Mais 10 incríveis ilusões de óptica

Fale a verdade, você tinha se impressionado com estas ilusões sonoras e não pensou que depois das 10 incríveis ilusões de ótica teria como ficar melhor, não é? Pos ficou. Seguem mais 10 ilusões de ótica muito interessantes. Não esqueça de clicar ali ao lado e enviar para os amigos e para os agregadores de notícias. Agradecemos sua colaboração.

10. Ilusão de Jastrow

Revista HypeScience

A ilusão de Jastrow é uma ilusão de ótica descoberta pelo psicólogo estado-unidense Joseph Jastrow em 1889. Nesta ilustração as duas figuras são idênticas, no entanto aquela que fica abaixo parece maior.

9. Triângulo de Kanizsa

Revista HypeScience

O triângulo de Kanizsa é uma ilusão de ótica descrita primeiramente pelo psicólogo italiano Gaetano Kanizsa em 1955. Na imagem acima um triângulo equilátero branco é percebido, mas de fato nenhum é desenhado.

8. Lilac Chaser

Olhe fixamente para a cruz preta no centro por aproximadamente 20s observando indiretamente (apenas com a visão periférica) os pontos ao redor.

Revista HypeScience

Lilac chaser é uma ilusão visual também conhecida como a ilusão Pac Man. Um dos discos acima desaparece brevemente (por aproximadamente 0,1s) e então o seguinte (aproximadamente 0,125s mais tarde) e o seguinte, etc. Quando você ficou encarando a cruz primeiro deve ter visto uma falha surgindo entre os círculos com um círculo verde correndo ao redor e então todos os pontos desaparecem e apenas o disco verde circula no fundo cinza por alguns instantes até tudo recomeçar.

7. Ilusão de movimento

Revista HypeScience
Clique para ver a ilusão

Existe um tipo de ilusão de movimento que é uma ilusão ótica em que uma imagem estática parece se mover devido aos efeitos cognitivos da inteiração das cores, contrastes e posição das formas. Clique na imagem para ver a ilusão.

6. Cubo de Necker

Revista HypeScience

O cubo de Necker é um desenho tipo aramado ambíguo de um cubo em perspectiva isométrica (os lados paralelos do cubo são desenhados como linhas paralelas na figura). Quando duas linhas cruzam, a imagem qual está na frente e qual está atrás. Isso significa que ela pode ser interpretada de duas maneiras diferentes. Quando uma pessoa olha fixamente para a imagem ela ira frequentemente parecer mudar entre as duas interpretações válidas (o que é chamado de percepção multiplamente estável).

5. Ilusão de Orbison

Revista HypeScience

Esta é uma ilusão ótica que foi descrita pela primeira vez pelo psicólogo William Orbison em 1939. O retângulo externo com as linhas ciano e o quadrado interno parecem distorcidos. O fundo nos dá a impressãode qe há algum tipo de perspectiva. Como resultado nosso cérebro vê a forma distorcida. Essa é uma variante das ilusões Hering e Wudnt.

4. Ilusão Poggendorff

Revista HypeScience

Esta é uma ilusão ótica que envolvea percepção do cérebro entre as linhas diagonais interagindo com cantos verticais e horizontais. Recebeu o nome de seu descobridor Johann Poggendorff (1796-1877), um médico alemão que a descreveu em 1860. Na imagem acima a linha de cor preta preta e a vermeha estão sob o retângulo cinza. A linha azul aparenta ser a continuação da preta, ao invés da vermelha. A segunda imagem apenas remove o retângulo cinza. Se ainda estiver em dúvida, confira com uma régua.

3. Ilusão das sombras do tabuleiro de Adelson

A cor do quadrado B é examente a mesma cor do quadrado A.

Revista HypeScience

Nesta imagem as casas brancas e pretas são em realidade tons de cinza. A imagem foi construída para que uma das casas “brancas” na sombra, rotulada como “B” possua examente a mesma graduação de cor do que o quadrado “preto” rotulado de “A”. Os dois quadrados A e B aparentam ser muito diferentes como resultado da ilusão.

Parece difícil de acreditar, mas para você comprovar pode pegar um pedaço de papel e fazer dois buracos nele, que se sobreponham exatamente a A e B, para isolar estas cores. Ou você pode clicar na imagem, pois já fizemos isso para você, digitalmente.

2. Ilusão branca

O cinza de ambas as colunas é exatamente o mesmo.

Revista HypeScience

Esta é uma oilusão de ótica que ilustra o fato de que a mesma luminancia de destino pode gerar diferentes percepções de brilho em contextos diferentes. Este efeito é o oposto do que esperaríamos de uma simples explicação psicológica na base de contrastes simultâneos. Clique na imagem para ver a comprovação.

1. Ilusão Zöllner

As linhas longas estão paralelas?

Revista HypeScience

Nesta imagem as linhas pretas parecem não estar paralelas, mas elas estão. As linhas mais curtas estão em um ângulo que ajuda a criar a impressão de que uma ponta das linhas longas estã mais próxima para nós do que a outra através de uma ilusão de profundidade. [Fonte]

Veja outras 10 incríveis ilusões de ótica

Por: Alessandra NogueiraEm: 29.04.2008 | Em Outras, Super listas  | Tags:  
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (10 votos, média: 4,40 de 5)
Curta no Facebook:

137 respostas para “Mais 10 incríveis ilusões de óptica”

  1. […] A ilusão começava quando o cientista tocava simultanealmente na barriga do boneco e do voluntário com duas varetas. O voluntário via a vareta tocar a barriga do manequim, na perspectiva do manequim enquanto sentia o toque da outra vareta (imagem ao topo). Como resultado o voluntário sentia uma poderosa sensação de que o corpo do manequim era seu próprio corpo. Em outro experimento as câmera eram presas à cabeça de outra pessoa. Quando ambos olhavam para baixo, enquanto se cumprimentavam com um aperto de mão, o voluntário sentia que o corpo da pessoa com as câmera como o seu. […]

    • nao entendi coisa nenhuma nao da pra entende essas palavras da pra vcs fazserem outrs ke a gente entenda 🙁

  2. Noooosaa ilusão de ótica é mto maneiro nós viajamos aki vendo as melhores ilusoes de ótica, é mta doideira, aushuaushuaushuau, mtttooooo d+++++++++++

  3. nossa eu adoro ilusões de ítica mas essa dos pontilhados rosas que derrepente fik verde e desaparecem é muito show!!mas adoro ms=esmo as ilusões de charlis chaplin!! karaca loko é o bicho muito sho!!

    • Gostei muito,são ótimas essas ilusões de ótica.
      Y’ LOVE OPTICAL ILLUSIONS.

  4. Tem algumas que nem tem a ver com o olho ou o cérebro mas sim com a capacidade dos monitores de emitir as cores em tons diferentes da mesma cor em determinada situação.

  5. Que horror , essas ilusões são muito retardadas de + ..
    podiam por umas mais interessantes que essas idiotas que estão pondo , eu aposto que se eu fizesse um sete de ilusões de ótica , o meu sete ia ser bem mais interessantes do que esse mixuruca…

    =|

  6. Eh eu ja vi ilusoes muito melhores!! algumas dessas ñ chegam nem aos pes das outras que vi!!entao acho q ñ deveria estar escrito no link q eh as dez melhores!!!

  7. A vão… vcs q se acham os espertoes LuisãoCS,Gguilherme e gerciley, cara pq vcs ñ pegam o telefone um do outro e ñ vao debate juntos hein?!?! e os espertinhos q escreverem aqui se achando os tais vao da aula vao!!! vcs são muito chatos :@

  8. amei a ilusão de otica do movimento é iradimal massaaaaaaaaaa continuem com essas ilusoes de otica que seu site vai bombar geral isso é o que eu achei desse site ameiiiiiiiiiiiiiii ……

  9. Bom dia, adorei as ilusões, mas penso ñ ser correto chamar de ilusões oq realmente enxergo, c conseguimos captar é q d alguma forma existem, apenas ñ conseguimos enxergar de outra forma, somos enganados por ínfimes sensores humanos, bem já falei q adorei esses arquivos, mas o q eu vim fazer aqui ? Vim humil”demente” pedir q postem ou me enviem aquela ilusão onde observamos um roda girar por alguns instantes e qdo fixamos nossos sensores visuais nas coisas, elas c deformam, esse arquivo sim é muito louco!!! Recordo q uma vez esse vortex foi mostrado na TV.
    Sem mais, agradeço pela atenção dispensada.

  10. Parece que o Guilherme é mais informado que o Gerciley .
    O engraçado é que sempre que algum site mostra uma matéria é oferece a oportunidade dos leitores e usuários comentarem sobre o assunto, aparece alguem com alguma crítica sobre erros de português , ou coisas que fojem totalmente do assunto em questão (nesse caso – Ilusão de ótica)
    Seria tão bem mais construtivo apenas somente comentar sobre o assunto e se no caso acharmos de uma extrema necessidade corrigir algo – seria bem mais sutil mandar um e-mail diretamente ao administrador do site! não?

    Bom, só fazendo minha parte > Bem Legal as Ilusões!! valeu!

  11. Errado Gerciley. Ótica é som, se estuda da física isso a muito tempo. Óptica é imagem. O mais estranho é q vc falou q é da USP e no vestibular daí já foi escrito isso q falei.
    A confusão é por causa da Ótica que hoje vendem óculo e antigamente vendiam aparelhos pra surdez.
    Os dicionários usam um termo popular errado fisicamente.

  12. Olá “LuisãoCS”

    o ” Admin” está certo, por conta da mixigenação de raças e a forte distribuição cultural em que e´formada o Brasil, algumas palavras do nosso vocábulário sofrem algum tipo de distorção, mas contratizendo com o que você afirma “ótica” e “optica” se referem a parte da fisica que estuda a luz e a visão,
    então naõ podemos definir o que seria correto para ser usado na matéria, apenas concluimos que ele poderia usar o que bém entendece entre essas duas palavras.

    só corrigindo o estudo dos sons é deniminado pela fisica como FONOLOGIA”
    ´
    do latim FONO = sons LOGIA = estudo

    bém diferente de ótica nõa?

    tome cuidado com comentários pois eles formam opiniões, você pode estar colaborando para uma opinião errada alguém pode ler e passar a encarar isso como certo, e naõ vamos aumentar o indice de desenformados no brasil né.. qualquer duvida ou qualquer discorda com o texto entre em contato.. os dados estão abaixo

    Gerciley fernandes

    [email protected]
    Departamento de Fisica e Psicologia da USP

  13. DOIIIIIIIIDOOOOOOO

    ai vou construir uma sala toda revestidas com as bolinhas azuiz e fundo verde..
    vo colocar na parede no teto e no chão..

    assim posso faser minhas viagens tranquilo sem uso se qualquer tipo de elemento quimico para isso..
    tipo…

    LSD – Extase – Crack – e outras que usamos para descontrair

  14. Gostei muito e é interessante.
    seria bom se houvesse outras diferentes.
    Muito bom mesmo.
    Parabens!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  15. ótica
    – substantivo feminino
    Regionalismo: Brasil.
    m.q. óptica

    Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa.

    Você tem razão, LuisãoCS, é um regionalismo mesmo, o mais adequado seria usar “óptica”. Mas o dicionário não menciona nada de ouvido.

  16. Sem querer ofender, mas tentando esclarecer essa matéria que é confundida pelo senso comum.

    Falamos “ótica” mas deve ser escrito óptica. A palavra “ótica” se refere ao ouvido, por incrível que possa parecer. Infelizmente uma quantidade muito grande de livros utiliza a palavra “ótica” com o mesmo sentido da palavra “óptica” que se refere à visão e não ao olho.

    ÓTICA E ÓPTICA são duas palavras homófonas (sons iguais e grafias diferentes) que possuem significados distintos. Muitos dicionários, por descuido, apresentam a palavra “ótica” como segundo significado da palavra óptica, infelizmente, novamente.

    Desculpe incomodar, só queria ajudar.

  17. A ilusão sete se dá pelo movimento e ajustes dos olhos sobre a figura, para pará-la basta focá-la sem mexer ou ajustar (fazer os ajustes imperceptivos) dos olhos. Este site é bem curioso. Muito legal. É isso que o estudante gosta. Estímulo com teor. Tudo muito claro, sem induções psicológicas de controle social. Nota 9.99 …

  18. Caraca, muito show. Tentei comprovar cada um, mas é até difícil de acreditar que você não está vendo de fato o que está ocorrendo. Meus olhos começaram a lacrimejar de tanto que os forcei. Parabéns! Fantástico à vocês e aos descobridores destas formidáveis ilusões de ótica.

  19. Muito bom!! Sério, melhor matéria impossível, nunca vi coisas do gênero,
    menos a do cubo ipossível, tenho um livro de matemática com a mesma figura

  20. muito show…..mais uma pergunta..
    pq qnd alguem q usa oculos(eu) e vê a ”ilusão de movimento” fica meio tonta e da um pouco de dor de cabeça?..
    mais tirando isso eu achei muito manero..

Deixe uma resposta