Homem de borracha – síndrome transforma pessoas em cópias do “Sr. Fantástico”

Por , em 22.12.2010

Se você conhece “O quarteto fantástico” com certeza lembra do líder do grupo de Heróis, o Sr. Fantástico, que tinha o corpo completamente elástico.

Todd Schaeffer, o cara da foto, vive algo parecido – ele pode dobrar seus dedos e seus pés de forma que seria impossível (pelo menos sem quebrar alguns ossos) para a maioria de nós. O próprio Schaeffer, quando era menor, costumava achar que era algum tipo de super-herói, por suas habilidades estranhas.

A verdade é que ele sofre de uma síndrome conhecida como Ehlers-Danos, um distúrbio genético também conhecida como “síndrome do homem de borracha”. A doença afeta o tecido dos nervos e é conhecida desde 1657, mas só foi registrada no início do século XX.

Há seis tipos diferentes do distúrbio, que podem ser desde moderados a extremamente graves. Alguns casos afetam o coração e os rins, por exemplo, e podem ser fatais.

Normalmente os sintomas da síndrome não são tão evidentes como no caso de Todd e a doença pode ser de difícil diagnóstico para médicos. Aparecendo em uma de cada 20 mil pessoas, a síndrome se torna mais grave em pessoas idosas, que acabam sofrendo com uma versão ainda pior de artrite.

No entanto, em alguns casos, como no de Todd, a pele, os nervos e as juntas acabam ficando super flexíveis. Segundo o paciente, apesar de ele se preocupar em como a doença irá se desenvolver com sua idade, ela acabou se tornando um divertimento para ele e para sua família – já que não tem cura, pelo menos algumas risadas são ganhas com a síndrome. [The Body Odd]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

16 comentários

  • marcelo:

    Monkey D Luffy da vida real 🙂

  • AiltonWarrior:

    Isso que vc falou Joyce em casos,mais graves,tem vários níveis de hipermobilidade-síndrome do Homem-Borracha-
    Tem a hipermobilidade local,que é em determinadas partes do corpo,como dedos e pés e a hipermobilidade geral ,que em níveis mais altos é bem o que vc falou,mas mesmo a hipermobilidade geral-em todo o corpo ou em grande parte dele,como coluna, ombros,joelhos e etc- é dificel isso acontecer de se quebrar facilmente,os tendões e musculos produzem mais a substancia que da flexibilidade,exemplo muitos dos contorcionistas possuem um determinado nível de hipermobilidade por isso fazem movimentos meio bizarros,mas para quem gosta é bem legal,mesmo que não possui hipermobilidade com trabalho duro e esforço vc consegui maiores resultados se for praticar contorcionismo,ou ginastica olimpica,ritmica e etc..

  • Joyce:

    Eu já vi sobre essa doença na Tv. Eu vi que entre os ossos das pessoas que tem essa doença eles tem muito pouco colágeno( ou alguma coisa assim) que impede os ossos dele ficarem grudados um no outro. É praticamente como se os ossos dele estivessem soltos no corpo.E essas pessoas tem que tomar muito cuidado porque elas podem simplesmente estarem andando e deslocarem alguma coisa.E o pior é que a doença não tem cura.Já pensou você todo tranquilo andando pela rua e de repente deslocar um osso?(não deve ser bom!)

  • Guilherme:

    poxa… homem elastico? isso é uma doença, nao um coisa extraordinaria!!!

    • AiltonWarrior:

      Em alguns casos,observa no youtube as contorcionistas do cirque du soleil,que vc vai ver mais sobre isso,…

  • badboy jr:

    vlw aquela garota disse que é mulher elastica

    mando recado pa ela

    ” Nem Aqui… Nem Na China… “

  • vdcvsd:

    Sera q esse cara eh reciclavel???
    ( dah!!! )

  • ohohoh:

    será que o cara consegue se pingar que nem uma bola que nem o senhor fantástico faz no meu video-game? =o

  • BD:

    Eu queria ter essa síndrome pra dar uma olhada nas minhas hemorróidas…

  • Luan:

    Doença? pelo menos no caso de Todd não poderia ser chamado de evolução?
    Afinal,não seria excelente se todos tivessem uma elasticidade a mais? Evitaria alguns ossos quebrados em muitas ocasiões! ^^

  • ツPriiiiih♥:

    Incrivel..qndo era criança meus colegas me xamavam d ”mulher elastico” kkkk.. hj ainda sou atração entre meus amigose familia,agora descobri o pq..vlw equipe HypeScienc​e! 😀

  • ana paula camoesas:

    Ele há cada doença!Com um pouco de treino e muita imaginação,o cara da foto ainda pode virar atração e lucrar com isso.A isso chama-se juntar o util ao desagradável.

  • Filippe:

    não acredito que li isso…

  • Gude:

    Felipe, deixa de ser burro, o senhor fantastico foi criado pela marvel nos anos 60…

  • Felipe:

    o fantástico fez uma matéria com essa doença há anos atrás , aí um tempo depois saiu o “sr.fantástico” kkk dale criatividade

  • Bruno Juncklaus (bruno_tankian@hotmail.com):

    eu consigo fazer isso que ele tá fazendo 🙂

Deixe seu comentário!