Gangues de chimpanzés brigam por território

Por , em 24.06.2010

Mais uma dos “chimpas”: observadores sempre perceberam que combates entre grupos de chimpanzés (principalmente entre machos) eram muito comuns. Agora eles sugerem que o motivo dessas disputas pode ser territorial.

Para estudar a violência que ocorre entre grupos da mesma espécie, os pesquisadores estudaram uma grande quantidade de chimpanzés que vive em Unganda, em uma reserva. Observando os primatas por uma década eles contaram 21 assassinatos resultante de brigas chimpanzé X chimpanzé.

Dos “crimes” 18 foram testemunhados diretamente pelos cientistas e os outros 3 foram considerados assassinatos por evidências (os pesquisadores analisaram os corpos). Segundo os pesquisadores, a estratégia dos bichos é simples: eles matam seus vizinhos para poderem ficar com seu território. Até agora não se conhece outra razão para as disputas se não a expansão do território – uma atitude deveras romana dos chimpanzés.

Assim que seus vizinhos eram mortos, os bichos começavam a usar seu território também, sem abandonar o lugar em que ficavam antes das disputas. Com isso, eles garantem acesso a mais comida e, também, a mais fêmeas.

Os ataques, normalmente, acontecem quando grupos de machos fazem uma patrulha pelo território do vizinho. Os patrulheiros normalmente são quietos e se movem lentamente, para não serem identificados, tentando se disfarçar. Quando eles percebem que estão em maior número do que os adversários, eles atacam. Se não, voltam para sua “casa” em silêncio. [LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

4 comentários

  • gilberto bitencourt:

    gente é oque dá colocar esses bichos no zoológico eles nos analizam e depois copiam nossas atitudes,daqui ums dias será publicada aqui a matéria primeira boca de fumo de chimpa gera guerra e morte no morrodo macaco molhado

  • Marcus:

    Atitude deveras humana desses chimpanzés

  • adras:

    O homem sempre fez isso, até hoje. A expansão territorial com objetivos de ampliar capacidade de ter. De ter em todos os sentidos: mais poder; mais alimentos; mais mulheres e todas as demais necessidades humanas.
    Quem olha para esse ajuntamento de chimpanzés percebe atitudes humanas. Reunião; aconchegos, observação. Não estamos muito longe desses bichos, ao analisarmos certos comportamentos humanos na atualidade

  • Eronides Muniz De Freitas:

    O chímpanzé é um primata violento,e carnivoro,pra mim isto não seria novidade.

Deixe seu comentário!