Incêndios em florestas do Nepal causam grande perda de vida selvagem

Por , em 6.05.2012

Incêndios têm consumido 70% das florestas do Parque Nacional Bardyia no Nepal, famoso por ser um parque de conservação de elefantes, além de abrigar também rinocerontes e tigres, todos animais ameaçados.

As chamas, que se revelaram de intensidade incomum, engolfando as árvores num fenômeno chamado “coroa de fogo”, ainda não foram apagadas em todos os lugares, mas as estimativas baseadas em episódios anteriores são de perda de 40% dos mamíferos pequenos, 60% dos insetos e um número significativo de aves.

Embora os elefantes, rinocerontes e tigres adultos provavelmente tenham escapado, é possível que em alguns lugares seus filhotes tenham perecido.

O incêndio se espalhou para outros parques nepaleses também, como o Parque Dudhuwa, mas na maioria dos casos está controlado, ao contrário do Parque Bardyia, onde a falta de recursos foi identificada como a causa principal do incêndio se alastrar tanto.

Da mesma forma, as chamas que atingiram os parques indianos na fronteira com o Nepal foram rapidamente controladas por equipes treinadas e equipadas, diferente dos nepaleses, que contam apenas com terra e vassouras feitas de vegetais.

Além da falta de recursos, há falta de treinamento, o que permite que as chamas se espalhem com rapidez e violência. Tanto a polícia quanto a população das montanhas do Nepal não sabem como agir em caso de incêndio, o que causou a morte de doze soldados em 2009, que não sabiam que não se combate incêndio em montanha do topo para a base.[BBC]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

  • Renato Almeida:

    Apenas um pequeno incendio ali , enquanto isso aqui no Brasil estao destruindo a maior floresta do planeta na cara larga , acabando com animais vegetaçoes etc… ninguem faz nada

  • isis:

    Qual foi a causa do incêndio, para início de conversa? foi o clima da região, a falta de umidade, incêndio crimonoso ou alguém foi apenas descuidado? E qual a estimatida de animais e plantas perdidos?

Deixe seu comentário!