Mjölnir da vida real: veja o martelo que só pode ser levantado pelo seu criador

Cinquenta e sete mil filmes da Marvel depois, seu cursinho básico de mitologia nórdica já está em dia e você sabe: Thor tem um martelo, o Mjölnir. Só ele consegue levantá-lo, ou alguém igualmente merecedor desta honra. Para praticamente qualquer outra pessoa, mesmo aqueles que são teoricamente mais fortes do que ele, o objeto é incrivelmente pesado.
Trazendo o conceito para a vida real, alguém construiu um Mjolnir que apenas o seu dono pode levantar. Como? Ímãs!
Conforme explica o site Tech Crunch, apesar de não ser óbvio à primeira vista, há um leitor de impressões digitais no cabo do martelo ligado a um microcontrolador Arduino Mini, uma bateria e um poderoso eletroímã.
Basta colocar a réplica do brinquedinho de Thor em algo magnético – como, digamos, uma placa de metal grande no chão ou uma tampa de bueiro – e ela trava no lugar. Quando o sensor de impressão digital acima mencionado detecta registros do seu criador, a força do imã é liberada e o Mjölnir pode ser levantado. Caso contrário, ele não vai ceder. (Bem, na maioria das vezes. Parabéns para o cara no final do vídeo que dá um jeito inteligente de driblar a criação genial. Não vamos dar spoiler.)
O vídeo também mostra a montagem e o funcionamento do martelo. Confira: [Tech Crunch, IFLS]
4 comentários
O milagre é que ninguém machucou as costas, tentando retirar o martelo naquela posição…
No final do vídeo, um sujeito faz o martelo deslizar pelo bueiro, usando apenas uma das mãos… será q o imã estava desligado?
Não estava. É o mesmo fenômeno que ocorre com o ima de geladeira. É muito mais fácil deslizá-lo pela superfície de metal do que arrancá-lo 90 graus de onde está fixado.
Só um detalhe, na mitologia nórdica, não era apenas o Thor que podia aefurar.,não tinha essa história de ser digno.