Veja o triste motivo pelo qual tantos homens pensam que estão solteiros

Por , em 14.08.2018

Neste momento cerca de 33% da população adulta mundial está solteira. Em uma era de aplicativos de relacionamentos, nunca foi tão fácil conhecer alguém. Então por que há tantas pessoas solitárias? O psicólogo Menelaos Apostolou quis saber mais sobre as dificuldades em encontrar um parceiro ou parceira.

Em seu estudo, o psicólogo analisou a participação dos usuários do site Reddit para responder à pergunta “homens, por que vocês estão solteiros?”, feita em 2017 por um usuário anônimo. Participaram homens heterossexuais e homossexuais.

Das 20.207 respostas à pergunta, 13.429 foram filtradas como frases coerentes. O resto era composto por piadas e GIFs. Dessas, apenas 6.794 respostas foram identificadas como “de qualidade”, que foram separadas em 43 categorias de justificativas para explicar a dificuldade em encontrar uma parceira ou parceiro.

Confira o top 5:

5. Dificuldade em flertar

421 pessoas disseram que não conseguem flertar com pessoas consideradas atraentes. “Meu QI baixa 40 pontos sempre que eu falo com mulheres”, disse um dos participantes.

4. Falta de interesse

Em 4º lugar vem a simples falta de interesse. Muitos homens disseram que preferem estar sozinhos por valorizar a liberdade e privacidade.

3. Passividade

Muitos homens preferem não esquentar a cabeça para conseguir uma parceira ou parceiro. Eles preferem que o destino defina o rumo de suas vidas amorosas. “Sempre tive relacionamentos que vão e vêm por conta própria”, disse um participante zen.

2. Falta de confiança

Muitos participantes se queixaram da falta de confiança para conseguir conversar com alguém interessante. “Confiança é a chave, e estou trancado para fora”, disse um dos homens.

1. “Sou feio”

A justificativa campeã da pesquisa foi que muitos homens se consideram feios demais para encontrar o amor. “Sou feio demais e fui amaldiçoado com uma genética horrível”, escreveu um deles. 662 deles deram esta explicação.

Esta simples pergunta mostra que os homens têm muitas preocupações e inseguranças, e talvez uma breve análise histórica nos ajude a entender essas dificuldades.

Até pouco tempo atrás, muitos casamentos eram arranjados, outros eram produto de oportunidade limitada, outros eram fruto de pressões sociais. Segundo o pesquisador, havia pouca necessidade do homem “se vender”, mostrar seus charmes.

Apostolou diz que os homens atuais que estão em busca de parceiras provavelmente teriam mais facilidade em encontrá-las na era pré-industrial.

“Essas habilidades são necessárias hoje porque em sociedades pós-industrial a escolha do parceiro não é controlada ou forçada, são as próprias pessoas que têm que encontrar seus parceiros”, argumenta.

Em outras palavras, os homens não precisaram fazer grande esforço até agora para encontrar suas parceiras.

Este tema merece ser mais pesquisado para determinar se essas dificuldades são comuns a homens de outros perfis e se as mulheres também passam por situações semelhantes.

O estudo foi publicado na revista Evolutionary Psychological Science. [Science Alert]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (14 votos, média: 4,29 de 5)

2 comentários

  • Dio Ferreira:

    Eu nem preciso procurar, as pessoas vêm atrás de mim, mas é só descobrirem que sou trans pra sumirem. Já nem tento mais.

  • Dio Ferreira:

    Eu sou trans. Minha dificuldade é essa. Eu nem preciso procurar, as pessoas vêm atrás de mim, mas é só descobrirem que sou trans pra sumirem. Já nem tento mais.

Deixe seu comentário!