Imagem mostra buraco negro durante um raro frenesi alimentar

Por , em 13.06.2016
Impressão artística do método de alimentação chamado de “frenesi alimentar”

Impressão artística do método de alimentação chamado de “frenesi alimentar”

Buracos negros são gigantes, como você deve saber. Mas como eles conseguem ficar tão grandes?

Uma nova imagem feita pelo Observatório ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array) parece ter a resposta.

Uma equipe internacional de pesquisadores que estudam buracos negros com dados do ALMA conseguiu capturar a foto abaixo de um buraco negro super maciço, com 300 milhões de vezes o tamanho do nosso sol, bem no meio de uma refeição colossal:

Uma foto aumentada do buraco negro no meio do seu frenesi

Uma foto aumentada do buraco negro no meio do seu frenesi

A rara imagem mostra o objeto no processo de deglutição de três enormes nuvens de gás frio, cada uma com mais material do que um milhão de sóis, e movendo-se a velocidades de cerca de 1,27 milhões de quilômetros por hora.

Nova teoria

Antes, os pesquisadores acreditavam que os buracos negros se alimentavam exclusivamente em uma dieta lenta e constante de gases quentes que os cercam.

Esta ainda pode ser a principal forma de alimentação dos buracos negros. Mas os tamanhos que eles atingem sugerem que de vez em quando precisam engolir muito mais matéria.

Assim, os cientistas criaram uma teoria estranha: em infrequentes ocasiões, os buracos negros entram em um “frenesi alimentar”, durante o qual consomem grandes quantidades de gigantes nuvens de gás frio.

Até agora, isso era simplesmente uma hipótese. Mas a nova evidência fotográfica parece indicar que é um fenômeno real.

Mais provas

Quão comum o fenômeno é permanece um mistério. O frenesi provavelmente só acontece sob condições climáticas muito específicas.

Até agora, o buraco negro foi observado “comendo” apenas essas três gigantes nuvens de gás frio. Ainda assim, os pesquisadores acreditam que pode haver até milhares de nuvens semelhantes em torno deste objeto, prontas para ser devoradas quando for a hora certa. [Gizmodo]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 4,50 de 5)

Deixe seu comentário!