Poderá haver fazendas no Espaço?

Por , em 2.08.2010

Assim como as plantas aqui na Terra retiram do solo os nutrientes necessários para seu crescimento, vegetais poderão ser usados, no futuro, para coletar nutrientes do solo da Lua ou de Marte. Ao menos é o que sugere um estudo da Universidade da Flórida (EUA), em parceria com a NASA.

Durante o programa Apollo, que funcionou até o início dos anos 70 e levou homens a pisar na Lua, foram feitas experiências com plantas no espaço, mas só agora, quarenta anos depois, que elas estão sendo seriamente levadas adiante. O solo lunar, que foi cuidadosamente coletado para análise na ocasião, é composto de pó solto, solo propriamente dito (uma mistura de minerais e matéria orgânica, líquidos e ar), rochas quebradas e outros materiais. A princípio, considera-se que seria até um solo fértil, já que não foi encontrada nenhuma toxina que impeça o crescimento de plantas.

É claro que os astronautas não retiraram toneladas de material da Lua, por isso os pesquisadores não puderam montar aqui na Terra uma lavoura de solo lunar para comprovar suas teorias. É aí que entra a biologia molecular, para estudar o solo lunar disponível para análise e concluir se é possível que os vegetais cresçam ali sem precisar efetivamente fazer uma plantação. Por essa razão, estão observando geneticamente como as plantas reagem ao solo lunar e quais os nutrientes que se retiram dele. Segundo um dos coordenadores da pesquisa, a descoberta será útil não apenas para saber se as plantas podem crescer na Lua, como também para ver que substâncias úteis os vegetais pedem retirar para o nosso uso.

Cerca de 35 espécies de plantas permaneceram crescendo normalmente, em boa saúde, depois de ficar em contato com amostras de solo lunar das missões Apollo 11 e 12, do final dos anos 60. Da mesma forma, animais colocados à exposição dessas amostras não sofreram nenhum efeito nocivo.

Pelo contrário: as plantas pareceram apreciar os nutrientes das amostras, que continham elementos tais como ferro, magnésio e manganês. O problema é que o solo é pobre em outros elementos importantes, como nitrogênio, fósforo, enxofre e potássio. Assim, o solo lunar “cru” não seria suficiente para o desenvolvimento das plantas. No futuro, dizem os cientistas, será possível que os astronautas passem mais tempo em nosso satélite natural, já que poderão produzir seu próprio alimento.

Para dar andamento ao projeto, contudo, será preciso mais uma visita do homem à Lua. Ainda falta coletar alguns dados básicos sobre a ação de microorganismos úteis às plantas na captura de nutrientes do solo. Como o material disponível foi coletado há 40 anos, esses microorganismos já estão todos mortos, seria necessária uma nova viagem para coletar mais. Os cientistas afirmam que bastam algumas centenas de gramas do material para chegar às conclusões pretendidas.

Conseguindo atingir esse objetivo na lua, os pesquisadores já têm uma nova meta em vista: Marte. Alguns estudos com sondas não-tripuladas já testaram o desenvolvimento de plantas no solo marciano, com a ajuda de alguns componentes químicos, mas o procedimento ainda é mais incipiente. É um plano para um futuro não tão próximo. E embora não haja previsão de uma viagem tripulada à Lua (a próxima não tripulada está planejada para 2015), há uma previsão para o homem visitar Marte, em 2020: é o projeto Orion. [Space.com]

• Dass Jennir:

Cara, você diz que não devemos acreditar em tudo que nos dizem, mas que devemos acreditar em Deus (que é a coisa que mais colocam na cabeça das pessoas, de qualquer forma). E esse seu conceito de “mal existe, então bem existe” tá indo pra uma mitologia. A maldade do ser humano pode ser explicada, e é algo da nossa natureza, não é um ser fantástico (o diabo ¬¬) que faz as maldades na terras, somos nós. E fora que a maior parte do seu comentário não tem BASE ALGUMA. Você está especulando que “eles não nos contariam se encontrassem ETs” e tudo mais. Quanto as religiões, sim, são instituições corruptas e oportunistas, e tem que realmente ser contestadas, questionadas e depostas de tanto poder que possuem. Você também está certo que as pessoas tem que estudar, claro, porque só assim vamos poder ver a população sair desse atual pensamento que tem de que ignorância é uma bênção para elas. E cara, existe vida no universo, de alguma forma existe. Se existe vida inteligente além de nós, o tempo dirá.

• Dan:

Nem terminei de ler a matéria , e vi os comentários.
    Seguinte, o ser humano tem uma mente de facil manipulação
    você nunca na vida deve acreditar 100% no que escuta, pois temos a capacidade de raciocinar para podermos tirar nossas próprias conclusões sobre um determinado assunto, digo isso para toda comunidade fanática por religião, devemos sim acreditar em Deus, pois o mal está presente em todo lugar
    e se o mal existe o bem tambem existe, pense nisso,
    mas nao estou aqui para falar de religião, mas sim sobre a sina do homen em descobrir um planeta habitavel.
    Pense comigo acha que sabemos de tudo? Acha que se algu extraordinário for acontecer com nosso planeta eles vão nos contar?
    Imagina o panico, se um dia encontrassem vida fora do nosso planeta os conceitos de religião cairiam, acha que se um dia achassem um ET nos contariam?
    já viu o mercado milionário que existe por tras de algumas religiões?
    Não o ser humano é um ser muito inteligente e Burro ao mesmo tempo.
    Ah e outra, não acha que Deus nos deu essa inteligência toda para podermos nos aproxima mais do universo habita-lo talves?
    Adoro astronomia mas tenho minhas próprias conclusões sobre o assunto, concordo e descordo de algumas coisas, assim como na religião.
    Um conselho para todos, estudem,

• Anarches:

Ótima idéia poderia ir um pouco mais longe, criar fazendas em asteróides.

Olha o que o fanatismo faz com as pessoas! ¬¬ [2]

Por favor cara, quer críticar algo, aprenda ao menos a escrever, e usar a gramática corretamente. Eu juro que estava para listar os seus erros, mas não caberia o seu texto todo, mais o meu comentário em um post só, logo, desisti.
    E você acha que o seu Deus se orgulha de você? Com tanto ódio no coração? E aquela velha história de ‘perdoai os meus inimigos pois eles não sabem o que fazem’? Ou algo do gênero?
    Pois é… Olha o que o fanatismo faz com as pessoas! ¬¬

Olá amigos! A imaginação humana é grande demais fazer fazendas no espaço?? as nações estão se armando insanamente aumentando o nivel de bombas atômicas e armas convêncionais para sua própria destruição, não ajudam as nações pobres onde a fome toma conta a mortandade é coisa horrível, seus próprios líderes com sua corrupção não tá nem aí com sua nação, a poluição toma conta do meio ambiente rios, mares e atmosfêra além dos agro-tóxicos nas plantações levando a humanidade ao perigo iminente da raça. Crião projetos cientificos do homem na lua, nos planetas e teletransportagens por energia quantica e a imaginação galopeia na mente atrofiada dos deus ciêntificos; desenvolvem armas bacteriológicas e quimicas para guerra. expalham vírus terríveis na população e obrigão a vacinação em massa contra HINI, Ébola e outras pestes terríveis e toda industria farmaceutica internacional ganha somas fantásticas com as mortes de vítimas inocentes e grande é o efeito colateral que tais vacinas nos trazem. A Terra começa a colocar as coisas nos seus lugares com a barbarise humana, não é ficar boquiaberto com as catástrofes atingindo o globo todo aniquilando milhares de milhares de vidas. Esta elite cientifica não estudam o bem dos seus irmãos terrenos, estas estórias para o bem da humanidade é mera hipócrisia global para uma grande ELITE de varios LÍDERES da GRANDE ORDEM MUNDIAL que já esta sendo semeado no globo e o plano é EXTERMINAR 50% da população pobres e indesejaveis. Quem vive de ficção cientificas acreditão na mentira GLOBAL e os previlegiados são as pessoas de classe média alto com conhecimentos tecnológicos e obedecendo as leis GLOBAL ou serão presos e mortos pelo governo ANTICRISTÃO que vivemos atualmente. VAI, VAI COLOCAR MUITO AS FAZENDAS no espaço!!! Basta de tanto sofrimento neste planeta, espero que milhões de pessoas acordem desta mentira Global e que D´US ETERNO tome logo as providências necessárias contra o reino ANTICRISTÃO. Meu abraço fraternal a todos.

• Pony:

Você está certo em parte, milhões de pessoas precisam acordar dessa mentira global, mas uma mentira chamada religião.