Máquina de alimentar gatas faz os bichanos caçarem a comida dentro de casa

Por , em 10.08.2015

Ben Millam decidiu construir uma máquina incrível que é um verdadeiro brinquedo para gatos. Ela transforma a alimentação de gatos em uma aventura: ele treinou seu companheiro felino, Monkey, a procurar bolas de plástico escondidas ao redor da casa e jogá-las na máquina.

Uma vez que o aparelho reconhece os objetos, marcados com etiquetas inteligentes RFID (tecnologia de identificação por radiofrequência), o alimentador é ativado e o gato recebe sua comida.

gato maquina de alimentacao (2)

Por que ter todo este trabalho?

“Isso tudo começou depois que eu li uma explicação de por que os gatos exploram repetidamente as mesmas áreas: é, em parte, para estabelecer e examinar seu território, mas eles também estão praticando a caça”, disse Millam. “Então, e se o meu gato, enquanto em patrulha, realmente encontrar uma presa? Certamente isso lhe deixaria mais perto de uma existência mais satisfeita dentro de casa”.

gato maquina de alimentacao (3)

O que Millam quer dizer é que gatos não são 100% habituados a viver dentro de quatro paredes. Calma, não somos aquele tipo de gente que repetidamente te diz que seu gato não te ama, e que ele só fica por perto por causa de comida.

Mas, de fato, a ciência descobriu que os felinos são apenas semi-domesticados. Nos 9.000 anos em que conviveram conosco, eles mantiveram a maior parte de sua composição genética, inclusive sua habilidade de caçar. É por isso que mesmo gatos criados dentro de casa gostam de dar voltinhas e trazer coisas mortas de presente. Também é por isso que poderiam sobreviver caso tivessem que morar na rua – eles ainda são capazes de encontrar seu próprio alimento.

gato maquina de alimentacao (3)

Baseado em tudo isso, para deixar seu gato ser um gato em seu próprio direito, Millam resolveu fabricar a máquina de alimentação que imita uma experiência mais selvagem. Além disso, pode evitar que seu felino cace animais silvestres, o que representa danos a populações animais em muitas regiões com espécies em perigo.

O treinamento necessário

Monkey foi treinado através da associação de um comportamento desejável com um clique distintivo e uma recompensa. Ou seja, cada vez que o gatinho fez o que Millam desejava, ouviu o mesmo barulho e recebeu algo que gostava.

gato maquina de alimentacao (1)

Para fazê-lo procurar as bolas e colocá-las na máquina, levou tempo e paciência, mas Millam disse que seu felino passou com louvores em todas as fases. [BoredPanda]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

2 comentários

Deixe seu comentário!