GoPro ganha carona de foguete e o resultado é incrível!
A Gopro Awards recentemente liberou um vídeo incrível, feito em um lançamento suborbital que atingiu 120km de altitude, com velocidades máximas de Mach 5.5 (5,5 vezes a velocidade do som).
O lançamento no vídeo foi feito no Spaceport America, no Novo México, em 6 de novembro de 2015, e o foguete lançado foi um SpaceLoft-10, com 6 metros de altura, feito pela UP AeroSpace.
Este lançamento faz parte do programa da NASA Flight Opportunities Program, que seleciona as novas tecnologias espaciais mais promissoras da indústria, academia e governo, dando acesso a ambientes relevantes para testes de voo.
Logo depois do lançamento, o foguete começa a girar rapidamente. Esta é uma estratégia comum para estabilizar o veículo, a spin-stabilization. Da mesma forma que em um pião, o movimento em um eixo do foguete pode ser controlado se ele estiver girando rápido o suficiente.
- Vídeo: confira o impressionante foguete Grasshopper em ação
60 segundos depois do lançamento (1:17 no vídeo), a missão libera com sucesso a carga no nariz do foguete e ejeta a cápsula de reentrada, conhecida como Maraia, pesando cerca de 5 kg.
Esta cápsula foi projetada e construída pela NASA, mais especificamente pelo Johnson Space Flight Center, e no vídeo pode ser vista reentrando na atmosfera próximo da marca de 2 minutos e 38 segundos. No fim do vídeo, a cápsula cai com segurança.
- NASA está construindo o maior foguete de combustível sólido do mundo
Ainda sobre a Maraia, a intenção da NASA é desenvolvê-la para ser um veículo de retorno barato e autônomo de experimentos científicos e tecnológicos, da Estação Espacial Internacional para a Terra.
Além do teste da cápsula Maraia, a UP Aerospace incluiu quatro experimentos tecnológicos do Ames Research Center, Universidade Purdue e Universidade Estadual do Novo México. Todos estavam intactos quando recuperados. [TechCrunch]
3 comentários
Espetacular!!!!!Vou comprar uma!!!
Melhor comprar várias, pois uma só será muito pouco para registrar os melhores momentos.
O que dizer desse show de imagens?
Senti como se estivesse “na janelinha” do foguete.
Vou assistir mais vezes.