nos animais há uma 3º hierarquia de vida: a emocional, o que lhes possibilita um nível de interações muito maiores e com certeza um certo nível de entendimento sim, ou vc. acha que somente através do estabelecimento da física clássica com milhares de equações é que foi possível de fato entender a física e assim sendo todos os povos antigos que chegaram a fazer construções faraônicas tinham o mesmo tipo de conhecimento em física que o nosso???????
    Pois saiba, que os egípcios sem terem o mesmo nível de detalhamento matemático sabiam por insights, tirocínios, intuição e sintonização consciencial elevada respostas dos quais estamos longe de obter hoje.
    Por que?
    Porque só ficamos satisfeitos se for tudo matamaticamente, ou miniciosamente explicado…
    Pois então: um gato não precisa fazer cálculos matemáticos para saber se o pulo dele será certeiro, assim como o DNA de uma planta não estudou bioquímica para realizar seu processo reprodutivo, ou será que seus pais tiveram de estudar profundamente para saber como vc. iria nascer???
    Mas saiba que em todos estes processos cálculos bem complexos e rápidos ocorreram para que tudo desse certo.
    Concluindo: quem entendia era a mônada (parte da energia vital em consonância com o ser em questão), e saiba que estas mônadas não nos pertencem, mas tem uma inteligência presente e viva que entra em sintonia com o ser e lhe dá a capacitação para executar uma função, eu classifico este processo como sendo um tipo de entendimento, que é diferente do nosso cartesianismo: graças a DEUS!!!

  • Denommus:

    Cara, dizer que as plantas entendem Física Quântica é o mesmo que dizer que os seres vivos entendem química para digerir, que os gatos entendem Física Clássica para conseguir pular, etc.

  • Jovem Nerd » Blog Archive » Plantas entendem e utilizam Física Quântica:

    […] Hypescience Kimprestavel desistiu de estudar no instituto de física e resolveu aprender linguagem de plantas […]

  • Clement:

    Finalmente os cientistas começam a entender que existem leis que transcendem as simples observações cartesianas.

    É claro que as plantas “entendiam”, mas acima de tudo interagiam e interagem, com as leis quânticas dois bilhões de anos antes de nós, se assim não fosse até mesmo o processo evolutivo seria inviável!

Deixe seu comentário!