Gripe suína é utilizada para aplicar golpes na internet

Por , em 7.08.2009

Não foi a primeira vez que recebi esta mensagem de phising, ou seja, uma mensagem que manda um anexo ou um link para instalar no seu computador um programa malicioso com o propósito de capturar informações sigilosas, como dados bancários, por exemplo.

A mensagem afirma ser do Ministério da Saúde, mas não tem nada de saudável nela, ao menos para seu PC e sua conta bancária. Você poderá lê-la abaixo:

O Ministério da Saúde lançou nessa segunda-feira, o manual que está ajudando milhares de pessoas a se prevenir contra a “GRIPE SUÍNA”. Com resultados bastante positivos, o manual trás linguagem simples e totalmente ilustrado. Por favor , LEIAM com bastante atenção, pois a informação ainda é a melhor forma de prevenção.

Em seguida a mensagem diz para baixar o arquivo “Manual de Prevenção.doc” que na realidade linka para um site malicioso que instala um programa tipo “Cavalo de Tróia” potencialmente perigoso.

Além do português sofrível o layout da mensagem é obviamente improvisado.

Se você realmente quer saber como se prevenir contra a gripe suína leia as cinco dicas para sobreviver à gripe suína, se acha que já é tarde demais para você leia: Como saber se você está com gripe suína (H1N1) ou gripe comum?

Utilize a ferramenta do Gmail ou do seu sistema de email preferido para classificar a mensagem como phising e bloquear esta praga.

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

3 comentários

  • Moreira:

    “o manual trás linguagem simples e totalmente (…)”.

    Trás? Eu desconfiaria só no erro de português que eles cometeram aí! aauahhuahu

  • Rafael:

    Típico usuário Window$! Hahahaha.
    Eu uso LINUX, posso abrir qualquer link, qualquer programa, qualquer coisa, que nada afeta o meu sistema! ^^

  • gloria:

    Obrigado pelas dicas!Tudo é motivo pra safadezas em nosso país,essa doença tem despertado em todos nós muita preocupações.em como prevenir o cantágio ,e agora mais essa!Seprevenir contra os espertalhões!OTamiflu já esta sendo vendido por alguns camelôs em diversos lugares na região norte do Brasil.

Deixe seu comentário!