Melhores imagens espaciais de 2013

Por , em 4.03.2014

Imagens feitas do espaço são geralmente bastante impressionantes. Escolher as melhores entre tantas não é tarefa fácil, mas a BBC tentou. Confira algumas das mais incríveis fotografias espaciais tiradas ano passado:

Saturno

1
Em novembro, a NASA fez essa imagem incrível de Saturno através da sonda Cassini. O nosso planeta Terra pode ser visto ao fundo, como um ponto azul pálido.

Chris Hadfield na Estação Espacial Internacional

2
O astronauta canadense Chris Hadfield fez inúmeros vídeos impressionantes na Estação Espacial Internacional tocou a música “Space Oddity” de David Bowie em gravidade zero, e foi um dos eventos mais memoráveis do ano. O vídeo musical espacial se tornou viral.

Curiosity em Marte

3
Em 2013, a NASA celebrou um ano de descobertas do rover Curiosity no Planeta Vermelho. O robô encontrou evidências de que tinha existia um lago com água de pH neutro lá bilhões de anos atrás.

Nebulosa Cabeça de Cavalo

4
A nebulosa Cabeça de Cavalo é uma das imagens mais famosas feitas pelo telescópio Hubble. Esta visão recente a mostra em comprimentos de onda infravermelhos.

Vórtice no polo norte de Saturno

5
O vórtice no polo norte de Saturno se assemelha a uma rosa vermelha, como mostra a foto da sonda Cassini. Os cientistas estimam que o olho da tempestade mede cerca de 2.000 quilômetros de diâmetro, com nuvens se movendo tão rápido quanto 150 metros por segundo.

Afloramento de rocha brasileiro

6

Uma das muitas imagens surpreendentes feitas pelo comandante Chris Hadfield da Estação Espacial Internacional, esta mostra um afloramento de rocha no Brasil. Hadfield tuitou que não tinha ideia de como se parecia no chão, mas do espaço parecia um cérebro.

Cratera Copernicus

7
Assemelhando-se a gotas de chuva, as manchas azuis são na verdade dunas de areia na cratera Copernicus em Marte. As dunas são cheias do mineral olivina, raro na Terra porque resiste a argila em ambiente úmido.

Radiação cósmica de fundo

8
Em março, os cientistas que trabalham na missão Planck lançaram esta visão da radiação cósmica de fundo, a “luz” mais antiga do universo, no céu desde quando o cosmo tinha apenas 380 mil anos de idade.

Olho do Saara

9
Outra foto feita por Chris Hadfield, esta mostra a estrutura Richat, também conhecida como Olho do Saara, na Mauritânia. Originalmente interpretada como uma cratera de impacto, recentemente os geólogos têm argumentado que a estrutura poderia ter se formado através de erosão, sem a ajuda de uma rocha espacial.

Cometa Ison

10
Esta foto impressionante foi feita pelo astrofotógrafo Damian Peach em 15 de novembro. Havia esperança de que Ison se iluminasse de forma espetacular, mas pouco do cometa sobreviveu ao seu encontro com o sol em 28 de novembro.

M106

11
O astrofotógrafo Robert Gendler combinou dados do telescópio Hubble com suas próprias observações para montar esta ilustração da magnífica galáxia espiral M106.

Tufão Haiyan

12
O tufão Haiyan é mostrado se aproximando das Filipinas em novembro de 2013, onde causou devastação e a perda de milhares de vidas. Esta imagem foi feita com dados dos satélites MTSAT 2 e Meteosat-7 do Japão.

Galáxia do Escultor

13
Há um aspecto psicodélico nesta imagem 3D do gás monóxido de carbono frio na galáxia NGC 253, também conhecida como Galáxia do Escultor. As cores representam a intensidade da emissão detectada pelo telescópio ALMA no Chile, com a cor rosa sendo mais forte e vermelho mais fraca.

Chris Cassidy na Estação Espacial Internacional

14
Dentro da janela de observação Cupola na Estação Espacial Internacional, o astronauta Chris Cassidy, dos EUA, fotografa a Terra 400 quilômetros abaixo.

Explosão solar

15
Entre 12 e 14 de maio, o sol liberou quatro intensas explosões de radiação. Estas explosões foram do tipo mais intenso conhecido. A imagem foi feita pelo Solar Dynamics Observatory, da NASA.

Mercúrio

16
Esta visão colorida da superfície de Mercúrio foi composta a partir de milhares de imagens adquiridas pela sonda Messenger da NASA durante o seu primeiro ano em órbita do planeta. A vista não é como nós o veríamos, e sim foi exagerada para destacar as variações na composição de suas rochas.

Incêndios florestais em Colorado

17
Esta foto tirada por astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional mostra uma espessa fumaça de incêndios florestais em Colorado, nos EUA, em 19 de junho.

Rover chinês na lua

18
Em 14 de dezembro, a China pousou um rover na lua – a primeira aterragem suave lá por 37 anos. Esta foto foi tirada no dia seguinte. A missão do rover é parte de um ambicioso programa de exploração espacial que inclui o desembarque de um astronauta chinês na superfície lunar na década de 2020. [BBC]

1 comentário

  • Gui Carvalho:

    Na ultima imagem (a do Rover Chines na Lua), há algumas “manchas” no solo lunar que se assemelham a alguma escrita.

    O que seria aquela “mancha branca” (lado direito da imagem)?

Deixe seu comentário!