Lobo-guará brasileiro é o primeiro animal selvagem a ser tratado com células-tronco

Por , em 16.01.2011

O lobo-guará fêmea da foto havia sido abandonado ao lado da estrada após ser atropelado por um caminhão. Um mês depois, ele foi devolvido para a floresta. E tudo isso, graças às células-tronco – ela foi o primeiro animal selvagem tratado com a nova tecnologia.

Um passante notou a loba machucado ao lado da estrada, mais precisamente, em um estado de pré-coma. Ele a levou para o Zoológico Nacional, onde veterinários perceberam que ela tinha vários ossos quebrados, além de outros ferimentos.

Então o veterinário Rafael Bonorino implantou células tronco onde os ossos da loba estavam quebrados. Segundo ele, em poucas horas, o animal já estava de pé. Depois de alguns dias os analgésicos foram suspensos e o bichinho estava tão bem que até tentou fugir do zoológico – os veterinários a encontraram novamente, já que ainda precisavam monitorar seu estado.

Depois de três semanas sua perna quebrada havia se curado completamente e, depois de quatro meses de reabilitação, ela foi devolvida à natureza.

Segundo Bonorino, não só os ossos da loba foram curados, como estão mais fortes – será mais difícil que ocorra uma nova fratura.

Até agora células tronco conseguiram fazer dentes crescerem novamente, devolver a visão e até mesmo curar HIV (por acidente). [PopSci]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

25 comentários

  • José Calasans.:

    Nota dez pelo pragmatismo do pessoal que utilizou células tronco no tratamento deste animal,que como outros,estão sendo vítimas dos ditos seres racionais nós (in)humanos.Os resultados foram surpreendetes,pena que o Steven Jobs não teve essa idéia para curar o câncer que o vitimou.

  • MANUELA:

    Q BOM QUE ELE FICOU BEM SE Ñ ELE PODIA TER MORRIDO

  • ANA CLARA:

    QUE BOM Q O LOBO FICOU BEM NO FINAL TOMARE Q ELE SE CURE O MAIS RAPIDO POSSIVEL

  • Mônica:

    até onde se sabe, a célula tronco é retirada da medula do próprio animal. Isso é devido ao alto índice de “risco de rejeição” no caso de usar-se tecidos vivos de outros animais.
    Quanto ao infeliz comentário dos nossos “visitantes” norte americanos, vamos dizer que eles manifestam total ignorancia sobre o processo e as formas como nós, brasileiros, fazemos nossas pesquisas. É notorio como seus comentários manifestam total ignorância sobre processos sociais, políticos etc, de países em ascenção como o Brasil. Sendo assim, está explicado o motivo pelo qual os EUA estão, se não forem os maiores, responsáveis pela poluição mundial, efeito estufa, destruição da camada de ozonio etc. Por isso estão de olho aqui nos nossos recursos naturais. Os americanos são tão pedófilos, tão capitalistas, tão primitivos, tão indecentes quanto nós. A diferença é que o brasileiro assume isso. O “americano” esconde-se atras de uma cortina de falso moralismo vergonhosa! E ainda acha-se no direito de dar palpites perfeitamente dispensáveis no que ocorre aqui dentro. Se vier ajudar, seja bem vindo! Senão, cai fora por que esta terra tem dono tchê! E se somos índios ou selvagens, vocês americanos verão como nós, selvagens, sabemos defender o que é nosso!!!

  • claudemir da silva:

    grande feito desse veterinario com sua ideia brilhante na medicina animal precisamos de gente assim

  • Marcelo Fernandes:

    me passo uma coisa pela minha mente, ele foi tratado com células troncos de quem? De que Especie; filo; ?

  • Gilberto V. de Almeida:

    USA,Como temos a mesma formacao, fico abismado por ver a sua falta de cognicao elementar em assuntos gerais(ja que o campo discutido nao e’ nossa especializacao).
    Qualquer nova tecnica e’ sujeita a resultados adversos ,que sao menos palataveis quando em humanos. O fato de voce estar tratando os brasileiros como INDIOS em nada muda isto pois sao nossos irmaos.

  • Gilberto V. de Almeida:

    Celulas tronco e recuperacao da telamerase cromossomica vao se mostrar como a verdadeira FONTE DA JUVENTUDE num futuro bem proximo.

  • Douglas:

    U.S.A. achei seus cometários bastante preconceituosos e sua arrogância enorme, o fato de vc ser PHD não o torna menos humano que nos, não estou defendendo o Ezio mas vcs dispõe de mais tecnologia e recursos do que nos brasileiros e tudo que fazem é se importar mais com o seu sistema neocaptalista do que com as pessoas (depois do atentado as torres gêmeas do WTC oq o presidente dos EUA fez? decreto Luto de 3 dias? não! ele dice “vão ás compras!”, lembrando que essa pessoa foi eleita pela maioria da população), nosso SUS pode funcionar mau e porcamente mas pelo menos exite, e vcs? quem não tem dinheiro morre?
    Não venha querer dar lição de moral!

  • Gilberto V. de Almeida:

    E’ muito importante que estes textos tenham revisao antes de liberados, pois incoerencias como; “um mes depois foi devolvido para a floresta” do inicio da reportagem, com;”depois de quatro meses de reabilitacao foi devolvido a natureza” ,do final da reportagem, tiram muito da credibilidade …

  • pri:

    que bom que a medicia está trazendo alegria onde era dor!

  • U.S.A:

    Ezio José eu não sou e nunca fui religioso religião é para povo primitivo, só estou dizendo seu índio já que vcs podem fazer isso com cães podem fazer com crianças que necessitam desta tecnologia, e para sue conhecimento não sou nenhum ignorante sou PHD em engenharia mecânica e biomecânica seu índio vc, é formado em que, arco e flecha?

  • LUCIMARA:

    Gostaria de saber onde acho informações e/ou inscrição para voluntariado em uso de células tronco para curar surdez profunda (nervo auditivo afetado).

  • clarice:

    QUE BOM…..

  • Ezio José:

    Não sei por quê o USA não empresta a Vovózinha pro Chapéuzinho Vermelho concretizar as experiências?!
    Deve ser um desses religiosos que sempre lutaram contra as pesquisas da célula tronco! Oh! Santa Ignorância.

  • U.S.A:

    Vcs brasileiros são muito estranhos mesmo, outro dia eu tive em um hospital e pude ver muita gente doente lá esperando um tratamento deste tipo, mas vcs preferem salvar cães do mato do que seu próprio povo.Quer fazer bonito, mostrar para o mundo que vcs são capazes ? Então faça para seu povo.Depois que vcs estiverem feras nas novas tecnologias ai sim salvem suas florestas e sua fauna , senão não vai ter povo pra salvar nada.

  • U.S.A:

    Vcs brasileiros são muito estranhos mesmo, outro dia eu tive em um hospital e pude ver muita gente fodida lá esperando um tratamento deste tipo, mas vcs preferem salvar cães do mato do que seu próprio povo.Quer fazer bonito, mostrar para o mundo que vcs são capazes ? Então faça para seu povo.Depois que vcs estiverem feras nas novas tecnologias ai sim salvem suas florestas e sua fauna , senão não vai ter povo pra salvar nada.

  • Fernando:

    A ciência nesses utimos anos…
    vem se superando cada vez mais.
    Espero que essas novas descoberta
    sejam usadas positivamente.

  • André Noll:

    É simplesmente incrível o que conseguimos fazer!

    Parabéns ao cara que levou a loba ao zoológico!

  • SENAM:

    Muito boa a notícia

  • Renê A.:

    Erro meu ou não explicaram de onde vieram as celulas tronco?
    de outro Lobo-guara q já estava lá ou do proprio acidentado?
    só pra deixar a materia completa…

  • hancok:

    a ciencia é fantastica
    imaginem o dia em que qualquer orgão podera ser trocado
    tipo auto peças, sera human peça
    seremos quase eterno

  • Alex Junio:

    Vale ressaltar que foi o zoo de Brasília.

  • rafasr:

    seriam as células-tronco a poção de HP da vida real? #nerd
    XD

  • Waldecir:

    Que bom que o bichinho ficou bem no final, espero que este tratamento se torne acessível a todos o mais rápido possível.

Deixe seu comentário!