A vida está retornando lentamente às terras australianas arrasadas. Aqui estão 30 fotos esperançosas

Por , em 30.01.2020

Recentemente, a Austrália sofreu uma das piores secas da história do país, com temperaturas recorde e inúmeros incêndios florestais.

O fogo consumiu cerca de 10,7 milhões de hectares de junho a dezembro de 2019. Você pode conferir imagens dos estragos neste artigo do Hype.

Enquanto alguns estados australianos não estão totalmente fora de perigo, como Vitória e Nova Gales do Sul, pessoas têm compartilhado fotos mostrando como a vida continua nas terras abrasadas da Oceania. Um sopro de esperança!

Evento histórico

Plantas que evoluíram para proteger seus botões do fogo conseguem brotar de novo rapidamente após serem queimadas. Elas também podem aproveitar os nutrientes nas cinzas. Essa característica é chamada de “pirofítica”, e significa que a planta pode tolerar o fogo.

Não é totalmente incomum vermos plantas florescendo após incêndios. Mas enquanto esse ciclo é “normal” para a vegetação australiana, o último evento foi extremo e provavelmente piorado pela mudança climática. Os seres vivos ainda encaram desafios.

Além de todas vítimas dos incêndios, muitos animais que vivem em bosques ou têm dietas específicas tiveram seu habitat destruído. Por exemplo, cientistas estimam que 30% da população de coalas morreu. Esse aspecto do ecossistema não será reconstruído com tanta facilidade. Algumas das espécies afetadas já estão em perigo de extinção.

O evento de 2019 aconteceu por duas principais causas: os períodos de seca no país estão cada vez mais longos e com maiores temperaturas, e também por conta da influência do Dipolo do Oceano Índico, uma diferença anormal de temperaturas da superfície do mar em regiões opostas do oceano. Isso deixou a Austrália ainda mais seca que o normal.

O desastre atual ofusca completamente incêndios anteriores em termos da quantidade de terra consumida. Além disso, os cientistas dizem que temperaturas mais intensas no verão e secas nos últimos anos aumentam a probabilidade de mais incêndios em larga escala, com duração maior.

Imagens esperançosas