Governo sírio proíbe iPhones para evitar jornalismo cidadão

Por , em 6.12.2011

A maioria das imagens de protestos que estão acontecendo na Síria nos últimos meses é claramente filmada por smartphones. Mas não por muito tempo, no entanto: o governo sírio proibiu iPhones, em uma tentativa de controlar as informações que saem do país. Acredita-se que a importação de iPhones também seja proibida na Líbia.

Jornalistas internacionais foram proibidos de transitar em grande parte da Síria. Com isso, a própria população está pegando câmeras amadoras e registrando o levante que começou no início deste ano e já fez mais de 4 mil vítimas, de acordo com a ONU.

A proibição é provavelmente uma tentativa de enfraquecer os cidadãos que estão atuando como jornalistas, filmando protestos com celulares e os lançando na internet.

Ainda não se sabe se outros smartphones também serão proibidos. [Gizmodo]

2 comentários

  • Gui Melo:

    Só o fato de tentar inibir a liberdade de divulgação é a prova mais concreta que o governo ta fazendo coisa errada. “Quem não deve, não teme.” né =)

  • Gil Cleber:

    Se não houver uma intervenção armada da ONU na Síria e na Líbia, não demora e aquilo lá vira genocídio. Se tivesse petróleo envolvido, o grande satã (os EUA) invadiriam na certa, mas parece que não tem, então…

Deixe seu comentário!