HOMEOPATIA NÃO FUNCIONA. MESMO. Estudo finalmente comprova

Por , em 16.03.2015

A homeopatia é uma forma alternativa de medicina que utiliza doses muito pequenas de substâncias nocivas que podem causar determinados sintomas em uma pessoa saudável, para tratar esses mesmos sintomas em alguém que está doente.

Alguns pensam que a “memória” da substância original (geralmente produtos químicos ou material vegetal e animal) retida nas preparações homeopáticas, que são altamente diluídas, poderia ajudar a provocar uma reação do organismo – o que levaria à cura de algumas condições de saúde. Outros dizem que a homeopatia não é apenas ineficaz, mas também é perigosa, especialmente quando usada como substituto para tratamentos aprovados com um bom histórico de segurança e eficácia.

Qual é o veredito final para homeopatia, então!?

Agora, uma extensa análise de 225 estudos controlados e cerca de 1.800 artigos, que variam de provas apresentadas por grupos de interesse em homeopatia a diretrizes do governo – confirmou o que muitos pesquisadores já suspeitavam: homeopatia NÃO FUNCIONA.

homeopatia não funciona

O estudo mostrou que a homeopatia não é uma forma eficaz de tratar qualquer problema de saúde. Nem a dor muscular, nem distúrbios do sono e muito menos coisas como artrite reumatoide.

O estudo foi realizado pelo Conselho Nacional australiano de Pesquisa Médica e Saúde.

Para evitar os erros e resultados tendenciosos, as provas foram avaliadas por um contratante independente. Eles afirmaram que nenhum estudo de qualidade com participantes suficientes para um resultado significativo relatou melhorias em pacientes que seguiram algum tratamento com homeopatia.

homeopatia nao funciona

Unanimidade?

Longe disso. De acordo com o presidente da Comissão que liderou o estudo, Paul Glasziou, os pesquisadores já estão esperando um mar de pessoas que não vão “concordar” com o relatório, alegando que tudo isso é uma grande teoria da conspiração. Afinal, quando não existem provas científicas para uma alegação, qualquer que seja ela, é natural que as pessoas procurem respostas sobrenaturais, ou coloquem a culpa em uma caça às bruxas.

“Mas nós esperamos que haja um grande número de pessoas razoáveis que vai reconsiderar vender, usar ou subsidiar estas substâncias”, conclui Paul Glasziou.

A Associação Homeopática Australiana (AHA) respondeu com um comunicado dizendo que o conselho australiano deve considerar uma avaliação econômica em grande escala dos benefícios de um “sistema mais integrado” que apoia “a escolha do paciente”.

De acordo com a AHA, estima-se que um milhão de australianos escolham homeopatia como tratamento de sua saúde.

No entanto, como Warwick Anderson (que é CEO do conselho que conduziu o estudo) advertiu em um comunicado à imprensa, as pessoas que escolhem a homeopatia podem colocar sua saúde em risco se rejeitarem tratamentos para os quais há fortes evidências de segurança e eficácia. [iflscience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votos, média: 5,00 de 5)

16 comentários

  • Wanderson Silva:

    É.Parece que Efeito Placebo é o novo nome da Homeopatia.Soa mais cool.

    • Cesar Grossmann:

      Hmmm… Não. Efeito placebo é real. Você dá uma substância inerte para uma pessoa e, pelo fato dela pensar que é um remédio, ocorre um efeito no corpo. Mas não tem nada a ver com a substância, pode ser qualquer coisa. Até homeopatia. Desde que seja completamente inócuo e inerte…

  • Dalton Sousa:

    Testei um medicamento homeopático contra sinusite, pela primeira vez, sem qualquer outro, funcionou muitíssimo bem.

    • Marcelo Ribeiro:

      Pode ter sido o medicamento ou muitos outros fatores. É por isso que medicina é baseada em evidências e não em casos isolados.

  • Luis Carlos Lima:

    Tem 25 anos que eu uso Homeopatia como medicina primaria sem efeitos colaterais, descartei alopátia para qualquer tipo de tratamento.

    • Cesar Grossmann:

      Mas que raio de efeito colateral tem a água?

    • Edson Fernando Santiago Oliveira:

      depende da dosagem. Já ouvi casos de morte por overdose de água, tb conhecido como afogamento.

  • Cattaneo:

    Eu nunca acreditei nisso. E olha que eu acredito em fantasmas. É mais fácil acreditar em efeito placebo ou auto-sugestão.

  • Ravno:

    Não tem como tratar uma inflação com homeopatia.
    Mas que as bolinhas de camomila relaxam e dão sono…ah isso sim.

    • Cesar Grossmann:

      Existe uma suspeita que alguns remédios homeopáticos contém “alopáticos”, principalmente os calmantes. Curioso, não?

  • Cesar Grossmann:

    Como eu sempre digo, homeopatia é só água cara.

    • vinibauz:

      Uma pena que os “adeptos” desta religião vão simplesmente dizer que é tudo invenção da grande e malvada indústria farmacêutica.

    • vjpmenezes:

      Na Inglaterra, o Hospital da Rainha é Homeopático. Tratou casos de sanidade física e mental durante a guerra sem perdas. Não funciona?

    • Marcelo Ribeiro:

      Este pronto socorro é homeopata:

    • Cesar Grossmann:

      Tratar sanidade mental com homeopatia faz todo sentido.

    • Luis Fernandes:

      Eu MORRI de rir com o vídeo do pronto-socorro.

Deixe seu comentário!