Melhore sua guitarra com… laser

Por , em 25.07.2011

Gosta de guitarras e tecnologia? Então você deve se interessar pelo novo produto criado pela M3i Industries: uma guitarra equipada com lasers. O novo sistema pode indicar o tom da corda de sua escolha antes mesmo de você a tocar.

A maneira como o Laser Pitch Detection (LPD) trabalha é bastante engenhosa. Um conjunto de lasers díodo é instalado no cavalete da guitarra e cada corda tem seu próprio feixe de laser que se estende por todo o instrumento. O sistema detecta onde o dedo atinge a corda, medindo a altura dela e a do feixe de laser.

Um sistema coletor envia essas informações para um computador ou console de jogos. O som da guitarra é convertido em um sinal MIDI e também pode ser usado como controlador do jogo Guitar Hero. Se interessou? A M3i Industries espera que em 2012 as guitarras comecem a ser produzidas para venda. Assista um vídeo da engenhoca funcionando aqui. [Gizmodo]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

5 comentários

  • victor iturrriet:

    ah, só um ponto que esqueci de ressaltar: essas inutilidades não melhorariam guitarra nenhuma, apenas aumentariam o consumo de energia

  • victor iturrriet:

    sinceramente, essa invenção é inútil, qualquer músico que preste sabe exatamente que, em uma guitarra afinada no padrão(E, mí), a terceira casa corresponde a G (sol).

    E outra coisa, hype, não falem o que não sabem, isso não ajuda a compor musica porcaria nenhuma, pois para compor é necessário saber sobre escalas, e, sabendo sobre estas, esta invenção torna-se inútil.

    • CASTOR:

      para jogar guitar hero seria legal … aquela guitarra com 4 botões é ridicula
      dae não seria qualquer 1 que conseguiria passar de fase
      o jogo se tornaria para musicos de verdade

  • Maria Fernanda Morgado Ribeiro Silva Reis:

    Boa tarde.Não sou musicóloga.Mas aprecio muito e conheço bons guitarristas.E no lugar dos mesmos, ao depararem-se com esta informação,cujo título é “…Para os malucos que gostam de tocar guitarra!……é sobremaneira ofensivo,para os que são músicos,e para quem os aprecia,como é o meu caso.O título da informação desvaloriza todo o seu conteúdo……Mesmo que o mesmo tivesse interesse!….Cumprimentos.

  • Alex Keher:

    Há inegavelmente muitas vantagens na tecnologia digital em relação à analógica.
    Porém, na música já ficou claro que isso é relativo. O retorno aos shows ‘acústicos’, a volta do Vinil. A Guitarra não é simplesmente pressionar as notas corretas. Entre um Dó que está em 132.000 Hz e um Dó# 139,788 há uma gama de variações que só com slides, ‘puxadinhas’ e outras técnicas é possível obter. Embora não nomeadas essas variações interferem na nossa percepção da música.
    Resumo: para brincar pode ser legal. Para tocar ‘seriamente’ é questionável.

Deixe seu comentário!