Magnetar GPM J1839-10: Uma estrela de nêutrons fora dos padrões

Por , em 24.07.2023
Uma representação artística de um magnetar de período ultra longo. Fonte: ICRAR

Uma estrela de nêutrons intensamente magnética, localizada a aproximadamente 15.000 anos-luz da Terra, está intrigando os astrônomos com seus períodos ultra longos, emitindo ondas de rádio para o cosmos a cada 22 minutos.

Essas estrelas de nêutrons com campos magnéticos intensos são chamadas de magnetars. Embora períodos de 22 minutos possam parecer frequentes na escala terrestre, a maioria dos magnetars geralmente tem períodos muito mais curtos, variando de alguns segundos a alguns minutos. As descobertas deste objeto singular foram recentemente publicadas na revista Nature, com Natasha Hurley-Walker, uma astrônoma do International Centre for Radio Astronomy Research da Curtin University, liderando o estudo.

Os magnetars são responsáveis por gerar inúmeras explosões rápidas de rádio (FRBs) observadas em todo o cosmos, inclusive em nossa própria galáxia. No entanto, explosões de rádio com períodos longos (também chamadas de explosões de período ultra longo pelos pesquisadores) são menos comuns.

O magnetar em questão recebe o nome de GPM J1839-10 e foi inicialmente identificado usando o Murchison Widefield Array, uma matriz de radiotelescópios situada em uma região remota do oeste da Austrália. De acordo com os arquivos de rádio pesquisados pela equipe, as explosões desse magnetar têm se repetido desde pelo menos 1988, durando até cinco minutos cada uma.

Os pesquisadores haviam descoberto anteriormente um magnetar de período longo em janeiro de 2022, mas estavam interessados em determinar se esse objeto era uma ocorrência singular ou se existiam outros semelhantes. Por meio de observações feitas entre julho de 2022 e setembro de 2022 usando o Murchison Widefield Array, eles encontraram o GPM J1839-10, que exibia explosões de rádio que duravam até cinco vezes mais que o primeiro magnetar encontrado.

O período de rotação dessa estrela está desafiando os limites dos modelos teóricos clássicos que preveem a emissão de rádio por estrelas de nêutrons isoladas.

Curiosamente, o magnetar não deveria ser capaz de emitir as explosões energéticas observadas pela equipe. Segundo Hurley-Walker, “O objeto que descobrimos está girando muito lentamente para produzir ondas de rádio – está abaixo da linha da morte. Supondo que seja um magnetar, não deveria ser possível para esse objeto produzir ondas de rádio. Mas estamos vendo-as”.

Pesquisas adicionais em mais magnetars serão fundamentais para entender o quanto o GPM J1839-10 é uma anomalia em comparação com outras fontes de ondas de rádio. O Square Kilometer Array, cuja construção começou em dezembro de 2022 e está prestes a se tornar o maior radiotelescópio do mundo, desempenhará um papel significativo nessa investigação.

Os magnetars são estrelas de nêutrons extraordinariamente raras e fascinantes, conhecidas por seus campos magnéticos extremamente poderosos, milhões de vezes mais intensos que os de estrelas comuns. A descoberta do magnetar GPM J1839-10 está intrigando os cientistas, pois ele desafia as teorias existentes sobre esses objetos cósmicos. Sua capacidade de emitir explosões radioativas com períodos ultra longos, mesmo girando em uma velocidade aparentemente lenta, desafia as explicações convencionais. A busca por respostas sobre esse enigma cósmico levanta novas questões sobre a natureza das estrelas de nêutrons e o papel que desempenham no cosmos. O futuro telescópio Square Kilometer Array promete fornecer mais insights e revelações sobre esses fenômenos astronômicos extraordinários. [Gizmodo]